terça-feira, 8 de março de 2016

A Bola Entrará (e não Será por Acaso)

Talvez seja o post mais rápido que já escrevi, papo reto: o futebol é dinâmico! Quantas vezes não ouvimos ou dissemos essa frase por aí? Pois é. O jogo está mudando para o Flamengo, aos poucos, com trabalho e no sapatinho máximo. As brigas que o clube tem no momento são grandes, os desafios também, porém penso que uma onda positiva se avizinha com a conjunção de ciclos e assuntos demonstrando que estamos no caminho certo.

Um exemplo foi a vitória contra o Bangu, no sábado. Jogamos com um misto de time reserva e terceiro time e vencemos bem. Temos um padrão de jogo, uma forma de atuar bem definida e isso é ótimo! A preparação tem sido muito bem executada, elogiada pelos atletas, com aparelhagem moderna e infraestrutura invejável. O Centro de Treinamento virando realidade, sendo que o provisório já tem estrutura capaz de preparar nossas equipes e no mínimo igualar aos grandes times do país. Em estrutura não devemos nada a ninguém.

A garotada vem crescendo, correspondendo positivamente. A transição das categorias de base para o profissional parece sem sustos, sobressaltos, sem pressa. A base está lá para suprir as necessidades do time profissional, preencher as lacunas, dar suporte ao time principal. Felipe Viseu hoje é o maior expoente disso. Sem pressão no moleque, por favor! E se a pressão vier, parece que será capaz de suportar. Léo Duarte, Ronaldo, Paquetá, Thiago Santos... essa nova fornada transparece ter cabeça boa. A ver.

Tenho quase certeza que o elenco de 2016 está mais encorpado. Evoluímos muito de 2013 para cá, mas o salto de 2015 para 2016 foi o maior. Parecemos robustos aos olhos dos adversários. E é verdade! Olhando “o mundo lá fora”, o Corinthians apesar de Tite passa por problemas políticos e financeiros, São Paulo está em turbulência, Palmeiras tem um patrocinador com problemas na justiça (além do mecenato do presidente), Santos terá que vender jogadores pra se sustentar, Cruzeiro está em contenção e transição por um treinador inexperiente, Internacional entrará o primeiro brasileiro dos últimos 10 anos sem ser favorito, o Botafogo luta para sobreviver, o Vasco não está na 1a divisão. Nossos concorrentes são Grêmio, Fluminense e Atlético-MG (que também tem seus problemas). Opinião.

Com elenco corpulento, investimento material e imaterial nos atletas (CT e preparação), motivação pelo trabalho e por vitórias, treinador renovado, atencioso e interessado em participar ativamente da transformação a qual o clube está passando, funcionários também. Para mim, 2016 será o ano da virada! Vale lembrar que todo esse investimento é para os atletas. O CT é para os atletas, os aparelhos idem, eles sentem esse cuidado. Grande confiança no Centro de Inteligência de Mercado, caso seja necessário utilizá-lo para contratações. Trouxeram Mancuello e Cuellar.

O Flamengo brigará por Libertadores, mesmo sem casa fixa, uma grande preocupação, tema caro a mim. Sobre a casa, inclusive, tenho a sensação de que não viraremos 2016 sem que tenhamos uma definição sobre nossa casa, seja o Maracanã, seja um estádio próprio. O clube tem ferramentas e força (rezo por vontade) para construir esse sonho. Espero estar com a razão. O futuro próximo parece auspicioso. Tranquilo e favorável. A bola entrará e não será por acaso, será pelo trabalho no futebol. Amém, ops, Flamém!



P.S.: O post de hoje é dedicado às mulheres do Mundo em especial às Butequeiras, as frequentes e as leitoras silenciosas. Parabéns pelo dia de hoje!