sábado, 16 de janeiro de 2016

Bem vindo ao profissionalismo

Entre erros, acertos, promessas e declarações, finalmente inicia-se a pré-temporada 2016. Evidente que o nosso elenco ainda está aquém dos sonhos mais belos da Nação, mas pela primeira vez posso dizer que vejo no Flamengo um pingo de profissionalismo.

Finalmente saímos da era amadora e damos os primeiros importantes passos para a era profissional.

Apesar do CT ainda não ter sido finalizado é nítido o investimento realizado em estrutura e tecnologia. Está na ponta da língua do torcedor nomes como Exos, Catapult, além do orgulho em saber que hoje o clube já tem aparelhos modernos e realiza exames 3D, com coleta de DNA e tudo que a medicina exige para um bom desempenho do atleta profissional.



Passaremos a ser uma máquina de títulos por causa destas inovações? Sim e não.

Não, por que quem ainda é o responsável por colocar a bola dentro do gol são os jogadores e nosso elenco ainda carece neste momento de um grupo mais equilibrado, com menos apostas e mais jogadores que cheguem efetivamente para resolver. Temos lacunas graves em algumas posições, assunto amplamente discutido ao longo da semana no Buteco e redes sociais.

E sim, por que boa parte do baixo rendimento de importantes peças do elenco estava relacionado a nossa estrutura precária se compararmos com nossos principais adversários. Como o próprio Muricy disse em uma de suas recentes entrevistas, “acabou a muleta”.

Além desta estrutura mais adequada e tecnologia necessária, hoje percebe-se um clube bem mais organizado com um relacionamento mais estreito entre o marketing e o departamento de futebol.

Se observarem, todo o cronograma está muito bem definido. Todos os novos reforços participaram da bateria de exames médicos, treinaram com os demais companheiros do grupo, depois gradativamente foram sendo apresentados para imprensa e torcida através de entrevistas coletivas.

Em cada uma destas apresentações, os jogadores vestiam uma camisa com o número 12, representando a Nação, além de posarem para fotos com o cartão do ST na mão e realizarem matérias exclusivas para a nova FlaTV.



Aliás, a nova FlaTV merece um parágrafo a parte. Quem ainda não se inscreveu no canal do YouTube ou ainda não teve a oportunidade de assistir os novos vídeos, corram e assistam! Material muito bem produzido, com edição bem feita, trilha sonora bacana e todos os detalhes exclusivos da preparação rubro-negra para o ano de 2016.

O Tabet que já possui muito sucesso com o canal Porta dos Fundos tem tudo para dar uma boa alavancada em nosso canal e quem sabe lá na frente não contamos com material sendo produzido ao vivo, mesas redondas rubro-negras, entre muitos outros anseios da torcida.

Além do investimento na nova FlaTV, percebe-se que o ST não foi esquecido. Foram realizadas ações com STs na apresentação do Mancuello, no jogo treino contra o Tigres, além de novas ações já preparadas para os amistosos contra Ceará e Santa Cruz. Mesmo com a ausência de uma casa própria, aos poucos o marketing vai aprendendo a trazer vantagens e benefícios para os STs.



Algumas ações pontuais com jogadores e redes sociais como o Twitter também estão sendo preparadas a dedo. Se perceberem ao longo da semana jogadores como Everton, Gabriel, Ederson, Pará, entre outros fizeram postagens elogiando os novos investimentos, além de comentarem sobre o dia a dia dos treinamentos. Até post comemorando vitória dos garotos que estão jogando a Copinha teve do Everton.

Claro que ainda há um caminho árduo pela frente e 2016 tende a ser um ano complicado por estarmos sem o Maracanã, além de toda a briga com a FFERJ, que promete capítulos emocionantes nas próximas semanas.

O meu sentimento inicial é de otimismo, mas principalmente de esperança. Esperança por dias melhores e um ano de 2016 digno, com jogadores honrando o manto e alinhados com a filosofia de trabalho implantada pelo Muricy e demais membros da comissão.

E vocês? O que estão achando da preparação para 2016? Quais os pontos positivos e o que ainda precisa melhorar?

Grande abraço a todos e um ótimo final de semana!


SRN!