domingo, 17 de janeiro de 2016

Alfarrábios do Melo

Saudações flamengas a todos,

“Já um dos nossos colegas matutinos teve a oportunidade de se manifestar sobre os boateiros que, ao se aproximar do início da temporada da Liga, começam a surgir em todos os recantos esportivos desta vasta e assaz magnânima cidade(...).
A quem estiver acostumado à convivência das rodas esportivas cariocas, não causam admiração os boatos que em profusão são propalados aos quatro ventos e que, muito frequentemente, encontram guarida nos cérebros mais sujeitos às interferências alheias.
É terrível a praga dos 'boateiros' esportivos que infestam esta cidade!
(…)
Jogadores com os nomes mais esquisitos aparecem – sem que sejam vistos – figurando nos quadros dos jogadores dos vários clubes aqui existentes.
Mas tudo isso não passa de invencionice, mas invencionice que logra calar fundo em certos espíritos (…). Se tivessem curso esses boatos, o Flamengo contaria com uma infinidade de jogadores, o Fluminense teria o concurso de assombrosos ingleses (…) e daí por diante.
Enfim, deixemos de parte estas considerações estéreis e aguardemos o início dos jogos para ver quem é que 'tem garrafas vazias para vender'.”

O texto acima é uma transcrição, com adaptações, de uma nota publicada no Jornal “O Imparcial”, de 23 de fevereiro... de 1915.

* * *

Começo esta temporada de 2016 dentro da série, “O Dirigente é Você”, e vou colocar duas alternativas. A e B. Do 1 ao 11. Dentro de cada posição, qual o perfil mais interessante? Qual com mais cara de dar certo? Qual a contratação mais certeira?

Admita-se que há dinheiro suficiente para realizar todas as transações. A proposta não é escolher “quem contratar”. É avaliar qual tem mais chance de dar certo no Flamengo. Boa diversão.

1 – GOLEIRO

A: 34 anos, gordo, desmotivado, em final de carreira, pensando em se aposentar. Experiência em clube grande não lhe falta. Histórico vencedor. Considerado de bom nível, mas pouco atuou em Seleção Brasileira. Tende a desafiar e contestar lideranças.

B: 34 anos, está no auge da carreira. Titular da Seleção de seu país, campeão mundial, tido como, no mínimo, um dos três melhores goleiros da atualidade, prefere seguir atuando na América do Sul por causa das Eliminatórias que se aproximam. Não tem perfil de liderança, mas se impõe pela qualidade técnica. Virá com status de estrela.


2 – LATERAL DIREITO

A: 27 anos. Já é rodado, com passagem por 8 clubes, sendo três deles europeus (de terceiro ou quarto escalão). Sem nenhum título expressivo na carreira, possui no seu currículo a participação em um rebaixamento para a Série B. Tido como talentoso mas pouco aplicado, já aparece desgastado no mercado brasileiro, e o Flamengo lhe surge praticamente como sua última chance em uma equipe de ponta. Parece prematuramente sem perspectivas na carreira. Em oito anos de atividade, atuou realmente bem em dois.

B: 28 anos. Após um início retumbante, com direito a uma bombástica participação em uma Copa do Mundo e uma preocupante queda de rendimento, voltou a exibir o melhor do seu futebol. Destaque na recente conquista estadual de sua equipe, aparece como um dos principais laterais em atividade no Brasil e volta a ser (bem) cotado para a Seleção. A despeito do histórico disciplinar complicado, mostra espírito de luta e aplicação tática em campo. Reconhecidamente talentoso, é um lateral moderno, completo. Outros clubes grandes sondaram, mas o Flamengo foi a escolha natural.

3 – ZAGUEIRO

A: 32 anos. Às voltas com uma séria lesão no púbis, que o deixou quase um ano fora dos gramados, tem atuado sem destaque em uma equipe modesta europeia, ainda sem a certeza de estar curado. Possui acentuado espírito de liderança, mas aparenta ter perdido boa parte da mobilidade (que nunca foi seu forte). Bom no jogo aéreo, costuma inclusive marcar muitos gols.

B: 31 anos. Está encerrando uma passagem vitoriosa pelo futebol espanhol, de onde sai titular e campeão. Com duas Copas do Mundo jogadas no currículo, é um dos principais, talvez o principal, zagueiro em atividade no Brasil, para onde retorna buscando atuar em seu terceiro Mundial. Muito respeitado, vem para ser um dos líderes de um elenco talentoso e suprir uma importante lacuna.

4 – ZAGUEIRO

A: 32 anos. Nitidamente em declínio, após surgir com destaque nas divisões de base, atuando em seleções de jovens e olímpicas e rapidamente se tornando objeto de cobiça no futebol europeu. No entanto, após passagens controversas em algumas equipes medianas da Espanha, retornou ao Brasil, onde manteve o histórico de problemas extracampo e atuações irregulares. Possui temperamento forte e tendência a criar inimizades. Elemento de alto potencial desagregador.

B: 22 anos. Titular da Seleção Brasileira, recentemente colocou seu prestígio nas alturas após marcar um gol importante em um amistoso na Europa. Sonho de consumo de praticamente todos os times de ponta no país, virou alvo de uma guerra medieval entre Flamengo e Vasco, com idas e vindas na Justiça, finalmente vencida pelo rubro-negro. Zagueiro técnico, clássico, de chute fortíssimo. Talvez a principal contratação da temporada.

6 – LATERAL ESQUERDO

A: 20 anos. Mais conhecido pela habilidade nas quadras de futsal e por ser irmão de um titular do Flamengo, chega como uma aposta arriscada para uma posição carente no rubro-negro, que tem moído vários nomes nos últimos anos. Mesmo sendo provável reserva, é uma contratação que não empolga.

B: 28 anos. Jogador de Seleção Brasileira, onde costuma atuar como titular. Com histórico vencedor, vem ao Flamengo envolvido em uma troca com outros atletas. Lateral veloz, tipo completo, que apoia e marca com eficiência. Cruzamento perigoso e letal. Vem para agregar personalidade e consistência ao elenco.

5 – VOLANTE

A: 29 anos. Apesar da relativamente baixa idade, já suscita vários questionamentos acerca da sua capacidade de seguir jogando em alto nível, em função da sucessão de lesões recentes. O Flamengo o repatria do futebol turco, onde apresentou passagem discreta. A carreira vitoriosa é um ponto a favor, mas suas limitações físicas o tornam uma aposta, talvez arriscada.

B: 27 anos. Com vários títulos no currículo, trajetória consolidada na Seleção Brasileira e atuando em equipes de ponta do futebol europeu, está no auge de sua carreira. No entanto, problemas de adaptação e desavenças com treinador o fazem desejar retornar ao Brasil. O Flamengo percebe a oportunidade e, através de uma proposta irrecusável, envolvendo troca de jogadores, realiza a principal contratação do ano. O jogador desembarca no Rio com a missão de “arrumar o meio-campo” da equipe.

7 – VOLANTE/MEIA

A: 19 anos. Procedente do Olaria, chega ao clube juntamente com outros reforços badalados. Talvez por isso, sua contratação é pouco notada. Meia de origem, pode atuar mais recuado, como volante ou mesmo lateral. Em função da pesada concorrência no time profissional, deverá, num primeiro momento, permanecer entre os juniores. É tido como um jogador esforçado, mas com certas limitações técnicas, o que poderá lhe causar problemas com a exigente torcida flamenga. Apresenta-se ao clube de forma quase clandestina.

B: 27 anos. Meia que pode atuar mais avançado, junto ao ataque, ou organizando o jogo. Extremamente habilidoso, possui passagem vitoriosa pelo futebol carioca, que o credenciou inclusive a ser cotado para a Seleção. Chega com status de titular e grande contratação de um Flamengo que vive um momento de remontagem. Recebido com entusiasmo, diz-se pronto para, enfim, assumir uma posição de protagonista no futebol brasileiro. Posição compatível com o futebol que já mostrou.

8 – MEIA

A: 28 anos. Uma séria lesão no joelho, seguida de uma cirurgia no menisco, abrevia sua trajetória até então brilhante, com títulos brasileiros e disputa de Copa do Mundo como titular no currículo. No entanto, agora não consegue mais desenvolver uma sequência de jogos, o que reduz drasticamente seu valor de mercado. O Flamengo, com sérios problemas de caixa, resolve apostar e trazer o meia para liderar seu meio-campo. O jogador já desembarca sob várias críticas e a pecha de “bichado”. O Flamengo se torna um grande desafio, com o qual sua forte personalidade terá de lidar.

B: 32 anos. Há dois anos atrás, no auge da carreira, embarcou para o futebol italiano, seguindo os passos de outras estrelas brasileiras. Agora está de volta, após não se adaptar à forma de jogo local. O Flamengo vence a disputa com vários outros clubes brasileiros e consegue trazer o jogador. Tido como gênio, fora-de-série, é daquelas contratações capazes de modificar um ambiente. Recebido com euforia, traz a expectativa de transformar o meio-campo do Flamengo em um dos melhores da América do Sul. É titular e referência da Seleção Brasileira, nome certo para a próxima Copa (será sua segunda).

10 – MEIA-ATACANTE

A: 37 anos. Jogador extremamente habilidoso mas de temperamento difícil, o que lhe fechou diversas portas ao longo da carreira. Após uma passagem marcante pelo Flamengo, perambulou por vários clubes, sem jamais se firmar novamente. Agora está de volta, em um acordo que envolve a renegociação de uma dívida, em uma transação tão polêmica que suscita inclusive a renúncia de dirigentes. A expectativa é nenhuma, e todos ainda acreditam que o bom ambiente interno será comprometido. Poucas vezes se vê uma unanimidade tão contundente na rejeição de uma negociação realizada pelo Flamengo.

B: 23 anos. Campeão da Libertadores, da Copa Mercosul, da Copa do Brasil (sempre como titular e referência), já possui currículo respeitável apesar da pouca idade. Também tem sido aproveitado pela Seleção, e parece ter boas chances de disputar a próxima Copa do Mundo. De futebol refinado, embora algo displicente, chega ao Flamengo em um pacote que envolve a contratação de grandes jogadores. A meta é ambiciosa, conquistar títulos de expressão e reviver o glorioso passado recente.


9 – ATACANTE

A: 22 anos. Despontava como uma das principais revelações do futebol brasileiro, quando uma grave lesão de ligamentos o alijou dos gramados por mais de um ano. Não são poucas as vozes que apostam em um encerramento precoce da carreira. Mas o Flamengo resolve investir, abre os cofres, conta as parcas moedas e contrata em definitivo o atleta, sem que ao menos tenha sequer treinado com bola. A transação, que não é barata, gera reações inflamadas e desconfiadas. Ademais, o atleta chega para uma posição que já colocou em desgraça vários atacantes rodados e experientes. Conseguirá um garoto bichado vencer a maldição da camisa 9? Poucos acreditam nisso.

B: 24 anos. Campeão brasileiro (com direito a gol de título), goleador, passagem em Seleção Brasileira, cotado para o futebol europeu, vem para o Flamengo (trocado por outro jogador, por empréstimo) como o principal reforço da temporada. Substituirá o antigo titular, desgastado com a torcida e a comissão técnica, o que lhe assegura a boa vontade inicial no ambiente. Em um time potencialmente ofensivo, terá tudo para brilhar e qualificar ainda mais o já excepcional time do Flamengo. É recebido com entusiasmo pela crônica esportiva carioca.

11 – MEIA/ATACANTE

A: 29 anos. Expoente do futebol catarinense, onde praticamente desenvolveu toda sua carreira, salvo uma apagada passagem pelo Grêmio, é contratado como uma aposta de (não tão) baixo custo. Magro e com pouca estrutura física, é recebido com desconfiança, quase chacota. Muitos mostram-se contrariados com a contratação de um desconhecido, que está tirando espaço de um jovem da base. Sem falar na idade, que já insinua decadência. Se jogar no Flamengo não é fácil, enfrentar um Flamengo indiferente e quase hostil à sua permanência soa desafiador ao extremo.

B: 27 anos. Em um momento excepcional na carreira, é considerado talvez o melhor ponta-esquerda em atividade no Brasil (aliás, já começa a atuar com mais frequência pela Seleção). Carioca, radicou-se no futebol paulista, onde foi ídolo. Chega ao Flamengo para dar mais contundência e objetividade ao ataque. Muito rápido, objetivo e detentor de um cruzamento milimétrico, chega para ser titular e destaque na disputa da Libertadores.


E então? Quais as impressões?

Como já se deve desconfiar, essas contratações efetivamente aconteceram (algumas são bem fáceis de descobrir, inclusive). E, à guisa de “gabarito”, vou escalar os nomes dos times “A” e “B” agora. De posse dos nomes, tirem suas conclusões, comparem as passagens de cada um.

E celebrem a beleza da imprevisibilidade do futebol.

TIME A: 1.Raul, 2.Leonardo Moura, 3.Fábio Luciano, 4.Álvaro, 6.Gilberto; 5.Maldonado, 7.Ailton, 8.Carpegiani, 10.Petkovic; 9.Cláudio Adão, 11.Lico.

TIME B: 1.Fillol, 2.Josimar, 3.Luís Pereira, 4.André Cruz, 6.Nelsinho; 5.Vampeta, 7.Carlos Alberto Dias, 8.Sócrates, 10.Alex; 9.Baltasar, 11.João Paulo.


Boa semana a todos,