segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Sobre 2016 (1º Semestre)

Salve, Buteco! A chegada de Muricy, especialmente após sua primeira entrevista como treinador do Flamengo, parece ter animado a torcida, considerando tanto a firmeza de suas palavras, quanto a empolgação demonstrada para enfrentar o desafio que tem pela frente. Um dos aspectos mais positivos ressaltados pelo nosso novo treinador foi a necessidade de apresentar resultados, ou seja, títulos. Muricy afirmou que não estava chegando ao Flamengo de passagem, mas para marcar época, participando de uma transformação do clube para colocá-lo novamente no topo.

Venho ressaltando há tempos que 2016 apresentará um desafio a mais em relação a anos anteriores, que é a indisponibilidade do Maracanã durante boa parte do ano. Estamos em meados de dezembro de 2015 e até o momento não houve definição do estádio no qual o Flamengo mandará os jogos ano que vem, o que está longe de ser um mero detalhe.

Outro ponto que me preocupa é a decisão de não disputar o Campeonato Estadual com o time titular. Acho que o assunto, sob o aspecto extracampo ou político, já foi devidamente destacado na coluna de sexta-feira pelo nosso amigo Luiz Mengão Eduardo e não é minha intenção revolvê-lo no dia de hoje. Proponho que os debates se deem exclusivamente sob o ponto de vista técnico, qual seja, o da preparação do time para as competições mais importantes do ano - Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. 

Semana passada um importante fato ocorreu, que sem dúvida enfraquece a possibilidade de disputa da Liga Sul-Minas-Rio: o Cruzeiro anunciou o rompimento com a liga e que não disputará sua primeira edição. As matérias que abordaram o assunto destacam aspectos importantes envolvendo esse fato, como o de nenhuma emissora de televisão até o momento haver se interessado e fechado contrato para transmitir a competição, assim como o de divergências a respeito da divisão de cotas de televisionamento e ainda uma suposta tendência de Flamengo e Fluminense seguirem o Cruzeiro e deixarem a liga.

Antevejo então dois cenários possíveis: o primeiro, com a Liga Sul-Minas-Rio sendo disputada e o Flamengo dela participando; o segundo, com a Liga não sendo disputada ou o Flamengo dela não participando.

O primeiro cenário é menos preocupante porque a tabela da competição prevê partidas na fase de grupos entre 27 de janeiro e 10 de março. Se o Flamengo se classificar para as semifinais, jogaria dia 23 de março e, chegando à final, jogaria também dia 31 do mesmo mês. A preocupação seria como manter o time em ritmo de competição até meados de maio, quando se iniciará o Campeonato Brasileiro da Série A.

O segundo cenário preocupa bastante porque o problema descrito no parágrafo anterior se agigantaria. Como a Copa do Brasil só possui datas para a primeira fase até maio e sabemos que a chance do Flamengo eliminar o adversário no primeiro jogo, fora de casa, vencendo por placar superior a dois gols não deve ser desprezada, é fácil concluir que até maio jogará no máximo duas vezes pela competição. Logo, não participando da Sul-Minas-Rio ou não ocorrendo sua primeira edição no primeiro semestre de 2016, a tendência é o Flamengo praticamente não disputar jogos oficiais até maio acaso a Diretoria mantenha a decisão de não disputar o Campeonato Estadual.

Cobramos da Diretoria neste espaço um planejamento de excelência desde o início do ano, bem como que o elenco esteja definido e que o time dispute de forma competitiva o Campeonato Brasileiro desde a primeira rodada. Indago aos amig@s do Buteco, diante dos dois cenários possíveis, o que fazer para o Flamengo iniciar o Campeonato Brasileiro de forma competitiva e com ritmo de jogo.

Bom dia e SRN a tod@s.