terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Esperança

Depois da ausência na semana passada, por motivos pra lá de conhecidos, retorno à coluna de hoje, para me despedir em 2015. Entrarei de férias nas colunas do Buteco, só retornando em 2016. Muitos textos foram escritos no sentido do que eu queria dizer, então acho que não precisarei repetir, apenas recomendar, já que passa bem perto do que penso. Indicarei cinco textos de quatro pessoas:

  • Dois textos do André Amaral, no Ninho da Nação. Um sobre o Maracanã, baseado na coluna do PVC e outro sobre o planejamento para o futebol do Flamengo para 2016, ainda recheado na noite de ontem pela contratação de Willian Arão, que deve decretara saída do querido no Buteco, Márcio Marujo…

  • Recomendo a leitura, mesmo pra quem já tenha lido, do Bruno Trink no Sábado, aqui mesmo no Buteco do Flamengo, falando sobre a carreira de Muricy Ramalho e sua versatilidade. Sinceramente, mudou minha visão sobre o Muricybol, mesmo que a impressão sobre o mesmo tenha ficado para trás, desde o Barcelona 4 x 0 Santos… e o São Paulo de 2014, que jogava para frente. Muricyestá saudável e faminto!

  • O terceiro texto é do rubro negro Allan Abi Madi, no torcedores.com. Um ótimo texto, que relaciona nossa cultura ligada às vitórias, a crueldade e a arte de reclamar de tudo… Vale no mínimo a reflexão. Gostei muito do texto.

  • O quarto e ultimo texto, que estará abaixo, foi enviado pelo “correspondente internacional” em Portugal, Thiago Gonçalves. Como sempre contribuindo comigo, com o Blog. Ele traça um paralelo entre o Flamengo e o Sporting, um clube em reestruturação, numa realidade próxima à ele. Agradeço demais ao Thiago! Muito Obrigado!

*******

Boas festas, curtam a coluna, voltarei em 2016!

*******


Esperança

Olá amigos rubro-negros,
Estamos naquela fase horrível de final de ano, sem nada para comemorar, depois de meses de sofrimento com o time, e vivendo aquele tempo de especulações sem fim em que “contratamos” meia dúzia de jogadores por dia. Eu, particularmente, detesto essa fase. Por outro lado, é notório que a esperança renasce, 2015 vai ficando para trás, otimistas como somos vamos esperando um 2016 melhor. Pelo menos comigo é assim. E um dos pontos que mais me tem animado nesse final de 2015 foi a contratação de Muricy Ramalho para ser nosso técnico nos próximos dois anos.

Para todos foi notório que a grande preocupação do primeiro triênio da administração azul foram as finanças, mas não haverá qualquer tolerância e desculpa para que o futebol não ocupe o topo das prioridades já a partir de 2016 e nesse ponto Muricy Ramalho poderá ser de uma grande ajuda nesse ressurgimento que tanto esperamos no futebol, na nossa prioridade número um, visto que é um técnico experiente, vencedor e que tem trabalhado em clubes com estruturas (físicas e de recursos humanos) mais desenvolvidas que as nossas.

Na última semana tenho pensado muito numa situação bastante parecida que está acontecendo esse ano aqui em Portugal. Para quem não acompanha o futebol português, aqui tem três times grandes: Benfica, Porto e Sporting. O Sporting vive uma fase de seca de títulos há décadas, tendo apenas três campeonatos ganhos nos últimos 30 anos (1981/1982 - 1999/2000 - 2001/2002), ou seja, vem se apequenando ao longo dos anos. Na última década vinha de administrações danosas, clube em falência técnica, uma situação bastante complicada para um clube que não tem a quantidade de torcedores e consequente arrecadação de um Benfica, por exemplo. Para terem uma ideia, na temporada 2011/2012 terminaram em 4º lugar e na temporada 2012/2013 terminaram em 7º lugar (recordem-se que estamos a falar de um país com apenas três grandes e uma diferença absurda para os demais), ou seja, foi mesmo o fundo do poço.

Em 2013 assume o novo presidente, Bruno de Carvalho, um dirigente intransigente, disposto a devolver a grandeza do clube que vinha se deteriorando ao longo do tempo. Foi Bruno de Carvalho que endureceu a negociação conosco no caso Elias e, mesmo em dificuldades financeiras, prendeu o jogador, mesmo colocando-o na equipe B, até que aparecesse uma proposta rentável como a do Corinthians. O Sporting terminou a temporada 2013/2014 em 2º lugar e a temporada 2014/2015 em terceiro lugar, com o grande rival Benfica ganhando os dois campeonatos. Apesar da melhora significativa, a diferença para o rival era grande, o domínio do Benfica notório e a tendência que os títulos permaneçam longe por bons anos.

Verão de 2015, notícia bomba no futebol português: Jorge Jesus, treinador do Benfica há seis anos, atual bicampeão nacional, duas vezes finalista da Liga Europa nos últimos três anos, em final de contrato, não renova com o Benfica e assina com o Sporting. Bruno de Carvalho não estava apenas contratando um dos melhores treinadores portugueses da atualidade, mas estava também levando para o clube tudo aquilo que Jorge Jesus sabia sobre o Benfica e sua estrutura, a sua mentalidade vencedora e a sede por títulos. Aquele ciclo de trabalho com pessoas sem ambição estava terminado e a mensagem estava enviada. Teve que abrir a carteira, é verdade, mas só assim conseguiria o salto que pretendia.

Poucos meses se passaram, ainda estamos caminhando para o final do primeiro turno, mas o impensável há seis meses atrás está acontecendo: o Sporting é líder do campeonato, classificou-se para a próxima fase da Liga Europa, já enfrentou o rival Benfica três vezes nessa temporada e venceu as três (ganhou o título da Supertaça, ganhou para o Campeonato e eliminou na Taça de Portugal), ou seja, a aposta está rendendo frutos.

Adaptando à nossa realidade, Jorge Jesus não seria Muricy Ramalho, mas Tite. No entanto, Muricy Ramalho tem todas as capacidades e mentalidade vencedora para mudar o futebol rubro-negro, desde que tenha autonomia e garantias para desenvolver o seu trabalho. O Flamengo não pode ser a casa da Mãe Joana, com jogador nu pela sala de musculação e outros episódios que nos envergonham. O Flamengo é o maior do Brasil e precisa voltar ao seu lugar. Nesse momento, meu sentimento é de esperança e espero que daqui a um ano seja de enorme satisfação. 2016 há de ser melhor!!


Saudações Rubro-Negras para todos!