sábado, 5 de setembro de 2015

Escolhas e Planejamento

A última vez em que o Flamengo havia vencido três partidas seguidas pelo Campeonato Brasileiro havia sido entre 10 e 31 de agosto de 2014. Naquele período, o time estava começando uma reação depois da chegada do pofexô Luxa e emendou cinco triunfos contra Sport, Coritiba, Atlético-MG, Criciúma e Vitória. Temos agora duas difíceis partidas em casa, amanhã o clássico contra o Fluminense e na 5ª contra o Cruzeiro e podemos repetir essa sequência que nos deixaria bem perto do antes improvável G-4.


Curioso é que nas duas últimas vitórias estávamos desfalcados dos maiores reforços que chegaram no meio do ano, Guerrero e Éderson, os famosos 9 e 10. Se no domingo passado a boa atuação foi mascarada pela expulsão do lateral direito do Sport Samuel Xavier, contra o Avaí fizemos uma excelente partida, principalmente após o primeiro gol, e os dois destaques foram, justamente, os substitutos de Guerrero e Éderson. Alan Patrick, por sinal, é uma grata surpresa. Surgiu como grande promessa no Santos, chegou a ser considerado como provável substituto do Ganso, mas, aos 24 anos, não se firmou nas passagens pelo Shakhtar Donetsk, Internacional e Palmeiras.

Os dois, Guerrero e Éderson, ainda não voltam no Fla x Flu mas podem estar à disposição do Oswaldo na 5ª feira. Jorge, que está com a seleção olímpica, só deve retornar no próximo fim de semana. Fato que temos que levar em consideração que temos alguns jogadores pendurados com dois cartões amarelos, mas me veio uma pergunta: com o elenco completo, como o Oswaldo deve escalar o onze titular?

Já deu para perceber que a linha defensiva predileta dele é Pará, Wallace, Samir e Jorge, com o PV, claro, no gol. Daí pra frente, temos Márcio Araújo, Canteros, Jonas, Everton, Alan Patrick, Ederson, Emerson, Guerrero e até o Paulinho, que pareceu mais focado nos últimos jogos. Os dois primeiros parecem intocáveis, apesar de eu preferir o Jonas ao Marujo. Guerrero é indiscutível mas quem seriam os outros três?

São quatro jogadores com características bastante diferentes. Alan Patrick é mais armador, volta com os volantes para iniciar as jogadas. Ederson é meia atacante, mais incisivo e se aproxima do Guerrero. Emerson é praticamente um segundo atacante mas que, apesar da idade, até acompanha lateral, se for necessário. Everton tem a velocidade como maior arma mas é, talvez, o menos inteligente dos quatro. Com todos a 100%, talvez fosse ele o meu escolhido para sair. Minha impressão, no entanto, é que o Oswaldo pode deixar o Ederson ou até o Alan Patrick de fora, muito pela questão física. De qualquer forma, temos hoje um elenco muito mais rico do que aquele que iniciou o Campeonato Brasileiro e nosso treinador pode se dar ao luxo de deixar alguns jogadores interessantes no banco de reservas.


...


Por falar nisso, indo um pouco mais além, não podemos repetir o erro desses últimos anos de chegar em julho, agosto, sem ter o elenco montado. Emerson, Márcio Araújo, Pará, Armero, Alan Patrick, Ayrton, Almir e Marcelo tem seus contratos encerrando em dezembro. Precisamos definir logo quem sai e quem renova. Além disso, temos que perceber quais são as posições carentes no elenco e onde há a necessidade de reforçar. Se eu tivesse a caneta, renovaria com o Emerson por mais um ano, Márcio Araújo e Marcelo podem ser bons reservas e Pará e Alan Patrick dependeriam de negociações. O lateral fica sem contrato também com o Grêmio mas parece que seus salários, hoje pagos pelo time gaúcho, não são baixos. Já para ficar com o meia, teríamos que negociar com os ucranianos, que nunca são fáceis.


Já sobre reforços, eu vejo maior urgência em um volante mais marcador. Não necessariamente um cão de guarda como o Ralf, do Corinthians, não gosto desse tipo de jogador, mas alguém como o argentino Guido Pizarro, que fez ótima Libertadores pelo Tigres e quase foi negociado com o Sporting de Portugal. Um zagueiro e um lateral direito, para o caso do Pará não ficar, são as outras duas posições que eu considero como as maiores carências.

E vocês? Elenquem as três posições em que vocês reforçariam nosso elenco para 2016, de preferência em ordem de prioridade.