terça-feira, 19 de maio de 2015

Um Bando de Coisas...


Depois da apresentação do Flamengo no domingo, contra Ixpó, juro que não tive saco, paciência para pensar num tema, escrever qualquer coisa interessante para esta coluna. O Flamengo é um bando em campo e a coluna é opinião: A culpa é 80% de Vanderlei Luxemburgo. No domingo, assisti ao jogo inteiro, e acho inconcebível que o Flamengo ainda se comporte como um bando de índios, baratas tontas. Não consigo deixar de responsabilizar o treinador e seus jogadores também pela desorganização e pela falta de jogadas ofensivas.

Nos jogos que fui este ano, os males e as boas coisas do time estavam presentes, e não é possível que só os males tenham sobressaído nestes primeiros dois jogos no Brasileiro. O futebol ficou pior do que no início do ano, coletivamente não defende bem, com linhas espaçadas e defesa funda. Reparem que toda hora sai um zagueiro desembestado dando combate no meio em lugar de volante ou meia... Na frente não vemos tabelas, triangulações ou jogadas de ultrapassagem decentes. Com esse elenco daria para no mínimo empatar com o SPFW e vencer o Ixpó.

Nem com Messi esse time teria equilíbrio, jogaria melhor. Messi jogaria melhor, o time talvez não. Por isso tenho certeza de que Luxemburgo é o responsável pelos maus resultados. A equipe que estranhamente, quanto mais treina, pior fica... ops, quanto mais se doa no rachão do dia anterior ao jogo, pior fica na hora do jogo... Os maiores culpados são Wrobel e Rodrigo Caetano que, à princípio (olhando de fora), não ordenaram o setor. O que fazem lá além de emprestar jogador? Essa especulação desenfreada por reforços, é coisa de fora para dentro. Só que os de dentro, nada fizeram para frear essa avalanche. Ninguém sabe de nada (imprensa e torcida) e a expectativa só aumenta...

Não consigo enxergar como Robinho e Diego (nomes bastante especulados pela imprensa) se encaixariam no bando que tem jogado... individualmente fariam algo, mas coletivamente? Até quando ficaremos pensando em nomes, ao invés de pensar em conceitos, um projeto de futebol. E o CT, quando fica pronto definitivamente? São muitas as perguntas a serem respondidas. A excelência está longe do futebol do Flamengo...

A não uniformidade do elenco suscita algo de estranho. Muitos atletas lesionados, desequilíbrio físico, deserto tático e desnível técnico. Um desastre. O Time continua UM BANDO, cinco meses de pouco futebol, alguma esperança no começo do ano, desfeita por uma série de fatores, dentre os quais, contusões em série, “destreino”, rachões em profusão, contratações de origem e qualidade duvidosa, e o ego inflado, me fizeram perder a confiança no treinador.

Se o problema é sistêmico, de filosofia e posicionamento, ordenamento em campo, a primeira cabeça é a do treinador... Mas... é da estrutura, do todo. Quais os processos de avaliação de desempenho dos funcionários do futebol do Flamengo? Será que existe? Como se avaliam as escolhas da comissão técnica, o funcionamento do DM, as atividades no CT? Existe algo neste sentido? Não sei, mas se eles não souberem, vamos ficar queimando treinador a cada três meses, já que os jogadores (escolhidos pelo departamento de futebol), permanecem por lá. A cupá ao fim, ao cabo é dividida. Há um problema de comunicabilidade e entendimento, deficit intelectual, mesmo, que afeta diretamente ao futebol brasileiro e especial ao Flamengo. Problema cultural.

Estou repetitivo, falo com o sangue quente, enxergando algumas coisas que me irritam profundamente. Acho sim, que depois de Luxemburgo se oferecer para o São Paulo e “exigir” os reforços, desmerecendo seus comandados, perdeu o grupo. Esse grupo, jogava por ele, com os tais sacos de cimento. Hoje, não mais. Esse time não consegue se afeiçoar ao sistema “eu ganho, nós empatamos, vocês perdem” de Luxa, por isso a maior parte da culpa é dele.

Pra terminar, depois que Jayme de Almeida voltou, parece que o time piora. Acho, só acho, que os treinos são comandados por ele... Já deu, Luxa! Que o futebol do Flamengo tome jeito! A ideia que o Flavio (PedradaRN) tem difundido, me agrada, a de contratar alguém por um período e ter uma comissão técnica estrangeira de alto nível para 2016. E com porteira fechada e plenos direitos. Pra mudar o patamar, implementar uma filosofia, estilo de jogo, método de treinos, tudo. Vamos Flamengo!