sexta-feira, 22 de maio de 2015

A Síndrome do Prazo de Validade



Irmãos flamengos,


a se manter, o que espero não ocorra, o péssimo futebol apresentado pelo time em 2015, não há dúvida de que cabeças rolarão na Gávea. 

E a do Vanderlei Luxemburgo certamente é a primeira da lista. 

Que o elenco precisa de reforços, todos sabemos. Mesmo esse time mole e fraco, porém, poderia render mais, muito mais, sobretudo diante da grande maioria dos adversários, como o de domingo passado, por exemplo, que é muito inferior ao Flamengo.

E por que o time não consegue desenvolver o seu melhor potencial? Porque é acomodado, porque o Flamengo não possui uma estrutura minimamente adequada para o futebol profissional, mas também porque o trabalho feito pelo Vanderlei Luxemburgo é muito ruim. 

Não bastasse isso, o técnico, em vez de adotar certo recato, de todo recomendável, prefere entregar-se aos seus devaneios egocêntricos, expondo-se desnecessariamente, e ao clube, ao participar de forma assídua dos mais diversos programas esportivos da tv brasileira.

E ele fala de tudo nesses programas, até da conjuntura econômca do país, menos do futebol ridículo jogado pelo time por ele treinado. E quando o faz, é para reclamar da ausência de reforços ou da falta de estrutura do clube.

Não me admira, nesse contexto, os rumores de que ele esteja sendo "fritado" pela diretoria, embora eu não acredite nisso. 

O fato é que a panela de pressão já está fervendo, e se não explodiu ainda, é graças ao reconhecimento que se faz à diretoria.

Sou sinceramente grato ao Luxemburgo pelo seu papel fundamental em livrar o Flamengo do risco de rebaixamento no Campeonato Brasileiro do ano passado. O desespero era grande e ele cumpriu muito bem a tarefa para a qual foi contratado.

Mas o trabalho não apenas estagnou, como retrocedeu. O Flamengo parou de jogar futebol.

Aqui no Buteco, por exemplo,  a enquete feita pelo Rocco indica grande rejeição ao trabalho do Luxemburgo.

...

Uma eventual mudança no comando técnico do Flamengo, com a saída do Luxemburgo, confirmaria um fenômeno que tem acompanhado o clube e o técnico: o aparente prazo de validade dos trabalhos realizados.

Tem sido assim com o Luxemburgo nos últimos anos e tem sido assim com o Flamengo também.

Em 2006/2007 com o Ney Franco; em 2009/2010 com o Andrade; em 2011/2012 com o próprio Vanderlei Luxemburgo; e em 2013/2014 com o Jayme de Almeida.

Todos esses profissionais começaram muito bem e depois viram o trabalho murchar até o rompimento tornar-se inevitável.

Por que isso tem sido constante no Flamengo é uma questão da maior importância, pois uma relação duradoura, em regra, culmina em bons resultados.

Malgrado não goste do modo de ser do Luxemburgo e tampouco aprecie seu caráter, não gostaria que o Flamengo mudasse o técnico (seria o sétimo em dois anos e meio) e trouxesse um tapa buraco qualquer que na primeira oportunidade seria também afastado.

Para mandá-lo embora, que seja para contratar um técnico que possua o perfil adequado para realizar um trabalho sólido no Flamengo. Alguém que propicie estabilidade ao cargo. Com seis técnicos em dois anos e meio, a diretoria não pode mais errar. 

O problema consiste na seguinte indagação: existe alguém assim no mercado? 

...

Abraços e Saudações Rubro-Negras a todos. 

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.