sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Vai começar...


Eu confesso que quando escrevi o título do texto de hoje, pensei no início do CD dos Mamonas Assassinas em que o vocalista abria com um honestíssimo "Vai começar a baixaria!" ao lembrar das últimas estripulias da federação. Mas os amigos do Buteco podem completar o título do texto como acharem melhor, afinal estamos no começo do campeonato, da temporada oficial, etc etc.

E o que esperar deste espectro decrépito daquele que já foi o torneio mais importante do Brasil? E mais importante, o que esperar do Flamengo neste arremedo de campeonato? Do campeonato em si, não creio que teremos nenhuma grande diferença em relação aos últimos anos. Os times menores com muita disposição, impondo correria aos grandes especialmente nas primeiras rodadas e sempre tentando armar fortes retrancas. A grande dúvida ficará fora das quatro linhas, envolvendo os preços dos ingressos e sua conseqüência provavel, a não utilização do maracanã durante a maior parte do torneio.Especialmente para o Mais Querido, essa mudança pode causar uma perda técnica considerável, devido a notória má qualidade dos demais gramados do Rio de Janeiro.

Além dessa dificuldade, a pré-temporada rubro-negra nos aponta para uma outra barreira de ordem tática. A proposta de jogo armada pelo Luxa para este ano naturalmente encontrará dificuldades ao ser confrontada com defesas mais fechadas. Mesmo os times europeus que inspiram nosso treinador padecem para vencer em tais situações e acabam obtendo seus êxitos através do talento individual de seus principais jogadores. No caso rubro-negro, não apenas não dispomos de jogadores capazes de desequilibrar o jogo, como nossas melhores peças dependem de espaço para jogar em velocidade. Acrescentando nessa conta os gramados ruins, teremos um belo desafio para o time e seu treinador.

Por outro lado, o nível da maioria dos adversários é extremamente baixo e os rivais de outrora vem esfacelados como pudemos ver em seus jogos de pré-temporada. Sendo assim, se jogar o campeonato com seriedade, algo que ele não merece de forma alguma, o Flamengo deve, como de costume, se classificar em primeiro para as semifinais. Depois disso, veremos até que ponto a federação conseguirá levar o roteiro que vem construindo. Uma coisa porém é certa no final dessa história: o nosso final esperado não é o mesmo que o deles.

Abraços e SRN!