quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Comunicar é preciso

Salve amigos do Buteco,

Fui convidado pelo grande Rocco para substituir o Rúbio Negrão durante as suas merecidas férias. Neste período, o Buteco certamente perderá uma boa dose de humor semanal, já que a minha veia para comédia está próxima a piadas como “é pavê ou pra comê?”, mas tentarei trazer assuntos que considero importantes e carecem de atenção por parte da Nação.

Uma boa leitura a todos.

***


Desde que foi criado em 2013, o programa de sócio torcedor do Flamengo adotou as seguintes estratégias para aumentar o número de sócios:
  1. Atrelar o programa a chegada de reforços, como foi no caso recente do Cirino, mantendo a divulgação de que todo o dinheiro arrecadado está sendo investido no futebol.
  2. E o discurso de que: “nesse momento o programa tem que ser melhor para o Flamengo do que para seu torcedor” – palavras do Bap.



Depois de dois anos de existência o programa já permite que o torcedor comece a ter reais benefícios e não continue encarando-o somente como uma forma de “doação”, mas até o momento a diretoria ainda não descobriu a melhor forma de divulgar essas vantagens ao seu fanático torcedor. 

Para quem ainda não sabe (o que é não é difícil), o programa de sócio torcedor dá descontos no ingresso do Fla Experience (novo museu), em produtos das lojas oficiais, nos pacotes da FlaTour, além de descontos na mensalidade das escolinhas e colônia de férias oficiais do clube.

Além dos benefícios relacionados aos ingressos, o programa já possui uma série de parceiros fortes como Netshoes, Sky, Burger King, Walmart, Abril, Centauro, entre outros. Sem falar nas vantagens da parceira com o “Movimento - Por Um Futebol Melhor”.

Ao invés de prometer a chegada de um grande reforço ao atingir 80.000 STs, o Flamengo poderia começar a vender a ideia de que o programa é bom, mesmo que não chegue o prometido jogador.

Ano retrasado o Flamengo aumentou o preço dos ingressos na reta final da Copa do Brasil com o discurso de que o dinheiro ajudaria a garantir a permanência do Elias e no final o nosso destaque foi parar em um clube rival.

E se o mercado estiver escasso quando o Fla atingir 80.000 sócios e não vier ninguém? Vão devolver o dinheiro dos torcedores que se associaram em troca do reforço?

É evidente que há ainda muito a ser melhorado no programa e diariamente muitos colegas do Buteco dão ótimas sugestões para aumentarmos o número de sócios e arrecadarmos um dinheiro ainda maior. Mas, independente de mudanças no programa, acredito que o Fla esteja divulgando mal as vantagens que o ST já possui! E esse é o ponto que pretendo abordar.

Mesmo que o clube não queira nesse momento mudar de estratégia, entendo que ainda há oportunidades para valorizar melhor os jogadores e principalmente os novos reforços do futebol.

Exemplo: O amistoso contra o Shakhtar Donetsk foi o primeiro jogo oficial da temporada e o Flamengo poderia ter aproveitado para apresentar os novos contratados para a torcida antes da partida. 15 minutos antes do jogo começar, manda subir para o campo todos os reforços e pede para o alto falante do estádio anunciar o nome de cada um, se ainda por cima utilizar o momento para divulgar o ST, melhor ainda!

Quer outra forma barata de estimular a adesão dos torcedores? Faz um sorteio e convoca alguns STs de Brasília para conhecer os jogadores no vestiário após o jogo. Distribui brindes, tira um monte de foto e divulga a ação no site oficial e nas principais redes sociais.

O Zico foi para Brasília dar o pontapé inicial do jogo, certo? Custava nada pedir para o galinho vestir uma camisa divulgando o sócio torcedor do Fla.

Na manhã do jogo contra o São Paulo em Manaus foi realizada uma ação em uma das lojas oficiais do clube com o presidente Eduardo Bandeira de Mello, nada contra o presida, mas se utilizasse um jogador talvez a ação tivesse até mais apelo.

Pega um Paulinho ou Eduardo da Silva, que não participaram da partida e coloca para distribuir autógrafos ou, melhor ainda, presenteia o torcedor que se associar ao ST no dia com um item do clube autografado pelo jogador presente. Basta só ter um pouquinho de criatividade que dá para fazer uma ação legal.

Entendo que o Flamengo ainda passa por gigantes problemas financeiros, mas essas pequenas sugestões possuem um custo muito baixo e já ajudam o clube a divulgar melhor o sócio torcedor e ampliar a venda de produtos oficiais. Tanto Brasília quanto Manaus são praças repletas de rubro-negros, onde ainda não se sabe quando o clube voltará a jogar em um dos dois lugares, portanto já temos oportunidades perdidas.

O que me anima para 2015 é que o clube me parece ciente que precisa melhorar o seu departamento de comunicação e além de outros nomes, trouxe para a área o competente Arthur Muhlenberg, além da parceria com a boa agência Approach.

Não sei se já tem algum dedo dos novos contratados, mas achei muito bacana uma ação recente que presenciei no Twitter.



A inteligente ação interagiu com os torcedores, aproximou a torcida com a história do clube e ainda por cima aproveitou o momento para divulgar o Fla Experience. Bola dentro do Flamengo!

Ideias criativas não são exclusivas de 2015, no ano passado o Flamengo já havia surpreendido com as fotos virtuais autografadas pelo Zico durante o aniversário do galinho e mandou muito bem com o novo comercial do ST estrelado pelo Luxemburgo.

Prevejo, assim como para o futebol, um ano muito melhor para a área de comunicação do clube. Por tratar-se de um ano de eleição, a preocupação com este segmento precisa ser redobrada. A corja fará de tudo para manchar a imagem do Flamengo e se aproveitar de qualquer princípio de crise.

Novamente, sei que ainda há um mar de ações que precisam ser realizadas para melhorar o programa atual, mas sinto que ainda falta habilidade por parte do Fla em divulgar os benefícios que o programa já possui. Tenho certeza que aqui no próprio Buteco existem STs que frequentam lojas ou sites parceiros do clube e por falta de informação não usufruem dos descontos.

Passo a bola para os butequeiros:

Se vocês pudessem sugerir uma ação diferenciada para alavancar os STs sem mudar os benefícios atuais ou os valores dos planos já existentes, qual sugestão vocês dariam a diretoria?

SRN e espero uma boa vitória na estreia do Carioquinha 2015! 2x0 Everton e Nixon!


Boa quinta-feira a todos! Grande abraço!