sábado, 31 de janeiro de 2015

Conte Comigo Mengão




Irmãos rubro-negros,

às vésperas do início do Campeonato Carioca de 2015 - o Flamengo estreia hoje, às 19h e 30min (horário de Brasília), em Macaé - as atenções, em vez de estarem voltadas para os times, jogadores e atrações do certame, concentram-se na baixaria extracampo promovida pelo presidente da Ferj, Rubens Lopes, o qual, em conluio com Eurico Miranda, resolveu esculhambar de vez a já bastante esvaziada competição.

Muito já foi dito e repetido sobre a arbitrária decisão de tabelar os preços dos ingressos, medida essa adotada com o claro intuito de prejudicar o Flamengo e o Fluminense.

A diretoria do Flamengo externou reiteradas vezes, sempre de modo educado, através do Presidente do clube, Eduardo Bandeira de Mello, do Vice-Presidente de Marketing, Luiz Eduardo Baptista, e do Vice-Presidente de Finanças, Rodrigo Tostes, seu descontentamento em relação à atitude autoritária do presidente da Ferj.

Ontem, porém, o rompimento radical tornou-se inevitável.

Demonstrando enorme falta de educação, respeito, civilidade e ética, o presidente da Ferj submergiu no mais imundo lodaçal desde que se iniciaram as relações entre a referida entidade e o Clube de Regatas do Flamengo, em 1978.

Encolerizado, tal qual um cão raivoso a babar de ódio, Rubens Lopes, conforme divulgado, na frente de todos os presentes à reunião do arbitral, ofendeu com xingamentos de baixo calão o Presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, que é notoriamente conhecido por ser uma pessoa extremamente educada e sensata.

Diante da falta de condições mínimas para um debate civilizado na sede da instituição que supostamente deveria organizar o futebol carioca, Eduardo Bandeira de Mello optou por se retirar do recinto, abandonando o circo em que se transformou as reuniões na Ferj.

Amigos, na minha modesta opinião, as gravíssimas ofensas lançadas por Rubens Lopes ao mandatário do Clube de Regatas do Flamengo atingiram não apenas a pessoa do presidente Eduardo Bandeira de Mello, a quem muito estimo e que não merecia de modo algum os impropérios vociferados por um desqualificado.

As covardes afrontas acertaram também a todos nós rubro-negros.

Ali, naquela maldita reunião do arbitral, Eduardo Bandeira de Mello era o representante máximo do Flamengo. Falava, portanto, em nome de todos nós.

Não sei qual será a medida adotada pela diretoria do clube.

Mas uma coisa pode-se antever: a luta, antes surda e silenciosa, passa a ser ostensiva e aberta.

E se o Flamengo está no prélio, vale como lei suprema o nosso hino da arquibancada: conte comigo Mengão, acima de tudo rubro-negro.

 ...

Reforçando tudo o que foi dito acima, reproduzo abaixo, na íntegra, a nota publicada agora de madrugada pelo Flamengo, repudiando energicamente esse vergonhoso episódio.

Episódio protagonizado por um personagem de ópera-bufa, mas que, sabe-se lá como, encontra-se dirigindo há vários e vários anos uma instituição cujos deveres estatutários, dentre outros, são os seguintes:

Art. 4º. A Federação exercerá suas atividades tendo por competência e fins básicos:

XXVI - Incentivar e promover, por meio de processos educativos compatíveis com o fundamento da atividade institucional, a cultura física, moral, cívica e intelectual, sobretudo no meio das gerações mais novas.

Que belo incentivo para "as gerações mais novas" o presidente da referida entidade dirigir-se ao mandatário de um clube afiliado aos palavrões e insultos. 

...


"O Clube de Regatas do Flamengo repudia de forma veemente a conduta ofensiva, destemperada, incivilizada e grosseira do Sr. Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.

Durante a reunião do Conselho Arbitral realizada na sede da FERJ na tarde desta sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2015, em uma lamentável demonstração de desequilíbrio emocional para exercer o cargo que ocupa, atacou de maneira rasteira e infeliz a honra do presidente Eduardo Bandeira de Mello, e ofendeu a instituição afirmando que o clube está "roubando" os outros filiados da FERJ através do seu Programa de Sócio-Torcedor.

O presidente da FERJ apelou para as mais sórdidas ofensas, com o uso indiscriminado de palavras de baixo calão, totalmente inadequadas às discussões em alto nível que o Flamengo tem tentado estabelecer com a entidade, clubes co-irmãos, a imprensa, governo e a sociedade civil em geral.

A falta de educação, a imprudência verbal e os maus modos são inaceitáveis e revelam um modelo de administração do esporte profissional que já não encontra espaço no mercado ou apoio da sociedade.

O Flamengo e o presidente Eduardo Bandeira de Mello trilharão os caminhos da Justiça por uma completa reparação moral, criminal e desportiva em relação aos danos que sofreram.

Por fim, o Flamengo publica esta nota com base na liberdade de expressão garantida pela Constituição Federal, que lhe assegura a prerrogativa de se manifestar contra toda e qualquer medida que afronte seus direitos.

Conselho Diretor do Clube de Regatas do Flamengo."



  ...

E sem esquecer que hoje tem Mengão em campo: Avante Flamengo!

Bom fim de semana e Saudações Rubro-Negras a todos.

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.