sábado, 6 de dezembro de 2014

Flamengo de Todos




Irmãos rubro-negros,

seguindo na esteira da excelente coluna do Guilherme de Baere, publicada ontem, e à qual faço referência, o post de hoje também terá por tema as eleições para o Corpo Transitório do Conselho Deliberativo do Clube de Regatas do Flamengo, que será realizada na próxima segunda-feira, dia 08/12.

A importância do pleito já foi muito bem destacada pelo Guilherme, sendo desnecessário tecer novos comentários sobre o assunto.

Creio, contudo, ser relevante pontuar de modo claro e assertivo quão fundamental é para o Flamengo a continuidade do excepcional trabalho desenvolvido até o momento pela diretoria encabeçada por Eduardo Bandeira de Mello.  

Para tanto, convidei o ilustre rubro-negro André Tozzini, o Tozza, a quem sinceramente agradeço, para um bate-bola sobre a eleição que se avizinha (a propósito, as respostas estão grafadas de vermelho).

O Tozza carece de apresentações. Figura notória no universo midiático rubro-negro, a Tozzacam tornou-se rapidamente um sucesso, servindo de modelo a muitas outras iniciativas do gênero.

Apenas informo que ele, sócio-proprietário do Flamengo, apoia a Chapa Azul, FladeTodos, e integrará, a partir de 2016, como membro nato, o Conselho Deliberativo do Mengo.

Solta o verbo, Tozza:

Tozza, em que momento de sua vida aflorou a paixão pelo Flamengo? Vem de berço?

Minha relação com o Flamengo vem do meu avô, Eduardo Elias Rabha já falecido. Meu avô me levava ao Maracanã desde os 4 anos de idade. Ele era um Rubro-Negro ferrenho e queria muito que seu neto André, filho de um Corinthiano com uma tricolor, fosse Flamengo. Por obra dele estive presente em todos os títulos Brasileiros do Flamengo. 80, 82 (no 1o jogo no Rio), 83, 87, 92 e 2009. Ele esteve comigo até 83. Em 87, 92 e 09 ele não foi…Sou Flamengo com muito orgulho por conta do meu avô Eduardo. Devo isso tudo a ele.

Esse sentimento de amor pelo Mengo sempre lhe inspirou uma participação ativa nas redes sociais. A Tozzacam, nesse contexto, é referência no universo de vídeos produzidos e destinados a rubro-negros. Conte um pouco dessa história para a galera do Buteco do Flamengo.

Bem, minha vida nas redes sociais sobre Flamengo tem uma responsável. Eu iniciei no Twitter em 2009, tinha uma conta pessoal com alguns amigos. De cara já gostei da ferramenta e comecei a usa-la com frequência. Quando havia jogos do Flamengo eu comentava, xingava, reclamava na minha conta. Alguns amigos meus não curtiam muito, alguns não gostavam de futebol e outros não gostavam do Flamengo. Então, uma amiga minha, Cristina Cidade, deu a ideia deu criar uma conta em separado para falar de Flamengo e não incomodar os que não curtiam. Comecei a interagir com os amigos rubro-negros sem parar. Bernardo Biruleibe tinha um podcast muito legal chamado Papo de Urubu onde falava de Flamengo com irreverência muito na linha do Nerdcasst. Convidou a mim e ao Fabio Gil, na época do Blog Urubuzada, para sermos convidados. Acabamos virando fixos e eu pegando gosto com a coisa. Bernardo teve um contra-tempo não conseguindo mais ter a frequência no programa. Fabio Gil me convidou então para fazer parte do Blog Urubuzada para falar de esquema tático.  Um belo dia alguns seguidores no twitter deram a sugestão de fazer uma Twittcam onde as pessoas me fariam perguntas e eu iria respondendo. Foi bem legal, as pessoas gostaram e eu acabei fazendo um trocadilho com o nome, criando a TozzaCam. Com essa ideia eu e o Gil resolvemos fazer algo parecido no Blog mas uma mesa de debates ao vivo com a participação dos seguidores. A TozzaCam virou então o Livecast Urubuzada. E por ai foi, migramos ara o DNA Rubro-Negro com o Bernardo e o Burity. Em 2011 as voltas com a minha separação acabei saindo do DNA e parando com tudo. Sai do Twitter voltando apenas em 2012 onde recebi o convite do Alex Soteiro para ser colunista do FlamengoNet. Aceitei mas com uma condição, fazer meus posts em vídeo, já que eu odiava escrever. Ele então deu ideia de voltar com o programa. Reuni mais 2 membros do FlamengoNet na época, Dão Tavares, hoje jornalista da Rádio Bradesco Esportes FM, e Bruno Cazonatti. Foi então a 1a formação da TozzaCam. Bruno tinha uns problemas com o dia, na 5a ele fazia pós-graduação e não podia participar do programa. Então chamei o Pablo dos Anjos, que conhecia e interagia no twitter , para fazer parte. Dão entrou para o time da Bradesco Esportes FM inviabilizando sua participação. Convidei então o Patrick Selener. Essa formação ficou por 2 anos até o meio desse ano quando chamams o Carlos Alexandre Monteiro, o Carlão para fazer parte do time no lugar do Patrick que por compromissos profissionais não conseguia mais fazer o programa. TozzaCam já entrevistou nomes como Zico, Evaristo de Macedo, Eduardo Bandeira de Mello, Bap, Wrobel, Pracownick, os jornalistas Rica Perrone, Carlos Eduardo Mansur, Sergio Du Bocage, Pedro Torre dentre outros.

Na próxima segunda-feira, dia 08 de dezembro de 2014, será realizada a eleição para escolha dos componentes do Corpo Transitório do Conselho Deliberativo do Clube de Regatas do Flamengo. Qual a importância desse pleito para o futuro do Mengão?

A eleição do dia 8 decidirá a entrada de 115 integrantes para o corpo transitório do CODE. Estes integrantes serão indicados pelas duas chapas que concorrem nesta eleição. Quem vencer terá direito a 70% desde 115 e a outra 30%.  É importante porque o CODE decide sobre as diversas questões do clube como aprovação de contas, reforma de estatuto, contratos de patrocínio, escolha de uniforme, ou seja, decide o caminho que o clube deve tomar. 

Você integra a Chapa Azul, FladeTodos, que está alinhada à gestão atual, capitaneada por Eduardo Bandeira de Mello. Direto ao ponto: por que a Chapa Azul merece vencer a eleição?

Acho que votar na Chapa Azul é apoiar os novos tempos para o Flamengo abraçados e promovidos pela direção do clube. Tempos de correção, da ética, do resgate da credibilidade do clube. Da reconstrução do Flamengo.

Para finalizar, fique à vontade se quiser mandar um recado à Nação Rubro-Negra e aos sócios do Flamengo.

Meu recado é que o torcedor não desista nunca do Flamengo e que os sócios votem com consciência, procurando sempre o melhor para o Flamengo.
...
Agradeço novamente ao Tozza pela gentileza em conceder essa enriquecedora entrevista.

Amigos flamengos, chamo a atenção para as sábias palavras ditas pelo Tozza, ao expor as razões pelas quais a Chapa Azul merece a vitória na eleição: “acho que votar na Chapa Azul é apoiar os novos tempos para o Flamengo abraçados e promovidos pela direção do clube. Tempos de correção, da ética, do resgate da credibilidade do clube. Da reconstrução do Flamengo.”
...
Aproveitarei o embalo para manifestar minha opinião acerca de alguns assuntos que têm sido ventilados nessa época de eleição.

Fala-se que a diretoria atual “ignora o passado do Flamengo”, criticando a tudo e a todos e avocando para si conquistas de outras administrações.

Isso não é verdade.

A crítica que a diretoria atual dirige tem destinatário certo e todos sabemos disso, embora alguns se façam de tolos e busquem incluir no bolo dirigentes e gestões que, tal como a atual, encontraram um clube esfacelado e tiveram de começar o trabalho praticamente do zero.

Não é à toa que ex-presidentes do Flamengo já anunciaram de público seu voto na Chapa Azul, a FladeTodos.

Há, ainda, quem acuse a atual gestão de “ser pouco transparente no uso dos recursos do clube”.

Bem, evidentemente, isso é apenas e tão somente uma piada, um escárnio, um sofisma, recurso típico daqueles que, sem qualquer possibilidade de debater seriamente, com propostas e fatos, as questões do Flamengo, valem-se de mentiras e de argumentos puramente ficcionais.


Desde que a administração de Eduardo Bandeira de Mello assumiu a direção, o Flamengo passou a publicar em seu site todas as informações relacionadas ao balanço do clube, medida que não me recordo ter sido adotada anteriormente. Se tem algo que se possa elogiar no Flamengo, hoje, é exatamente a transparência no manuseio do patrimônio do clube.

Agora, apenas para fins de cotejo, faço uma singela pergunta: como eram publicadas e aprovadas as contas do Flamengo na gestão que antecedeu a atual? Havia idêntica transparência? Os balanços eram publicados pormenorizadamente, com esmero e cuidado, como se faz hoje? E a aprovação das contas, era feita às claras, respeitando-se as regras procedimentais, os prazos e os interesses maiores do clube? A resposta já diz tudo sobre uns e outros.

Outro ponto a destacar é a crítica feita por alguns de que “o Flamengo é um clube de futebol, não uma sociedade empresária, e que, por isso, antes de pensar em lucro, tem de objetivar craques e títulos.” Afirmam, ainda, que “craque se paga, pois gera receita para o clube.”

Ora, então o Flamengo, de 1995 para cá, deveria ter se tornado um dos clubes mais ricos do mundo, pois tivemos, nesse período, Romário, Edmundo, Sávio, Bebeto, Zé Roberto, Alex, Denílson, Gamarra, Petkovic, Edílson, Thiago Neves, Ronaldinho Gaúcho, dentre outros.

Eles, quase todos craques, por um acaso “se pagaram”? As dívidas milionárias que asfixiam o orçamento do clube, derivadas da inadimplência da instituição para com o pagamento dos salários e direitos de imagens desses jogadores, seriam, portanto, simples figuras alegóricas, fruto de uma imaginação fértil?

Não, meus amigos. As dívidas existem porque, diferentemente do que se pensa, “jogador caro não se paga”. Não nos moldes em que essas contratações foram feitas.

E daí surge outra indagação: quantos títulos o Flamengo conquistou com todas essas estrelas?

Respondo: de 1993 até 2014, ou seja, em vinte e dois anos, foram duas Copas do Brasil (2006 e 2013), um Campeonato Brasileiro (2009), uma Copa dos Campeões (2001), uma Copa Mercosul (1999) e dez Campeonatos Cariocas (1996, 1999/2000/2001, 2004, 2007/2008/2009, 2011 e 2014). Sendo que, impõe-se lembrar, muitos desses títulos foram gloriosamente vencidos com equipes desprovidas de jogadores de renome.

Por pungente que seja, comparemos com o que outros times alcançaram no mesmo período. Feito o cotejo, constataremos que o Flamengo ficou muito aquém de sua capacidade.

Irmãos flamengos, falam em “craques”, em “ídolos”, e nem um Centro de Treinamento decente o nosso querido Mengo possui. Como almejar um trabalho sério, sólido, que frutifique em títulos e glórias, sem o mínimo de estrutura?

O Flamengo realmente não é uma “sociedade empresária”, onde o lucro é o objetivo precípuo, mas, como qualquer pessoa física ou jurídica, possui direitos a exercer e deveres a cumprir.

E durante muito tempo, infelizmente, as obrigações foram negligenciadas, culminando num quadro de quase insolvência.

Todas essas questões têm sofrido uma nova abordagem por parte da diretoria atual. 

Nesse sentido, o resgate da credibilidade e da respeitabilidade do clube configura um êxito inquestionável e digno dos mais altos elogios. Extinguiram-se os escândalos diários, as fofocas, as intrigas e o disse-que-disse.

Afora os duzentos milhões de reais de dívidas pagos em dois anos; a reforma da principal piscina do clube (que dava um prejuízo de trinta mil reais mensais, em virtude de um vazamento, e cuja estrutura comprometida poderia causar um acidente gravíssimo), sem que o Flamengo gaste um centavo sequer; a modernização das instalações dos esportes olímpicos; a retomada em definitivo das obras do Centro de Treinamento, com término previsto para agosto de 2015; o projeto de construção de uma arena multiuso na Gávea, com extrema valorização do patrimônio do clube, restando apenas a aprovação das licenças para início das obras; a inauguração do Fla Experience; enfim, essas são apenas algumas das melhorias que a diretoria atual, em menos de dois anos, proporcionou ao Clube de Regatas do Flamengo.
...
Erros existirão? Óbvio. A bem dizer, muitos equívocos foram cometidos em 2014 no futebol do clube.

E apoiar a diretoria atual não significa ser acrítico. Ao revés, a crítica construtiva é indispensável para o engrandecimento e amadurecimento do trabalho.

Mas bem diferente de apontar erros pontuais é achar que nada presta, abrindo as portas para o retorno, totalmente prejudicial ao Flamengo, de uma época nefasta na vida do clube e do torcedor rubro-negro.  

O Flamengo vai à luta no dia 08 de dezembro de 2014. Que o clube saia vitorioso. Que a Chapa Azul vença e dê continuidade ao árduo trabalho de reconstrução do nosso amado Mengão.




...
Abraços, bom fim de semana e Saudações Rubro-Negras a todos.

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.