sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Para frente que se anda

Tinha planejado para hoje propor uma discussão sobre o significado da nova mudança no comando do futebol rubro-negro ou então fazer um pequeno balanço deste segundo ano da gestão Bandeira de Mello no comando do Flamengo.

O primeiro tema, me parece ter sido já bastante discutido pelo pessoal aqui do Buteco e leva naturalmente a diversas especulações sobre se já existiria ou não algum substituto em negociação e sobre as possíveis vantagens e desvantagens da troca.  De forma bastante sucinta, penso que antes de mais nada, mais uma troca de comando e as decorrentes mudanças que virão no departamento demonstram que o pessoal continua sem convicção do que está fazendo por lá. Certamente existiram diversos motivos para a troca e isso não está sendo questionado. É apenas uma “leitura” da mensagem que a diretoria passou a sócios, torcedores e jogadores também.

O segundo tema proposto, o pequeno balanço do ano de 2014 deve ficar para a próxima semana. Já teremos então a temporada de futebol definitivamente e concluída e mais importante, o resultado da eleição que vai ocorrer agora no clube. A importância deste pleito é o tema que desejo trazer hoje para discussão aqui no Buteco.

Para aqueles que porventura não sabem, nesta segunda-feira próxima haverá no Clube eleição para a recomposição do Corpo Transitório do Conselho Deliberativo. Este Conselho é formado por um Corpo Transitório e um Permanente, do qual fazem parte os sócios Proprietários, Eméritos, Beneméritos, Grandes Beneméritos e Remidos com pelo menos 2 anos de vida associativa. O Corpo Transitório por sua vez, engloba sócios das demais categorias que são eleitos no mesmo pleito que escolhe o Presidente do Flamengo.

Os membros do corpo permanente são considerados membros-natos do Conselho e não tem obrigação de frequência às sessões. Já os do Transitório não podem ter 3 ou mais faltas não-justificadas em sequência nem 5 alternadas, podendo ser excluídos do Conselho. Neste fim de ano, o presidente do CoDe decidiu pela exclusão dos faltosos e pela convocação de eleições para recomposição do Conselho, o que nos leva ao pleito do dia 8 de Dezembro. Concorrem então apenas duas chapas, azul e branca, a primeira contando com apoio da diretoria e a segunda de oposição.

A idéia deste texto é então, apresentar rapidamente um pouco da importância desta eleição para os rumos do Clube mas também para o torcedor que pensa em se associar ao Flamengo. Com todos os problemas conhecidos, o Mais Querido é um dos clubes mais democráticos do Brasil. Todas as grandes decisões do clube são obrigatoriamente submetidas aos Conselheiros desde os uniformes dos times aos grandes contratos de patrocínio. E conforme explicado anteriormente, boa parte dos sócios tem o direito de fazer parte do Conselho e se envolver diretamente na política rubro-negra se assim desejar.

Para quem não possui recursos para comprar um título de sócio-proprietário, o Corpo Transitório é a possibilidade de sócios de outras categorias como contribuinte e patrimonial, por exemplo, de também participarem deste universo político. Após 3 anos de vida associativa ininterrupta estes sócios estão aptos não apenas a votar para presidente mas também para se candidatar fazendo parte das chapas que disputam a eleição.

O pleito desta segunda também tem um significado importante para a diretoria atual. A grosso modo, poderíamos compará-lo às eleições de meio de mandato que ocorrem em alguns países sendo as dos E.U.A. as mais famosas. Costumam ser a oportunidade de a população, no caso os sócios do Flamengo, de mandarem um sinal claro para os mandatários de como estão avaliando a administração. No caso rubro-negro, poderemos ter uma boa medida do impacto entre os sócios da redução do endividamento do clube, do cuidado com a sede, dos resultados dos esportes olímpicos e da condução do futebol.

Se você é sócio do Flamengo e está apto a votar, vá ao clube nesta segunda-feira entre 8 e 21h exercer seu direito e contribuir para o futuro do Mais Querido! Se você conhece alguém que é sócio mas que não está muito interessado na eleição, dê uma força e incentive-o a participar! Somente com a contribuição de cada um de nós, o Flamengo se tornará aquele que todos nós desejamos.


abraços a todos e SRN!