sábado, 15 de novembro de 2014

POWER SOCCER I


Bom dia butequeiros e leitores silenciosos! 


Logo de início gostaria de agradecer ao Rocco, nosso chamado Boss, por abrir o Buteco para falar de um assunto não exatamente relacionado ao Flamengo, mas sim ao futebol. 

Mas não qualquer futebol...

Um futebol realmente novo, revolucionário, inovador e verdadeiramente especial.

O Power Soccer ou Powerchair Football é um jogo de futebol praticado por pessoas com deficiência através de uma cadeira de rodas motorizada. Os times são formados por 4 praticantes (8 no total, contando os reservas) e em geral os jogos ocorrem em quadras de basquete.

Já bastante difundido nos EUA, Inglaterra, Canadá, França, Austrália e Japão, dentre outros países, justamente no país do futebol o Power Soccer ainda engatinha e carece de maior visibilidade e divulgação. Para se ter uma ideia, nos EUA existem mais de 70 times, distribuídos em várias séries ou divisões,  A, B, C, D etc, tal qual nosso futebol.

No Brasil, a ABFC - Associação Brasileira de Futebol em Cadeira de Rodas é a entidade responsável por fomentar o esporte e organizar os campeonatos, tanto nacionais como internacionais. Uma espécie de CBF do bem.

Atualmente, temos 2 times do Rio de Janeiro, também dois em Curitiba, um clube no Ceará, outro no Mato Grosso do Sul e um em São Paulo. Bastante, se considerarmos que a Associação, sem qualquer fim lucrativo ou fonte de renda, foi fundada apenas em 2011. Porém, muito pouco para um país com as nossas dimensões, tantos Estados e tantos potenciais praticantes, já que o Power Soccer é dos esportes mais inclusivos. Isto significa dizer que neste esporte tetraplégicos, paralisados cerebrais, distróficos, tri amputados e mesmo os que respiram com auxílio de aparelhos podem ser os craques do time, decidir uma partida e sentir toda emoção de fazer um gol.

No final do mês, entre os dias 28 e 30, será realizado o 3o Campeonato Brasileiro de Power Soccer. O evento ocorrerá no SESC da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. A entrada é livre e todos estão convidados.

Porém, queremos imaginar que o Campeonato Brasileiro de 2015 pode e deve ser ainda maior. Nossa meta é ampliar significativamente o número de times e de praticantes, além da participação em torneios mundiais.

Uma das grandes qualidades de Buteco (e da torcida do Flamengo) é reunir pessoas dos lugares mais distantes, dos mais diversos Estados do Brasil (e até mesmo do exterior). Assim, não custa imaginar que nós butequeiros ou quem quer que leia esse post pode levar o esporte para uma criança ou pessoa com deficiência ou, ainda, colaborar com a criação de um time na cidade onde mora. Seria fantástico e realmente extraordinário!

Não posso deixar de mencionar que ninguém menos que nosso ídolo máximo, ele mesmo, Zico, O Eterno Galinho, prestigiou e deu o ponta pé inicial no 1o Campeonato Brasileiro de Power Soccer e também esteve presente no recente Mundial, inspirando a todos com seu grande exemplo de solidariedade.

Zico, Zicão, Zicaço é o Embaixador do Power Soccer no Brasil

Dentro do espírito de solidariedade é que pedimos a quem se interessar ou se dispor para que ajude na divulgação e no incremento do Power Soccer no Brasil. Seja de forma singela ou mais atuante, as formas são várias:

1. Divulgue o esporte. Seja através do Twitter, Facebook, Instagram ou watsapp. Curtidas na página da associação no FB, FF do Twitter, link do post ou do site, publicação de alguma imagem relacionada ao esporte no Instagram. Compartilhe algum conteúdo que achar interessante. Qualquer mínimo gesto ou click nos ajuda. Fale a respeito do assunto com os amigos, médicos, fisioterapeutas, algum conhecido da área da saúde, repórter ou que trabalhe na área de Comunicação etc. 

https://www.facebook.com/abfc.brasil

http://www.abfc.org.br/

Twitter: PowerSoccerBr (estarei tuitando a partir de hoje)

2. Voluntarie-se para alguma atividade. Ofereça-se para transportar um cadeirante para um treino ou competição. É possível também participar como juiz, avaliador (classificador), técnico, assistente, qualquer ajuda será muito bem vinda, pode ter certeza.

3. Doe uma bola (ela tem aproximadamente 1,5x o tamanho de uma bola normal de futebol) ou marcação. Faça um footguard (a grade que protege a parte inferior e com a qual se bate na bola) por conta própria ou com um ferreiro. Consiga uma quadra. Faça fotos, imagens ou arte gráfica que promovam o esporte. 

4. Qualquer contato, seja no setor público ou privado, que envolva patrocínio ou verbas incentivadas é útil e pode nos ajudar.

A lista não é exaustiva e também existe a opção de doação pura e simples. Qualquer ideia para que o Power Soccer se transforme cada dia mais em realidade é bem vinda.

Desde logo, agradecemos a todos!

Leila do Fla (lk.flamengo@gmail.com)

ABFC - Associação Brasileira de Futebol em Cadeira de Rodas (powersoccerbr@gmail.com)