sábado, 20 de setembro de 2014

Que venha o Fla-flu!



Bom dia Butequeiros, pessoal da Índia (continuam por aqui?) e leitores silenciosos,

TapetenC pela frente, Fred apitador e arbitragem pressionada por suposto favorecimento ao Flamengo. Desde 4a feira, minha sensação é que deixamos escapar a vitória entre os dedos. Precisamos recuperar os dois pontos "perdidos" e espero um cenário parecido com o jogo contra o Corinthians, em termos de atitude, ambição e resultado.

Infelizmente perdemos o Canteros. O argentino, aliás, vem se mostrando uma ótima contratação e rapidamente sagrou-se titular incontestável, funcionando não apenas como jogador de marcação, mas também como cérebro e distribuidor de bolas no nosso até então acéfalo meio de campo. Ele também contribui demais com a saída de bola. 

O Luxa costuma soltá-lo mais no 2o tempo, ocasião em que podemos desfrutar com maior frequência de seus passes, lançamentos e jogadas de categoria. Estou realmente encantada com o futebol do hermano e penso que uma vez estabilizada nossa situação na tabela, poderíamos deixá-lo mais tempo solto, atuando de forma semelhante ao Pirlo na Copa do Mundo (o Canteros, inclusive, já disse que se inspira no craque italiano).

Tito faz seu 1o gol pelo Flamengo

Por outro lado, teremos em nossas fileiras de batalha o incansável Cáceres, jogador cuja presença em campo nos garante alto índice de vitórias. Quem sabe ele não nos brinda com um golzinho de cabeça?

No domingo, jogaremos por algo além dos 3 pontos. Jogaremos contra um adversário que ocupa imerecidamente a Série A. Jogaremos contra um time que representa o injusto, o jeitinho, o por baixo dos panos, o falso rico, o emergente em sua pior versão, o que consegue algo não por mérito, mas por indicação. Uma torcida sem vergonha, virgem das Américas, que anda de nariz em pé por um clube de aluguel e que vê na pobreza, na humildade, na favela, algo digno de grande repugnância, Nós, ao contrário, enxergamos força, garra, luta, magia, poesia e glória em nossos Joãos e Marias, que mesmo em ermos grotões manifestam amor ao Flamengo.

Ribeirinhos "não gente" de Tapajós. Matéria completa em:
http://brasil.elpais.com/brasil/2014/09/15/opinion/1410784316_802493.html


Aliás, isto me fez lembrar de um grande ensinamento, segundo o qual "A humildade precede a honra" (Pv 15.33). Não há vergonha ou desonra na humildade, seja em que sentido for.

Nessa perspectiva, talvez possamos traçar um paralelo da milenar sabedoria não apenas com nossa gente, mas também com nosso time atual. O Flamengo do Luxa 2014, sempre que humilde, ciente das próprias limitações, disposto a jogar com raça, entrega e determinação, acaba por alcançar a honra, a glória de uma vitória. 

É o que eu espero, é o que eu quero ver no domingo, a luta por cada centímetro, por cada bola, superação, raça. Quero ver um time de valentes, ambicionando e acreditando na vitória. É possível vencer e devemos buscar a vitória incansavelmente. 

Mas e vocês amigos butequeiros, o que esperam do clássico? Qual jogador vocês colocariam para jogar no lugar do Canteros?

Bom fds a todos,

SRN!