terça-feira, 10 de junho de 2014

Avançando nas Redes

Os grandes clubes da Europa tentam equilibrar suas receitas nas três principais fontes de renda (bilheteria/sócio; patrocínios; e cotas de TV). Os patrocínios geralmente são alavancados pelas duas outras partes. No Brasil disparadamente a TV é a maior fonte. Estes são fatos conhecidos e sabemos também que a detentora dos direitos de transmissão (Globo) e a CBF (dona do campeonato) exploram o produto futebol melhor que os próprios clubes.

A página do Cruzeiro no Facebook tem cerca de 2 milhões de likes e uma taxa de engajamento que gira em torno de 4%. O Corinthians 8% e Atlético-MG 7,5%. O Flamengo tem 20% da torcida na rede social (+8 milhões de Likes) e os mesmos 4% ativos, que tem o Cruzeiro, se comunicando. Será que os valores são satisfatórios? O que planejam fazer para ser um dos líderes mundiais nas redes sociais e competir com os gigantesA própria Globo, citada, tem artistas com muito mais seguidores do que os clubes de futebol no Brasil. Exemplar.

Parece que a criação e o lançamento do aplicativo do Flamengo, na semana passada, me transformando de alguma forma em “seguidoinvoluntário” de alguns atletas (Paulo Vitor, Luiz Antônio, Léo Moura...) mostra um caminho que pode ser interessanteEnfim, o Flamengo saiu da inércia entrando para o “mundo maravilhoso das redes sociais”, pela porta da frente (não pelas postagens dos prestigiados atletas acima citados... Rs!). De modo geral, gostei muito da iniciativa. Finalmente existe uma estratégia que junte redes sociais e informação (links para o site, história do clube, ídolos, quiz...). Vamos ver até que ponto pode ser boa ou ruim. Espero que o clube trabalhe bem e faça algo de qualidade e relevância para sua torcida e para ele, como instituição.

Depois da negativa da aprovação de projetos de captação de recursos do Flamengo via restituição de impostos, pela secretaria de alto rendimento e o Ministério do esporte (não que esperasse algo grandioso deles), alguns planos do clube foram "travados". Uma oportunidade valiosa de capitalização foi perdida, ficou a experiência, duvido que a negativa se repita em outras oportunidades. De fora, de longe, não vi culpa do clube no processo e explicarei abaixo.

O Flamengo e outros clubes pleiteiam junto ao Ministério do esporte uma verba já destinada a eles, mas o próprio ministério, órgão que "separou", não libera, pois não há uma definição sobre a distribuição e sobre quem teria direito a verba, efetivamente. O papel a princípio é do CONFAO (Conselho de Clubes Formadores de Atletas Olímpicos e Paralímpicos), onde os clubes estão representados e nem assim há consenso. Porque o ministério não destina a verba individualmente? Qual a dificuldade disso? Ah, distribuir para as confederações que torram o dinheiro que nunca chega a clubes e atletas é mais fácil... Vergonhoso! Fico envergonhado, mesmo! Vergonha é algo que tenho e muitos não, infelizmente.

O Flamengo deveria vir publicamente provar que está certo, fazendo pressão no ministério. Essa é a “greve” que pode funcionar em um ano eleitoral. Ninguém gosta de perder eleitor... Lembrem-se disso! expectativa do clube para o recebimento de verba para a formação de atletas olímpicos (e paralímpicos) para 2016, que foi bloqueada é mínima. Penso que nem contam muito com esta grana, embora quando (e se) sair, viria ajudar demais ao próprio COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e ao ministério, que tem ficado com louros imerecidos. Aliás, quem forma atletas, os clubes, as confederações, o COB ou o ministério do esporte? Juntos formariam melhor, logicamente, com a distribuição de verba “baseada” nos clubes.

Ano passado, o Flamengo lançou o projeto “Anjo da Guarda Rubro-Negro”, de captação de verba via incentivo fiscal para melhoria física do clube e para o esporte olímpico, através de dedução de impostos federais e estaduais, doação e restituição. É algo já executado há mais tempo no Minas Tênis Clube e no Clube Pinheiros, os dois maiores formadores olímpicos do país. Trouxemos um especialista para a função, Marcelo Vido do Minas. DUVIDO que o clube tenha negligenciado algumas etapas, como disse para mim o secretário de alto desempenho do Ministério dos esportes. Prefiro acreditar no Flamengo ou seriam loucos de entrar com recursos em "projetos inexistentes", não é verdade?

"@lavfilho a CBB não teve 11 projetos aprovados. Nenhum projeto foi aprovado ainda. o Flamengo não apresentou o projeto. Simples assim".

*Mil perdões pelo termo chulo, num dia de sangue quente.

Benfica, Flamengo e Internacional, “mapeiam” seus torcedores de uma forma específica. Trabalham (ou deveriam) com núcleos de torcedores organizados, como as “Casas Benfica”, as Embaixadas Rubro-Negras (Flamengo) ou os Consulados (Internacional). Mapeando a esses torcedores e somando forças para contribuição com contrapartida do clube são criadas as condições para um aumento da receita vinda diretamente da torcida. Via Anjo da guarda Rubro-Negro e pelo programa de Sócio torcedor o Flamengo teria a receita que tanto necessita (hoje os torcedores são "presenteados" com um Manto Sagrado, pelo clube por meio da renovação do programa de ST, desde que o plano seja +Raça e/ou superior).

Não é atoa que o Benfica tem mais de 230.000 sócios e o Internacional tem mais de 110.000. As embaixadas precisam de representatividade e cooperação, um trabalho coordenado pelo clube e executado por elas, caminho de duas mãos. O Flamengo patina nos 60.000 STs porque quer, a chave está nas embaixadas! 

O que o Flamengo está esperando para fazer um programa integrado com Anjo rubro-negro + Embaixadas + mídias sociais para alavancar as contribuições que precisa para ajudar a pagar seus impostos, alavancar os olímpicos e injetar grana no futebol que é e sempre será o carro-chefe? Algum clube “descobrir a pólvora” e iniciar seu programa pro Flamengo seguir, "copiar"? Depois não diga que não avisei... A hora é agora!

P.S.: Ontem me tornei sócio do clube. Escolhi um momento de crise para isso, na verdade decidi em um momento de crise. Como preciso do clube, apaixonado que sou, o clube precisa de todos nós. A gente ajuda do jeito que pode, cada um do jeito que pode. Vamos Flamengo!