segunda-feira, 9 de junho de 2014

A Reformulação do Elenco

Buongiorno, Buteco! Com o Mais Querido ocupando a incômoda posição de vice-lanterna do Campeonato Brasileiro, anuncia-se uma reformulação no elenco. A julgar pela última atuação contra o Cruzeiro, que exibiu desordem tática, despreparo físico e pobreza técnica, além de comportamentos traidores e anti-profissionais de alguns atletas em campo, a medida vem em boa hora. Mas qual é a extensão que deve ter essa reformulação? Quem ela deve atingir? Quais os setores mais vulneráveis ou carentes do time? Como reformular pensando plano tático que o treinador pretende montar e nas peças de reposição do elenco, que devem também oferecer alternativas? Nós, torcedores que acompanhamos o dia-a-dia do clube, temos nossas expectativas comuns e particulares. Então, na semana de abertura da Copa do Mundo e com o Campeonato Brasileiro paralisado, nada melhor do que iniciar esse debate. É o que proponho com o texto de hoje.

Adianto logo que, após várias décadas acompanhando o Flamengo e o que aconteceu na gestão anterior, ao que acrescento os acontecimentos deploráveis do primeiro semestre de 2014, acabei me tornando uma espécie de "talibã da disciplina", ou seja, simplesmente não tenho mais a mínima tolerância com qualquer atitude de desrespeito com o clube, sua programação de treinos ideal e com os seus funcionários, sejam eles da Comissão Técnica ou simples integrantes do quadro administrativo. Portanto, o primeiro, vejam bem, o primeiro critério que adotaria no processo de escolha de quem fica e quem sai é o disciplina e da postura profissional. Acredito sinceramente que chegamos a uma situação de "tudo ou nada". Ou o Flamengo se emenda agora, com essa gestão, ou se condenará a ser uma eterna "Casa da Mãe Joana".

Nos próximos parágrafos exporei o meu ponto de vista, mas aguardarei ansioso para ler o que pensam @s meus amig@s do Buteco a respeito dessa reformulação.

***

Começando pela defesa, obviamente todo time passa pelo goleiro. Então, eu acho que a anunciada vinda do Júlio César e saída do Felipe são providenciais, seja porque Júlio César é um ídolo, seja porque não confio no Felipe e não gosto de sua postura profissional, por não considerá-lo confiável. Como se não bastasse, Felipe não tem a regularidade que dele se esperava. Aproveitaria e mandaria embora também o Paulo Victor, que está muito longe de ser um goleiro do nível que o Flamengo precisa. É tempo de César e Luan.

Na lateral direita, eu acho que, se o Léo conseguir se recuperar, deveríamos contratar outro lateral para com ele disputar posição. Leonardo Moura? Vejo nele, com a idade que tem, utilidade na posição que ocupou naquela partida contra o Atlético/MG no Engenhão, no "reencontro" do Flamengo com o Ronaldinho Gaúcho. Seria uma espécie de falso ponta, já que não tem as características para ser um meia armador. Seu desempenho na lateral direita no primeiro semestre de 2013 não recomenda que volte a ocupar a posição. Porém, há o extracampo. É um jogador antigo na Gávea, que presenciou e participou de toda espécie de boleiragem possível, e ultimamente tem se metido a rogar pragas bíblicas via Twitter e a jogar fora a braçadeira de capitão. Acho que já deu. Rescisão pra ele, com todas as homenagens devidas.

A zaga é o único setor que, na minha opinião, não precisa por hora de reforços.

A situação da lateral esquerda é caótica. Conto os segundos até André Santos regressar para a Europa e o seu reserva, João Paulo, tem nível abaixo da crítica. Alerta vermelho para a lateral esquerda, que precisa no mínimo de um reforço de boa qualidade.
No meio, sem estar na Gávea, não sei o que se passa com Amaral em 2014, mas apuraria com atenção e avaliaria com o rigor da anti-boleiragem. De qualquer modo, ainda que fique, precisamos de outro primeiro volante, pois ele é o único que temos para a posição e tem nível apenas mediano. Cáceres eu utilizaria como segundo volante, assim como Márcio Araújo, e reforçaria o meio com jogadores de qualidade. Tanto poderiam ser jogadores do tipo "segundo/terceiro" homem, como o tão sonhado meia de criação. Não faria apostas nesse setor, pois precisamos de soluções e efetividade, e não de mais um jogador para compor elenco e não resolver.

Ainda no meio, Luiz Antonio, por sua irregularidade e falta de compromisso, que passam a impressão de que ele no mínimo não está motivado em jogar pelo Flamengo, eu utilizaria em alguma negociação enquanto ainda tem valor; Gabriel, Negueba, Éverton e Mugni são esperanças de que, com uma preparação adequada em níveis técnico e tático, possam render bem, mesmo que como peças de recomposição (talvez Éverton como titular), e a Elano, jogador decadente, improdutivo e desrespeitoso com o clube, eu mostraria o olho da rua.

Como se vê, o meio tem alguns bons jogadores para compor o elenco, mas poucos com estofo ou condições atléticas para ocupar a posição de titular. Ao lado da lateral esquerda, é a posição que mais urgentemente precisa de reforços, ao meu ver.

Finalmente, o ataque, que para mim é a situação de mais difícil avaliação. Começo por Paulinho, que, como atacante (mérito de Jayme, que o adiantou para essa posição ano passado), ao meu ver é um jogador que poucos times no Brasil têm a sorte de contar atualmente. Mesmo precisando aprimorar, e muito, o fundamento da finalização, sua velocidade e seu comprometimento tático fazem dele um excelente "garçom" e ocasional artilheiro; já quando atua recuado, em outras posições, acaba sendo um jogador comum, que irrita pela pobreza técnica. Como Ney pretende utilizá-lo? O que seria melhor? Vendê-lo ou aproveitá-lo como atacante?

Aproveito o dilema com Paulinho para falar de Hernane e Alecsandro. Enquanto Hernane é um jogador de conduta disciplinar irretocável, xodó da torcida e excelente finalizador, Alecsandro é um jogador bem mais completo, muito mais técnico e que parece estar no auge da forma e da maturidade dentro das quatro linhas; porém, seu comportamento é dúbio e questionável. Jamais me esquecerei das embaixadinhas no segundo gol do Cruzeiro e comparo essa atitude ao arremesso do Manto Sagrado ao chão por Felipe, contra o mesmo Cruzeiro, em Juiz de Fora (talvez não por acaso são dois atletas oriundos do Vasco da Gama).

Com a pinta de que será Hernane o que sairá e que poderão surgir propostas por Paulinho, o que @ amig@ do Buteco faria? Tentaria segurar um dos dois, os dois ou negociaria ambos, contratando outros para seus lugares? O que faria com Alecsandro? Contrataria mais alguém para o ataque?

***
 
Aguardo as opiniões de tod@s, inclusive com possíveis nomes disponíveis no mercado.

Bom dia e SRN a tod@s.