sexta-feira, 25 de abril de 2014

De volta


De volta das férias encontro o Flamengo eliminado da Libertadores logo depois de conseguir uma improvável vitória no Equador e campeão estadual com um gol em impedimento nos acréscimos do segundo tempo. É uma das coisas mais incríveis de ser Rubro-Negro a capacidade do time de gerar momentos de emoção depois de um começo de temporada em que estava até difícil de arrumar assunto.

Também não vi o jogo da primeira rodada do Campeonato Brasileiro e li que o time jogou mal mais uma vez. Os melhores momentos também não ajudaram muito, mas pelo que me foi dito, o time continua apresentando as mesmas falhas desde o início do ano. Uma crítica que li em alguma matéria dava a entender que o próprio Jayme admitiu que a falta de sequência de um time titular vem atrapalhando na questão que, na minha opinião, é o maior problema desse time: o posicionamento defensivo.

Já discutimos muito aqui sobre isso e sobre como a organização e a disciplina tática tornaram o Mais Querido extremamente competitivo no ano passado, a ponto de bater times considerados mais fortes e com elencos superiores ao nosso. Da mesma forma, os dois jogos desta semana pelas semifinais da Champions League mostraram claramente a importância dos conceitos de posicionamento defensivo e transição rápida nos contra-ataques no futebol de hoje.

Seria maravilhoso então, se o velho Jayme conseguisse aproveitar essas primeiras semanas do campeonato, em que jogaremos apenas nos fins de semana, para reorganizar o time. E treinar. Muito. Insistente e exaustivamente. Fundamentos, posicionamento, jogadas ensaiadas, bolas paradas e até mesmo cobrança de pênaltis. Vale até aproveitar para deixar o Elano no estaleiro, se recuperando por bastante tempo para que possa voltar apenas quando estiver bem de verdade, sem risco de nova lesão.

No ano passado, o Flamengo desperdiçou as rodadas iniciais, perdendo pontos para times que acabaram rebaixados o que deixou a nós torcedores apreensivos até as últimas rodadas. Depois de quatro jogos sem vitória, já na segunda rodada vamos ter um jogo explosivo. Como no ano passado, o adversário vai estar em festa, agora se despedindo da sua antiga casa. E ainda há o duelo contra o fujão que abandonou o time. Gostaria muito de reencontrar o Flamengo jogando com sangue nos olhos e dando aos torcedores paulistas uma amarga despedida do Pacaembu.

abraços a todos e SRN!