sexta-feira, 4 de abril de 2014

Coluna do Bcb

A Bcb Production

Bom dia amigos do Buteco, 

Depois de alguns poucos jogos interessantes e várias partidas pouco ou nada relevantes, finalmente chegamos ao momento legal, dos grandes jogos, das decisões, que nos motivam a falar sobre futebol, sobre campo e bola e deixar de lado assuntos jurídicos, brigas políticas e demais itens “aborrecentes” que acabam sendo ossos do ofício do torcedor fanático. 

Demos um passo importante na Libertadores ao vencer o Emelec fora de casa, mas isso de nada terá adiantado se não finalizarmos o trabalho vencendo o Leon em casa, portanto o clima tem que ser de concentração, não há qualquer razão para comemoração até o momento. 

Por sinal, ainda no infindável debate sobre priorização da Libertadores em detrimento do Estadual, acho que um clube do tamanho do Flamengo tem que ser obcecado por títulos, de maneira que estando na final do Carioca, vencer essa competição e classificar para as oitavas na Libertadores não pode ser tratado como algo opcional, tem que ser um pacote no qual conste unicamente o sucesso em ambas as competições, temos totais condições  para o êxito, não há razão para pensar de maneira diversa. 

Chegamos ao ponto do não retorno, agora só nos resta olhar pra frente e esperar as vitórias, a classificação na Libertadores e mais um título estadual. 

Com os próximos três jogos no Maracanã, a necessidade do Jayme poupar atletas diminui consideravelmente o que não quer dizer que não exista. 

Jogadores que tiveram um desgaste grande no jogo da Libertadores como Gabriel e Everton poderiam dar lugar na final do Estadual a, por exemplo, Lucas Mugni e Luiz Antônio, sem que o time tenha tanto prejuízo técnico. 

Sendo assim, e assumindo que os jogadores lesionados não estarão disponíveis, jogaria com o seguinte time contra o Vasco e Leon, respectivamente: 

Felipe, Digão, Wallace, Samir e JP, Amaral, MA,LA e Mugni, Paulinho e Alecssandro. 

Felipe, Wallace, Chicão e Samir, JP, Amaral, Muralha, Gabriel e Everton, Paulinho e Alecssandro. 

Por fim, acho que os nossos três próximos jogos serão muito complicados, o nosso rival local está motivado, descansado e com sangue nos olhos para tentar diminuir um pouco os 26 anos de humilhação enquanto o Leon mostrou-se uma equipe com jogadores de boa técnica e que tende a se beneficiar de um gramado perfeito como o do Maracanã, ainda mais jogando pelo empate. 

O Flamengo terá que ser mais Flamengo do que nunca, a torcida vai ter que fazer a sua parte, lotar o Maracanã e dar aquele apoio que só ela sabe como fazer mas, como a ultima quarta feira nos mostrou, nenhum desafio é grande demais para o nosso clube. 

Obs: O colunista titular, Guilherme de Baere, está de férias.