sexta-feira, 28 de março de 2014

Algumas perguntas


Hoje vou tentar uma abordagem um pouco diferente nesta coluna. Gostaria de propor aos frequentadores do Buteco do Flamengo algumas perguntas que nos levam a um tema extremamente importante e do qual depende o futuro do Mais Querido.

A primeira pergunta, é a questão chave e é uma pergunta do tipo capciosa.

A quem pertence o Flamengo?

A ninguém? Aos sócios proprietários? A todos os sócios? Aos torcedores rubro-negros? À Nação Rubro-Negra?

A segunda pergunta não é menos complexa do que a primeira:

O que é o Flamengo?

Um time de futebol? Uma força da natureza? Um clube da zona sul do Rio de Janeiro que têm um time bastante popular? Um símbolo? Um mito?

Essas duas perguntas definem, de certa forma, o significado do Flamengo para cada um de nós. Dependendo das respostas, consequentemente, da forma que cada um de nós enxerga o Flamengo, o debate pode tomar diferentes rumos. Um caminho que me parece natural, é direcionar a conversa para uma segunda rodada de perguntas:

O torcedor apaixonado, que consome produtos oficiais do clube, paga pay-per-view, compra livros sobre o Flamengo, lê todo tipo de notícias, vai aos jogos ou contribui como sócio-torcedor, é mais ou menos importante para o clube do que o frequentador da sede social?

Existe uma hierarquia de importância entre sócios, torcedores e sócios-torcedores?

O debate resultante das perguntas acima leva à tal questão que vai definir o futuro do Flamengo, talvez pelas próximas décadas. A reforma do estatuto. É um tema complexo e cuja discussão, eu creio que deveria envolver também os torcedores, da mesma forma que ocorre com a eleição presidencial. Ainda que não tenham voz ou direito a voto, ficou provado na eleição de 2012, o quanto a torcida têm consciência da importância que tem a condução do clube nos destinos da paixão maior de todos nós que é o time de futebol profissional.

Na coluna desta semana, a idéia é apenas levantar o debate e tentar instigar a curiosidade dos frequentadores desse fantástico espaço de rubro-negros. Numa próxima oportunidade, se for do interesse da maioria, gostaria de trazer algumas considerações sobre as 3 propostas atualmente sendo discutidas para a reforma do estatuto.

abraços a todos e SRN!