sábado, 1 de fevereiro de 2014

Breve Análise Deste Início de Ano







Irmãos flamengos,

aproxima-se o dia em que o nosso amado Mengão iniciará sua caminhada na Taça Libertadores da América de 2014.

A expectativa pela estreia do Flamengo é grande, assim como o é a curiosidade a respeito de como vai se portar a equipe nesse primeiro desafio na competição continental.

O Flamengo tem um time base de todos conhecido: Felipe; Leonardo Moura, Wallace, Samir e André Santos; Amaral, Muralha (Cáceres ou Feijão), Elano e Carlos Eduardo (Éverton, Gabriel ou Lucas Mugni); Paulinho e Hernane.

Essa é a formação que deverá entrar em campo para enfrentar o Léon, no México.

Analisando o elenco, e tendo por parâmetro as características dos jogadores e o rendimento do time nos dois jogos disputados no Campeonato Carioca, vislumbro duas questões a merecerem atenção: a primeira é a excessiva exposição do setor defensivo, em virtude de um meio de campo de pouca efetividade na marcação, deficiência que é gravemente potencializada pelo fato de que nossos laterais também não são bons no desarme; a segunda é a inoperância do Carlos Eduardo, questão de todos conhecida desde o ano passado.

Sobre o Carlos Eduardo, creio que o elenco oferece jogadores muito mais aptos para a titularidade. Eu testaria o Éverton, que teria a função de voltar e recompor o meio de campo, dando mais liberdade ao Elano.

Já no que se refere ao primeiro problema, acho que ao Flamengo se abrem duas alternativas: repatriar o Elias (o que seria fantástico), ou contratar alguém para a posição.

O Muralha, que tem tido a incumbência de substituir o Elias, tem qualidade técnica e possui bom passe, o que proporciona ao time uma melhor saída de bola. Contudo, trata-se de um jogador lento e pouco afeito à uma característica fundamental de quem veste o manto sagrado: a raça!

Essa falta de entusiasmo no ato de tomar a bola ao adversário acaba por sobrecarregar o Amaral e, por conseguinte, todo o sistema defensivo.

Por isso, acredito que o retorno do Elias seria a solução ideal para essa carência.

Apenas acho que a proximidade da estreia do time na Libertadores exige rapidez na definição do impasse. E se a contratação do Elias infelizmente malograr, o clube, na minha opinião, tem de contratar alguém de características similares para a posição.

Algum jogador que marque com firmeza, tenha agilidade para transitar pelos lados do campo, em cobertura aos laterais, e que possua um bom passe. Já nem incluo como requisito finalizar com a mesma eficiência do Elias, pois seria pedir demais. Marcação firme e passe de qualidade, porém, são indispensáveis.

De todo modo, mantenho acesa a esperança e a fé de que essa história terá um final feliz, com o retorno, em breve, do Elias para a sua casa, o Clube de Regatas do Flamengo.

...

Antes de encerrar este post, quero compartilhar com os amigos uma recente experiência vivida pelo meu irmão, como associado ao programa de Sócio Torcedor do Flamengo.

Ele teve um problema ao fazer a renovação do plano, pois o clube, além de cobrar o valor mensal do plano renovado, descontou, por equívoco, na fatura seguinte, e de uma só vez, mais dois planos.

Após mandar alguns e-mails e buscar contatos por telefone, ele foi pessoalmente à Gávea e expôs o problema à atendente, que informou não ter autonomia para cancelar as cobranças indevidas, mas que passaria a questão com toda a brevidade para o setor responsável.

Como os dias passassem sem qualquer retorno do clube, o que evidenciava, em princípio, a manutenção das cobranças, ele ficou bastante aflito, pois descortinavam-se duas situações muito delicadas: ou aceitava calado o desconto indevido; ou ajuizava uma ação para cancelamento da cobrança, o que, convenhamos, seria extremamente desagradável, pois meu irmão é perdidamente apaixonado pelo Flamengo.

Todavia, uma semana antes do fechamento da fatura, ele constatou que o Flamengo cancelara os valores indevidamente cobrados.

E ficou tão feliz com a solução do imbróglio que enviou uma mensagem de agradecimento ao clube.

Alguns provavelmente dirão que o clube não fez mais que sua obrigação.

Concordo, com a ressalva de que vivemos em um país em que “cumprir a obrigação” é artigo raríssimo.

Aliás, se nós, cidadãos, políticos e instituições, “cumpríssemos nossas obrigações”, viveríamos em uma sociedade muito melhor.

Mas o fato é que o Clube de Regatas do Flamengo cumpriu a sua e devolveu integralmente aquilo que fora indevidamente cobrado ao meu irmão.

Em nome do meu irmão e de minha família, agradeço à diretoria do Flamengo, em especial ao setor responsável pela administração do programa de Sócio Torcedor do clube.

Muito obrigado.





...

Abraços, Saudações Rubro-Negras e bom fim de semana a todos.

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.