sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Jaime


A boa sequência de resultados desde o malfadado revés contra o genérico paranaense trouxe um pouco de tranquilidade a todos os rubro-negros. O Flamengo apresentou uma melhora significativa sob o comando do Jaime. A compactação tem se mantido ao longo dos jogos de uma maneira que não acontecia antes e o time parece melhor no quesito auto-confiança. Ainda que o torcedor permaneça ressabiado, podemos ver em campo que, mesmo quando sofreu gols de Botafogo e Criciúma, o time conseguiu manter a organização em campo.

Uma das primeiras medidas do treinador ao assumir o posto, ainda como interino foi de tamanha simplicidade que quase passou despercebida. Ao invés do que fazem os pseudo-estrategistas com seus segredos táticos e escalações divulgadas minutos antes dos jogos, Jaime fez questão de definir logo o time, evitando as experiências e invencionices a que seus antecessores eram afeitos. Com conceitos simples e rápida definição de funções e posicionamentos, conseguiu em pouco tempo organizar um time que parecia esfacelado e torná-lo minimamente competitivo.

Em paralelo, duas mudanças que, agora, parecem tão óbvias quanto necessárias. A entrada do Amaral como primeiro volante, e a saída do lento André Santos da lateral ajudaram a aumentar a consistência defensiva que faltou ao time em outras partidas. À disciplina tática e a dedicação demonstrada pelo elenco nas últimas partidas, Jaime aliou a coragem para escolher conquistar os pontos necessários antes de tentar fazer o time jogar um futebol pretensamente moderno. Seu grande mérito, a meu ver, foi entender a falta de qualidade do elenco de que o Flamengo dispõe.

Fica no ar uma pergunta que talvez ainda não deva ser feita, pelo menos não antes de atingirmos os 45 ou 46 pontos neste campeonato. Manter ou não manter o Jaime nos planos para a temporada 2014? É uma questão importante já que, segundo o próprio Pelaipe, o departamento de futebol rubro-negro já havia começado o planejamento para reforçar o elenco em conversas com o treinador-fujão. E, ainda que o time ainda traga desconfiança para boa parte da torcida sobre sua permanência na primeira divisão, o planejamento da temporada não pode ficar apenas para o final do ano.

Pessoalmente, sou contra o treinador escolher os jogadores do time, ainda que isso seja tradição no futebol, tanto no Brasil quanto fora. Entendo que o treinador pode indicar jogadores que considera interessantes para qualificar o time, mas penso que a montagem do elenco deve ser feita pelo departamento de futebol do clube. Dessa forma, previne-se que aconteça o problema que vivemos tantas vezes de o técnico ser mandado embora e deixar uma penca de bondes que ele mesmo pediu que fossem contratados.

Não sei se Jaime é o nome para iniciar, ou reiniciar, o trabalho com o elenco do Flamengo na próxima temporada. Por outro lado, o clube tem um histórico relevante com treinadores “prata da casa” e, ao contrário, costuma ir mal com técnicos medalhões. Seja como for, penso que essa decisão deve ser prioritária para Bandeira, Wallim e cia. Depois de tanto sofrimento com a falta de planejamento nesta temporada, o mínimo que a torcida espera é que a diretoria tenha aprendido que montar um elenco não é tão simples quanto parece.

abraços a todos e SRN!