quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Calúnia do Rúbio Negrão

Após a vitória do Mais Querido do Mundo (by Conmebol) sobre o Criciúma, lucubrei no Twitter sobre o fato incontestável de o Hernane ter nascido para fazer gols, especulando até que se ele ainda soubesse jogar bola, seria um craque comparável ao Pelé, num patamar bem próximo ao do Zico.

Agora, o mais engraçado, e podem rir se eu estiver mentindo, foi que não escrevi isso como uma piada, mas como uma óbvia constatação. (Percebam que Romário, um centroavante que além de fazer gols ainda sabia jogar bola, ultrapassou tardia, porém resolutamente a barreira dos 1.000 tentos.)

Cenão vejemos e erremos: normalmente, considera-se o goleiro um jogador excêntrico por exercer uma função bastante específica, que difere bastante daquelas executadas (ou supostamente executadas) por seus companheiros de equipe: estes visam fazer gols, enquanto aquele os evita. Isso sem citar o seu biótipo, que se destaca na paisagem: se os jogadores de linha, em geral, são pouco altos, ou baixos em demasia, muito magros ou gordos bagarai, o golquíper é, e precisa ser mesmo, um sujeito esguio, que beira, quando não ultrapassa, os 2mts de altura, além de usar um uniforme diferente, com direito a luvas, toalhinha, proteção bucal e uns malas enchendo o saco o jogo inteiro quando atua em áridos alçapões sem fosso como São Januário.

Trata-se, pois, de um cara de personalidade mais forte, que assume na lata ser ruim de bola, mas que tá lá, dando a cara pra bater, orientando no grito e na moral uma defesa cujos integrantes jogam bem melhor que ele, Welinton incluso.

Agora, sejendo cinsero e analfabético, eu nunca, jamais tinha parado pra pensar que o centroavante partilhava tal estirpe com o guarda-redes, atuando como uma espécie de goleiro às avessas infiltrado na seleta panela dos laterais, zagueiros, volantes, meias e pontas.

Ora, meus leais detratores, parem pra pensar. Pararam? Conseguiram? Ora, presenciamos defesas milagrosas com a mesma frequência com que testemunhamos gols sobrenaturais. Aturamos frangos inacreditáveis e gols inacreditavelmente perdidos com igual regularidade. É ou não é?

O que me faz voltar ao tema Hernane. O Roberto Gomes, experiente olheiro do BUTECO DO FLAMENGO, afirmou o seguinte sobre o nosso protagonista de hoje: “Ele pode ser matador, mas é ruim de bola e burro...”

Quem sou eu pra discordar do Roberto, ainda mais quando concordo com ele?! O Hernane é tecnicamente limitado, sim, mas aí é que reside toda a beleza da coisa: o Brocador compensa plenamente tal limitação com muita garra, disposição, profissionalismo e, principalmente, um salário baratinho. De modo que é o cara certo na posição correta, a "centroavância", um mister que permite o sucesso e a realização profissional ao jogador ruim de bola e burro, mesmo quando, em sua polivalência, é ruim de bola e burro ao mesmo tempo.

Assim como tantos outros centroavantes imbecis, retardados e completamente ineptos para a prática do futebol, posto que nada sabiam fazer com uma bola além de depositá-la impiedosamente e ininterruptamente dentro do gol adversário, exatamente como reza o livro de regras do esporte bretão, Hernane desbancou, ou melhor, abancou o habilidoso Marcelo Moreno, que apesar do renome internacional ainda não percebeu que quando a bola chega aos seus pés dentro da área adversária, a torcida não quer mais saber de futebol. Ela quer é gol. Gol feio, bonito, chorado, engraçado, cagado, legal, ilegal, genial, espirrado, chutado, de placa ou de bico.

Sim, porque do Hernane eu espero tudo.


Duplex Toc Zen

1 - “Palmeiras confirma interesse do Flamengo em meia chileno”: Pô, Mengão! Tá tentando arrumar mais Valdívida? #TrocadalhoDoCarilho

2 - O seguro morreu de infarto: Como o Flamengo tem “morrido” nas segundas etapas das partidas, agora eu só fico sussa de verdade quando o time mete 3 gols de vantagem... e o juiz apita o fim do jogo. 

3 - Nem se virassem a tabela do Brasileirão de ponta-cabeça o Mengão pegaria um G4: Já o Vasco...

4 - Tudo bem que o Flamengo não tem 11 titulares à altura de suas tradições: Mas pelo menos tem 11 reservas bons bagarai!

5 - O Mano Menezes é mesmo diferenciado no meio esportivo: Já tem 2 Séries B, enquanto muitos jogadores ainda nem têm a 1ª série.

6 - Os jogadores do Flamengo teriam evitado a demissão do Mano se tivessem se fechado em torno dele: Se fechado em torno dele pra comê-lo na porrada num violentíssimo corredor polonês!


7 - “Pra jogar contra Zâmbia e Coreia, Felipão poderia ter convocado o Val também!” – Rocco Fermo: Concordo. Quem sabe usando a amarelinha, uma camisa bem mais leve que a do Flamengo, o cara conseguisse finalmente jogar a sua bolinha.

8 - “Como comentaram mais cedo, deve ser uma equipe de redatores para conseguir escrever tão bem e com tanta criatividade toda a semana.” – Luiz Mengão Eduardo: Quem me dera... Na minha “equipe”, só o Tico e o Teco mesmo, sendo que este último, coitado, ainda tem me faltado direto porque tá nas últimas.

9 - “A equipe DC United dos EUA anuncia projeto de estádio com semelhanças à Arena Corinthians”: Também será construído com dinheiro público?


171 - Dirigente do São Paulo minimiza drama do rebaixamento: “Se em 87 o Sport Recife foi campeão brasileiro, em 2014 o tricolor paulista pode perfeitamente repetir o feito!”

11 - O Botafogo em Brasileiros é como as novelas na Globo: Todo mundo sabe como termina com muita antecedência.

12 - Ri alto, mas quem nunca?: “O Botafogo é a quinta força do futebol carioca, ao lado do Bangu.” – Arnaldo Taveira

13 - “Vasco tem 59% de chances de cair no Brasileirão”Que sina a nossa! Mesmo após o término do último Cariocão teremos que continuar aturando o Vascão 100%...

14 - O problema do Vasco nem é mais cair pra Série B: É qualificar o time pra disputa.

15 - Caro coirmão cruz-maltino, não tema: O Vasco já tem a manha da Série B. Veja só como o Palmeiras tá nadando de braçada!


16 - Alex Soneca, não: Alex Morteca mesmo.


17 - Twitter Cassetadas da semana (em tempo real só em @rubionegrao)

"O Flamengo tá fudido, tudo estourando na mão da nova gestão porque ela está disposta a pagar o que o Fla deve..." - Jamilton, BUTECO

Não discordo da escalação do Jayme, porque conseguir tirar 11 titulares da cartola já o qualifica pro Gala Internacional de Magia.

Quem acompanha as Calúnias sabe que antes do Brão eu já dizia que o artilheiro do certame o Hernane seria.

De repente até já dá pra fazer os 45 pontos contra o Criciúma mesmo.

Que jogador moderno, o Paulinho! Onipresente.

Criciúma, criciduas, cricitrês, criciquatro! MEEEEEEENGOOOOOO!

@sergiomrvieira: ♫♫ O mais querido tem Rubens, Paulinho e Pavão... ♫♫

@maxamaral: RT @sergiomrvieira@rubionegrao ♫♫ O mais querido tem Elias, Samir e Chicão... ♫♫

Diretamente do currículo do Jayme de Almeida: "Ex-jogador do Flamengo, atual treinador especializado em Criciúmas."

#ConteComigoMengão: é um, é dois, é três, é quatro. Final: Flamengo 4x1 Criciúma.

Portuguesa 4 x 0 Corinthians: o Corinthians não pode se queixar, pois se foi ferrado por um time português, será salvo da degola por outro.

Este ano o Vasco só cai se depender dele mesmo. #TambémNãoEntendi

Se o Vasco cair junto com Corinthians e São Paulo, prevejo uma longa temporada na Série B.

O gostoso de se livrar rápido da degola é poder torcer por resultados mais divertidos, em vez de mais interessantes.

Corinthians 4x0 Flamengo, Portuguesa 4x0 Corinthians.
Moral da história: quem com quatro fere, com quatro será ferrado.

"Ele [Cáceres] careceres de técnica e velocidade." - @Jal1974, BUTECO DO FLAMENGO

"Nome de estádio sugestivo pro Curinthia cair de 4: Morenão. O Sheik pira!" - @aafsouzanit, BUTECO DO FLAMENGO

"Ibson e Maldonado estão fazendo o que dirigente nenhum do Fla conseguiu nos últimos anos: destruir o MSI." - Bcbfla, BUTECO DO FLAMENGO

Enquanto o Flamengo tenta trazer 1 jogador da Série B, o Vasco, bem mais ambicioso, tá levando logo 11 pra lá.

Quem cairá antes: o Vasco ou o Dorival?

"Curti mesmo os três pontos que invadiram a casa dos trinta. Trinta pontos balzaquianos, que demoraram a chegar." - @CMouta, BUTECO

O Hernane nasceu pra botar bola pra dentro do gol. Inigualável. Se soubesse jogar futebol seria um gênio nível Pelé.

Prezada torcida do Corinthians: nada, mas NADA justifica a violência... exceto uma goleada pra Portuguesa. TACA FOGO EM TUDO MESMO, GALERA!

Por acaso esse jogador de time da 2ª divisão que o Flamengo tá trazendo seria do Vasco, Fluminense ou Botafogo?

Por que cargas d'água o Bottinelli não jogará na 4ª-feira? Não tem uma cláusula no seu contrato obrigando o Coritiba a escalá-lo contra nós?

O misterioso novo contratado é algum jogador do Vasco que só será integrado ao elenco do Flamengo no ano que vem. Daí, "jogador da Série B".

Ruim sem ele, pior com ele: Ué vem aí!

O Flamengo só decolará inexorável e definitivamente quando certas pessoas ali dentro conseguirem amar o Clube mais do que amam o poder.

Hoje o Deivid nem precisa entrar em campo com a camisa do Flamengo por baixo da do Coritiba. Prefiro que entre com a do Inacreditável mesmo.

Daqui a pouco, Flamengo x Coritiba, com o grande duelo Hernane Brocador x Alex Roncador!

Na rodada de hoje o Inacreditável FC vai jogar desfalcado do Deivid. Já o Elias vai jogar.

Se o Bráulio estiver caído, o Rafael Sóbis. #TrocadalhoDoCarilho

É, né, seu Pênicles Chamuscarosca? Hoje não tem o Abel Bobo do outro lado pra você dar nó tático, né?

Ô Cazedú! É pra jogar CONTRA os coxas, e não NAS coxas! 

‏@thiagotico Se tivesse só ele de zagueiro ele já teria que fazer isso RT @rubionegrao Caraca, o Welinton vai ter que ralar muito pra barrar o Wallace!

‏@betovelvet Conta hackeada por um tricolor RT @rubionegrao: Quem é aquele bigodudo charmoso com a 9 do Flamengo?

Tô na dúvida se hoje o Alex Soneca tava elétrico, ou se o Cazedú é que tava meio morgado...

"E esse 10 do Coritiba é o Alex ou o Rui Cabeção, hein?" - Andre Cardoso, BUTECO DO FLAMENGO

A arrancada do time do Andrade para o hexa em 2009 também começou com uma quebra de tabu contra o Santos na Vila Belmiro, confere?

E diferentemente do Flamengo de ontem, não consegui quebrar minha escrita. Daí, continuo nada mais fazendo.

(Ás do quinta-colunismo esportivo, Rúbio Negrão, vulgo Rubro-Negão Trolhoso, vulgo RNT, é cria dos juniores do blog da Flamengonet, e aceita doações de camisas oficiais novas do Flamengo no tamanho G.)