sexta-feira, 26 de abril de 2013

Os capitães da barca


O Flamengo definiu esta semana a saída de dois dos nomes mais polêmicos do atual elenco, Ibson e Alex Silva. Foram publicadas muitas informações desencontradas e fica a impressão de que o caso não foi muito bem conduzido pelo departamento de futebol do clube. O que não quer dizer que não tenha sido feito da melhor forma possível na situação atual.

Vale lembrar que, mesmo que tenha melhorado muito, o Flamengo ainda não consegue controlar todas as informações que saem do clube e têm influência na opinião da torcida sobre o caso A ou B. Determinadas informações podem beneficiar um ou outro lado nas questões financeiras que envolvem as dispensas e mesmo valorizar ou desvalorizar o jogador em negociações futuras. Mais do que nunca, é preciso buscar o máximo possível de fontes para tentar montar o quebra-cabeças e saber o que se passa na realidade.

A dispensa do Ibson talvez seja a que vem causando mais polêmica. Com um alto salário e um rendimento bastante questionável, o jogador tem agora provavelmente o melhor contrato de sua carreira. Joga num clube que é quase a sua segunda casa e onde sabe exatamente o que fazer para conquistar e manter o apoio da torcida.

Ele se destacou sendo aquilo que os professores treinadores convencionaram chamar de "jogador dinâmico" e que os torcedores mais críticos chamam mesmo de peladeiro. É o cara que corre por todo o campo e pode funcionar bastante bem em um time com um sistema de defesa forte e armado para jogar em contra-ataques. Seu grande problema é a falta de disciplina tática, provável motivo de ele não ter tido grande destaque em nenhum outro clube além do Flamengo.

Na atual temporada, Ibson apareceu logo na segunda partida com um ataquezinho de pelanca após marcar o gol na partida contra o Madureira. Depois de levar uma enquadrada da diretoria, começou a jogar bem melhor do que o que vinha apresentando e se destacou no time, sendo pra muitos o melhor do meio de campo do Flamengo na taça guanabara.

Mas uma análise mais atenta de suas atuações mostra que os antigos erros de posicionamento continuam lá, assim como a sua atitude nada positiva para o time. Olhando os jogos do campeonato brasileiro do ano passado, especialmente nos períodos de queda do time, é fácil perceber em muitos gols que a entrada do Ibson no time contribui para desorganizar o sistema defensivo. Mesmo correndo bastante em alguns jogos, ele o faz de forma errada, marcando fora de sua posição e forçando os outros defensores a fazer o mesmo para tentar corrigir o problema. E isso não é uma coisa nova.

Ruim mesmo para o clube é esse desnecessário clima de guerra fria entre diretoria e jogador, cada um irredutível e buscando o que é melhor para o seu lado. Ainda que a diretoria esteja buscando o melhor para o Flamengo - algo praticamente inédito em tempos anteriores - acaba desvalorizando um ativo do clube. Pelo perfil das decisões da diretoria até aqui, imagino que tenham feito os cálculos de prejuízo técnico, financeiro e de ambiente mantendo ou tirando o Ibson para chegar a estratégia atual.

Alex Silva é um caso diferente. É um cara de personalidade forte, explosivo e que, justamente por isso, se meteu em diversas situações complicadas ao longo da carreira, exatamente como agora.

Trata-se de um jogador que alcançou algum destaque fazendo parte de um sistema defensivo muito bem armado e que garantiu ao São Paulo um de seus três brasileiros consecutivos. Mas é interessante lembrar também que nessa defesa também se destacou o péssimo André Paraná, que havia passado antes pelo Flamengo sem deixar nenhuma saudade. Após esse período, o Pirulito não teve mais destaque em nenhum time, nem mesmo na sua volta o time paulista que já não contava mais com a mesma consistência defensiva.

Sua vinda para o Flamengo da diretoria anterior acabou não sendo boa para nenhuma das partes. Trouxeram um cara sem muito tato que cobrava profissionalismo num ambiente completamente zoneado, conduzido por pessoas despreparadas e no meio de uma guerra fria entre o treinador e a principal estrela do time. Era até esperado que não desse certo, mas o jogador conseguiu complicar ainda mais as coisas, se queimando definitivamente com a torcida. E se, jogar no Flamengo já não é fácil para muitos jogadores, ainda por cima sendo perseguido pela Nação, o cara tem que ter muita personalidade e jogar muita bola pra dar a volta por cima. E isso o Pirulito não fez até hoje com o Manto Sagrado, nem com Luxemburgo, nem com Dorival e nem com o Jorginho.

Penso que essa segunda passagem do Alex Silva pelo Flamengo se encerrou na hora em que ele "pediu um tempo" ao treinador. Honestamente, como você faria no seu trabalho se um funcionário pedisse um tempo? E se, ainda por cima, esse funcionário custasse caro para a empresa? Agora pense esse cenário em uma empresa em estado pré-falimentar? Daria para manter o cara? A diretoria do Flamengo parece pensar que não, o que me parece também ser coerente com tudo que vem sendo feito no clube até aqui.

abs e SRN!