quinta-feira, 25 de abril de 2013

Calúnia do Rúbio Negrão


Sejemos cinseros e analfabéticos: ando meio assustado com esse papo de que a camisa do Flamengo pode passar a valer R$ 90 milhões. Aparentemente, trata-se de uma boa notícia, mas já pararam pra pensar no perrengue de um jogador novato ao envergar o manto sagrado usado por Zico, Dida, Leandro, Carlinhos, Romário, Leônidas da Silva, Pet e Zizinho, entre outros de semelhante quilate, agora acrescida de tão grande valor venal?

É, meus leais detratores, eu vou direto na ferida, mesmo quando ela ainda não está aberta. Imaginem vocês um garoto recém-promovido dos juniores oprimido sob o peso do uniforme rubro-negro num Engenhão lotado, e... tudo bem, Engenhão lotado não dá pra imaginar. Pois então num Maracanã lotado. O tal do garoto, no Maraca, exalando atitude, mas pedindo mamãe por dentro. Um jovem imberbe, normalmente franzinho, que mal se aguenta com os brincos, anéis, pulseiras, cordões, maquiagem, topete, tatuagens e tantos outros balangandãs que ostenta na praia da Barra (sim, porque pra balada ele vai um pouco mais produzido), tentando não tombar, procurando fazer os joelhos pararem de tremer, subjugados por uma camisa que causa desconforto, um delicioso desconforto, por sinal, até ao torcedor que a veste só pra ir comprar pão na padaria.

Pois bem, mas pra não ser injusto, esse manto sacrossanto não pesa somente na petizada. Quem me garante que as tais “contratações pontuais”, que nos remetem a atletas que chegarão e tomarão conta de suas respectivas posições, não vão tremer nas respectivas bases? Ora, fazer contratações pontuais é bem mais difícil que cumprir a promessa “Essa é a saideira” ou “Vou deixar o carro aí na frente e pegar um táxi”. Cenão vejemos e erremos: alguém aqui acreditava no Hernane? Ou melhor, alguém aqui acredita no Hernane? Pois é, mas ele foi o reforço mais pontual dos últimos tempos, e apesar de toda essa pontualidade, sua hora demorou alguns meses pra chegar. Felizmente, está aí, fazendo a parte dele muito bem feita, porque garanto que o seu contrato não reza que seus gols tenham de ser bonitos e transbordantes de técnica e elegância.

Apesar disso, na mengosfera tem muita gente boa e inteligente desconfortável com a sua titularidade para o Brasileirão que se aproxima a galope de cavalos paraguaios. “Precisamos de um craque pra 9”, “O Hernane é, no máximo, reserva”, etc. Só que ninguém se lembra de que, se o campeonato nacional já teve Zico, Romário e Reinaldo do Atlético-MG como artilheiros, também teve Washington “Coração Valente”, Josiel, Dimba, Magno Alves, Dill, Souza “Caveirão”, Kléber Pereira, Adhemar, Guga, Renaldo, Tulio “Mil Gols”, Nilson e Paulinho McLaren!

Ou seja, no futebol, assim  como na vida, a pontualidade só pode ser aferida quando o sujeito aparece. Antes, não. Antes, somente probabilidade. Posto isso, a não ser que chegue algum atacante top de linha muito bom e cascudo, eu manteria o Hernane no time titular, simplesmente por ser um goleador com todos os pré-requisitos necessários pra bombar na artilharia do Brão 2013: sorte, um nome legal, que permite variações criativas pra torcida tirar onda, faro de gol de bico, vontade de jogar na Ucrânia ou na China em 2014, é folclórico, além de não sentir a camisa, atuando como se jogasse uma pelada de fim de semana. Na verdade, “como se jogasse”, não, mas essa é uma outra história.

De maneira que minha preocupação pro Brasileirão não é o jogo feio e altamente eficiente do Hernane, mas sim a extrema categoria da garotada imatura, mais ainda quando tamanha elegância no jogar estará ornada com o célebre fardamento vermelho e preto, agora mais pesado do que nunca. Estará ela, a garotada, já pronta para as cruezas da maratona dos pontos corridos?

Bem, como não sou de deixar os problemas que do nada levanto sem soluções, proponho que, a fim de tirar um pouco do peso da camisa do Flamengo, os jogadores passem a usar debaixo do manto uma camisa do Vasco, outra do Fluminense, e só um retalhinho da do Botafogo, para não perder totalmente a autoestima.


Duplex Toc Zen

1 - “Reservas do Fla correspondem e vencem Macaé”: E olha que nosso time B ainda jogou desfalcado do Renato!

2 - Te cuida, Jorginho!: O treinador ideal pro elenco atual do Flamengo é o Luxa, que sabe trabalhar com apostas.

3 - Novo patrocinador: Sei lá... Se a Caixa fosse boa mesmo não seria banco, seria titular absoluta.

4 - Fail: E os nossos gestores, que falaram tanto em contratações pontuais, acabaram trazendo um banco.

5 - A boa atuação dos reservas do Flamengo contra o Macaé foi fruto do patrocínio da Caixa: Passamos a contar com um banco forte.

6 - E outra: Com o apoio da Caixa, talvez o Renato finalmente se anime a colocar sua poupança num banco.

7 - Dica operacional: Como a Caixa também patrocina o Corinthians, sugiro identificarmos o nosso patrocínio como “Caixa 1”, e o deles, como “Caixa 2”.

8 - Pé atrás: A única caixa que já vi dar certo no futebol foi a de surpresas.

9 - Como o Hernane joga no Rio, é a torcida que o pede na Seleção: Se jogasse em São Paulo, seria a mírdia escrotiva.

171 - O apelido do Carlos Eduardo não devia ser Cadu: Devia ser Caô.

11 - Brocador com a 9: Roncador com a 2.

12 - O Tita, que jogava em muitas posições ofensivas, era polivalente: E o Cleber Santana, que joga em muitas defensivas, “polivolante”.

13 - O Botafogo é franco favorito para a conquista da Taça Rio, porque está totalmente focado no Flamengo: Já o Fluminense está com a cabeça no Flamengo e na Libertadores.

14 - Sugestão para o jogo de reabertura do Maracanã: Amigos do Bebeto x Ficantes do Ronabo.

15 - Pra resolver seus problemas, o Flamengo apelou pra Caixa Econômica: Já o Vasco está em melhor situação, porque precisa apenas de uma caixa d’água. Cheia.

16 - Pra fazer um bonito papel no Brasileirão 2013, se livrando inclusive da Série B, o Vasco só precisa contratar 2 bons jogadores: Ah, sim: pra cada posição.

17 - Você elegeu alguém chamado Dinamite pra presidência do seu clube, e agora diz que nem desconfiava de que ele iria implodir a porra toda?: Tá bom, conta outra.

18 - Aprendam: O Flamengo x Vasco das gestões recentes provou que muitas vezes a incompetência é ainda mais destrutiva que a má-fé.

19 - Essa é pros cinéfilos: Os atleticanos mineiros precisam entender que quem nasceu pra CAM jamais chegará a DVDRip.


20 - Twitter Cassetadas da semana (em tempo real só em @rubionegrao)

A gente zoa o He-Nane, digo, Hernunes, digo, Hernane, mas hoje tá difícil de arrumar um jogador disciplinado e barato que meta tantos gols.

No Mengão, mais que 35 milhões DA Caixa, eu preferiria 35 milhões EM caixa. Mas vamo q vamo!

Pra mim, isso da FERJ excluir os pontos de Fla x Duque até o julgamento é caô pra obrigar o Mengão a usar o time titular contra o Macaé.

De centroavante só espero uma coisa: gol. Se souber fazer "uma graça", melhor, mas só espero gols. E nisso, o He-Nane é mestre.

3x1 Flu, 3x0 Remo, 3x1 Macaé: é o Mengão mantendo o padrão de meter 3 nos times pequenos.

Bem articulado, o Nixon. Futuro comentarista.

E pensar que no ano passado quase entregamos o He-Nane de mão beijada pro Avaí...

A decisão da Taça Rio se encaminha para um Botafogo x Fluminense, o que prova que o Cariocão não deve nada ao Gauchão ou Mineirão.

Zico não estará na reabertura do Maraca porque optaram por fazer um soft opening.

Adorando a gestão azulada. Bandeira de Melo está quebrando o paradigma de que presidente bom é aquele que contrata estrelas.

Almocei com um dirigente do alto escalão rubro-negro, e ele me revelou em off que gosta muito de gengibre no seu sushi. Aguardem detalhes.

Em instantes, mais uma sensacional partida valendo pela Liga dos Cogumelos, a "Champignons League".

Só 4 gols? Não sinto inveja nenhuma, porque se o Borussia tem Lewandovski , o Mengão tem Hernandovski.

E nada mais faço. Alex Silva mode on.

(Ás do quinta-colunismo esportivo, Rúbio Negrão, vulgo Rubro-Negão Trolhoso, vulgo RNT, é cria dos juniores do blog da Flamengonet, e aceita doações de camisas oficiais novas do Flamengo no tamanho G.)