segunda-feira, 25 de março de 2013

Salve Jorge!

Buongiorno, Buteco! Habemus treinador e seu nome é Jorginho, nosso ex-lateral direito, que já estreou, infelizmente com um decepcionante e enfadonho empate de 0x0 contra o Boavista, de Bacaxá/RJ. Estreias são naturalmente difíceis e Jorginho, nosso novo treinador, talvez tenha tornado a sua um pouco mais difícil, na medida em que, normalmente, um treinador novo, a não ser que encontre um quadro de absoluta catástrofe e que exija intervenção imediata, parte da base do seu antecessor e aos poucos implementa suas modificações. O Flamengo de Dorival, que vinha mal por três partidas seguidas, mas que estava longe de ser uma catástrofe ou sua iminência, tinha uma base, porém Jorginho optou por um formação, contra o Boavista, que não vinha treinando esse ano e com um formato tático até aqui não utilizado nessa temporada. Terminou a partida jogando de maneira próxima com a qual Dorival escalava o time, e talvez por isso a equipe, longe de ter jogado bem e distante de ser brilhante, pois não conseguiu concluir em gol, foi mais desenvolta, ofensiva, e por isso mais próxima de abrir o placar. Ficou a impressão de uma primeira semana confusa, na qual o treinador talvez tenha demorado a identificar o que tem nas mãos. O certo é que o esquema do losango representa o retorno ao passado recente, de muitas temporadas inclusive na década passada, com times embolados, lentos, sem jogadas ensaiadas e que marcam poucos gols. Espero que Jorginho tenha visto a luz e se aproxime mais da conciliação do seu discurso de adepto do 4-2-3-1 com a prática.

***

Jogar contra times retrancados nunca foi fácil e o losango dificultou as ações ofensivas no primeiro tempo. Definitivamente, não é o esquema tático ideal para enfrentar retrancas. Ocorre que, no segundo tempo, embora mais solto e veloz, também não criou grandes jogadas e praticamente só levou perigo em bolas paradas, a maioria cobranças de escanteio. Dou um desconto aos mais jovens por terem entrado na pressão, terem tido pouco tempo para fazer o placar e por não terem treinado com o atual técnico antes da partida, muito menos com essa formação, a qual, em contrapartida, foi a utilizada até aqui ao longo do ano. Logo, seria um exagero e até condescendência falar em falta de entrosamento. A verdade é que, neste momento de cobrança e dúvidas, os obstáculos e sobretudo as fraquezas do time parecem se agigantar e sabemos que não jogar no contra-ataque é uma delas. Não chega a ser uma surpresa a falta de articulação e até mesmo a perplexidade do time diante da retranca do Boavista. Daqui para o final do Estadual é possível melhorar o rendimento da equipe, mas não a ponto de torná-la competitiva para o forte Campeonato Brasileiro.

Em que pese Jorginho ser capaz de melhorar o que já foi feito por Dorival, o elenco tem carências. Para piorar, não há fartura de recursos para contratações, mas sim escassez deles, até mesmo para equacionar a dívida fiscal do clube. O que fazer então para ter um time novamente competitivo? Para começar, vejo algumas peças que a Diretoria poderia tentar negociar, de modo a, com um realinhamento dos salários pagos aos jogadores, trazer reforços pontuais, ainda que com auxílio de patrocinadores. É sempre muito importante avaliar a relação entre custo e benefício nos atletas e alguns dos maiores salários do elenco podem entrar nessa equação.

Porém, não seria o suficiente.

***

 A situação atual me lembra muito a de 1994, não fora de campo, mas em estritos termos de elenco e na distância que o time tem hoje da torcida. Era o final da devastadora gestão de Luiz Augusto Veloso, um dos pilares da gestão recente de Patrícia Amorim, que aniquilara a equipe Campeã da Taça São Paulo de Juniores de 1990. O time ainda continha fragmentos daquela geração e era essencialmente formado por jogadores da base os quais, contudo, encontravam dificuldades para se afirmar. A campanha no Brasileiro foi oscilante: um primeiro turno bom e um segundo, fase mais decisiva, ruim. O camisa 10 era o Nélio e daí podemos tirar como as coisas estavam confusas. Não me recordo de ver a torcida tão distante da equipe, tão desanimada, tão sem referências. A gestão de Luiz Augusto Veloso apequenou o Flamengo como nenhuma outra. Aquele contexto me assustou. Então veio o final do ano, Kleber Leite venceu as eleições presidenciais e no início de 1995 Romário aportou na Gávea. Parecia que o mundo havia virado de cabeça para baixo.

Acho que o Flamengo precisa de algo assim, como foi com Romário, como foi depois com Edmundo e muitos anos depois com a volta de Adriano e logo após com Ronaldinho Gaúcho. Um líder, uma referência, algo que chacoalhe a torcida e não a deixe com outra alternativa senão acompanhar o time, ir aos estádios, voltar a ser otimista. Mas antes que vocês comecem a pensar em fazer quaisquer ponderações, é claro que farei um contraponto aos próprios exemplos que dei: foram as maiores e mais impactantes contratações feitas pelo Flamengo em duas décadas e todas, rigorosamente todas, se num primeiro momento motivaram de forma extrema a torcida, infelizmente tiveram desfechos decepcionantes e negativos devido a problemas extracampo, dos mais variados, com cada atleta tendo sua particularidade, sem contar os contextos de cada época.

Muito interessante. Seria uma propensão por parte de Diretorias anteriores de contratar "bad boys"? Acredito que a atual Diretoria saiba muito bem qual é a cara do Flamengo. É a do Zico. Ponto. Precisamos então de uma contratação dessas, mas que, a par do carisma e da excelência técnica, venha para ser um líder positivo. Não tenho dúvidas de que daria certo. Se a grana é curta, e obviamente é curta, por outro lado essa é a Diretoria que, por sua credibilidade, conseguiria alavancar um negócio dessa magnitude via patrocinadores. A questão decisiva será escolher o jogador certo. Quem tiver nomes, fique a vontade para sugerir.

***

Falando em 1994 e no ocaso da Geração da Copinha de 1990, durante um dos vários bate-papos com os amigos do Buteco durante esse FDS me recordei dos tempos em que as "panelas" eram feitas pelas chamadas "pratas-da-casa" e que jogadores vindos de fora tinham dificuldades para se firmar no clube. Precisava ser um cracaço ou ter muita personalidade. Vieram os anos e parece que a coisa se inverteu para o outro lado. Hoje parece haver um apego a jogadores com longo tempo de clube, porém não advindos de suas categorias de base, cujas revelações não foram bem vistas ou tratadas. Joel Santana saiu do Flamengo abordando, em uma patética entrevista chorosa, uma suposta disputa interna entre esses grupos.

In medio stat virtus.

O Flamengo precisa encontrar a melhor forma de avaliar seu elenco. Por um lado, tem que aprender a lidar com as suas "pratas-da-casa". Não pode mimá-los, tratando-os como as novas versões de Zico, Júnior, Leandro, Adílio, etc., na base da precipitação, no menor esboço de talento. Por outro lado, não pode tratar qualquer jogador com bom tempo de casa como um ícone do clube que não possa ser dispensado quando seu rendimento demonstra claramente que não está à altura do padrão do futebol do clube.

A Diretoria deve pensar nisso, ou não conseguirá emplacar um treinador sequer, nem muito menos salvar o Jorge, que já entrou numa fria.

Bom dia e SRN a todos.