quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Aurora "Rubro - Negra."




Bom dia Buteco,

Fui designado pelo meu amigo Rocco para fazer uma coluna sobre o Flamengo nesse inicio de ano em que alguns de nossos colunistas estão de férias, e naturalmente pelo apreço que tenho pelo Rocco e pelo Buteco, aceitei (isso e a ameaça de expulsão irrevogável que ele me fez rsrsrsrsrs).

Pensei um pouco sobre o que iria escrever. Normalmente isso não costuma ser um problema, mas levando-se em conta que a nova gestão fechou as torneiras das notícias (até boatos estão raros), que os novos caras ainda não assumiram e que o que de relevante fizeram já foi exaustivamente comentado, pensei:
Complicou.

Pensei um pouco mais e a única coisa que me vem à cabeça ao pensar no Flamengo de 2013 e em diante é que vai dar certo, muito certo.
Resolvi então pensar nas piores notícias que li sobre o clube nas últimas semanas e decidir se elas têm a capacidade de fazer minha certeza absoluta que o Flamengo vai dar certo mudar.

Primeiro passo foi escolher as piores notícias sobre o Flamengo nos últimos dias.

De primeira vieram a minha mente a eminente renovação com o Léo Moura, a sacramentada renovação com o Renato, o relato de um pai de santo no Lancenet dizendo que 2013 será péssimo para o clube, as penhoras que o clube sofreu e pode continuar sofrendo e a ausência de reforços para o time de futebol.
Próximo passo: decidir se são suficientemente impactantes para me fazer mudar de ideia.
Começo com as renovações de Léo Moura e Renato. São velhos, decadentes, caros e paneleiros? Sim, provavelmente. Por outro lado já ganharam títulos importantes com o Flamengo, conhecem o clube e a pressão que é jogar nele e estarão submetidos à maior dose de profissionalismo que já viram na Gávea.
Podem atrapalhar um pouco? Talvez. Mas são suficientes para tirar dos trilhos um projeto da magnitude do que a nova gestão pensa para o Flamengo? NÂO.

Agora, o pai de santo do Lancenet, o que disse que o ano vai ser desastroso. 

Primeiro de tudo, respeito todas as religiões e acredito que podem existir coisas inexplicáveis que influenciam o nosso cotidiano.
Pensei um pouco melhor e me lembrei do time que mais odeio, o São Paulo. Será que eles são imunes a mandingas e energias negativas? Por que o ano ruim deles é acabar em 6° lugar no brasileiro, os escândalos deles são microscópicos se comparados aos do Flamengo e estão boa parte do tempo em evidência.
Não coincidentemente são o clube historicamente mais organizado do Brasil e um dos que mais trabalha e como essas são características que a nova gestão prometeu, e eu acredito, que farão parte daqui por diante da cultura rubro negra, acho que vamos sobreviver a essa e quaisquer outras previsões religiosas, astrológicas e de qualquer outra ordem.

Sobraram as penhoras e a falta de reforços.

Quanto às penhoras oriundas de débitos fiscais do clube, preocupam muito, claro, pois antes mesmo da posse da nova diretoria já atrapalharam os planos dos comandados de Eduardo Bandeira de Mello.
Por outro lado, temos o Fluminense que conseguiu o seu parcelamento dessa mesma dívida e o Flamengo terá a partir de hoje, dia 02 de janeiro de 2013, diversos profissionais renomados, competentes e dedicados que certamente já viram em suas trajetórias profissionais casos tão ou mais complicados do que esse vivido pelo Flamengo.
Vamos superar mais esse obstáculo, com certeza.

Quanto aos reforços, a preocupação é quase nenhuma.

Temos um bom tempo para viabilizar a vinda dos jogadores desejados, teremos os senhores Paulo Pelaipe e Rafael Vieira, respectivamente diretor remunerado de futebol e analista tático, dois caras que conhecem muito de mercado para fazer as avalições dos nomes que serão tentados e teremos dinheiro novo entrando nos cofres, o que me faz crer em contratações inteligentes, pontuais e economicamente viáveis.
Portanto, até aqui preocupação zero e confiança absoluta no projeto que fará o Flamengo do tamanho que deve e merece ser, o maior do Brasil.
Mas tem algo sim que me preocupa.
Vou tomar emprestada a frase do inesquecível José Teófilo Mitchello Flamengo só perde para ele mesmo” para ilustrar minha preocupação, pois tenho visto algumas manifestações de rubro-negros que considero exageradas, relacionadas a temas menores como renovações de contrato de alguns jogadores, dispensas de outros, fim do time de natação, etc.
Naturalmente que minha intenção não é a de tirar o direito de ninguém criticar a nova diretoria, claro que não, apenas de lembrar aos amigos que não podemos perder o foco do que realmente importa que é mudar o Flamengo para melhor.

Isto posto, sigo na minha fé inabalável que as sementes do novo Flamengo que tanto pedimos, sonhamos e trabalhamos para concretizar estão sendo plantadas e que com um pouco de boa vontade, fé e paciência, veremos frutificar em muito pouco tempo.
Saudações rubro negras a todos, feliz novo Clube de Regatas do Flamengo!

Coluna do BcB.