terça-feira, 10 de julho de 2012

Os Reforços e o Dinheiro



Muito se fala sobre negociações do Flamengo com Diego, Conca e Riquelme, o problema é que em ano eleitoral em que tudo de errado foi executado, desde o planejamento (ou a falta de). Vejo, sinceramente, é que o Flamengo será danado de uma forma ou de outra. Primeiro, acho que as especulações são uma cortina de fumaça para tentar aplacar a fome da torcida por um bom futebol que não se consolida, prática esta que é historicamente aplicada no clube; segundo, se vier o “tal meia” os cofres serão arrombados de forma vil sem o minimo de planejamento ou explicações, mesmo com Zinho que parece querer fazer seu trabalho da forma mais clara e simples possível, em prol do clube. A viagem de Levy a Alemanha exemplifica isso, inclusive com cobranças na volta feitas por Cascão e Oaquim.

Pois bem, o assunto principal não passa por ai exatamente, sim como pode ser feito o negócio da contratação de Diego ouvi da boca de um integrante de torcida organizada, bem informado, que o dinheiro da contratação será da antecipação dos direitos de transmissão do campeonato carioca de 2013, ou seja, receita de outra administração, já que o mandato desta acaba em Dezembro. Mais uma vez já começaremos com buracos no orçamento do ano que vem, dividas. O montante que o Flamengo tem direito para o Campeonato Carioca é de 30 milhões de Reais, uma quantia considerável, dinheiro este que poderia ter fins melhores, como a conclusão do CT, ou um projeto decente de estádio, sem que dependamos do caríssimo Maracanã, que não será o Maraca de outrora.

Em relação aos direitos de transmissão (raiz do "projeto meia") é mais rentável jogar respectivamente os campeonatos Brasileiro, Estadual (RJ e SP), Libertadores, Copa do Brasil e Sul-americana. Tecnicamente, se tivesse poder para isso, acabaria com os campeonatos estaduais, que tem História relevante, mas não cabem mais dentro de uma logica profissional, no máximo reduziria e muito, para que o calendário do campeonato nacional seja posto e praticado ao longo do ano. Convenhamos, é muito mais interessante jogar contra o Cruzeiro ou Palmeiras do que contra o Nova Iguaçu ou Americano. Mesmo com Deco, Fred, Seedorf, Juninho, Love e talvez Conca, Diego e Riquelme, não há cartola no planeta que consiga fazer ser rentável e atraente jogar contra Olaria, Bangu, Americano. Sabem qual é o único equivalente ao campeonato estadual, nos grandes países de futebol no mundo? É o Campeonato Catalão. O Barcelona joga com o time B e são para ele duas partidas. Para o campeonato estadual seria o ideal, com os grandes entrando nas quartas de final e jogando 3 jogos para ver o campeão estadual. Veja abaixo: 

Sistema de disputa
Atualmente competem na Copa da Catalunha todos os clubes catalães da Primeira divisão, Segunda divisão, Segunda divisão B, Terceira divisão e os campeões da Primeira Catalã, Preferente Territorial e Primeira Territorial. Não participam as equipes filiais.
O campeonato é disputado através de um sistema de eliminatórias simples em partida única no campo da equipe de menor categoria. Os dois grandes, Barcelona e Espanyol, só entram nas semi-finais. A final também é disputada em um único jogo em campo neutro”.

Seria ótimo, apenas 6 jogos, na pré-temporada com os grandes entrando nas quartas de final em partidas de ida e volta, rentáveis, porém sem o dinheiro da TV (para o estadual), mas com o dinheiro de amistosos fora do país (ou até dentro do Brasil) e visibilidade em outros níveis, no licenciamento da marca e de produtos, entre outras formas de receita.

Sobre Conca, Román e Diego descartaria Conca, já que ele não quer vir, deseja o Fluminense. Como a loucura já está sendo feita para se trazer Diego (patrocínio máster e tudo), acho fundamental a vinda de Riquelme junto com ele. Financeiramente é viável, já que ele ganha menos no Boca, e um salário desses não seria de um esforço muito grande já que não seria preciso a compra do passe, assim como a vinda de Forlán para o Inter e Seedorf para o Botafogo, operações aparentemente mais complicadas, mesmo sem compra de passe. Tecnicamente, além de ser uma liderança, ainda não ficaríamos com apenas um meia e ainda traria experiência para a formação de Adryan, Mattheus e Caio Rangel (o 10 do juvenil), além do mais a rotação do elenco ficaria muito mais simples e qualificada. Como já está semndo implementado enxugamento natural da folha salarial do elenco, se nos desfizéssemos de dois salários "classe b" para a vinda do argentino com salário "classe a", seria ótimo, e listo quatro jogadores para se escolham dois (ou até os quatro), completando os 500 mil reais por mês, todos com contratos no fim (menos de 6 meses para o término). Seriam: Renato Abreu, Léo Moura, Maldonado e Deivid, com salários aproximados de 200 mil a 300 mil reais. 

Sem estes jogadores a perda técnica não seria muito grande, renovação viria em processo e se abriria espaço para a molecada. Pensar no futuro próximo e no agora com um time rejuvenescido e um jogador e excelente e jovem no plantel, Diego e um cracaço em fim de carreira Riquelme, que mesmo com idade avançada seria muito mais útil tecnicamente do que Renato, Maldonado, Deivid e Léo Moura. Loucura por loucura seria mais simples compensar com bilheteria, mas desta vez com um marketing integrado desde o começo e visando o futuro do futebol do clube. Uma sugestão, se pudesse fazer ao clube, seria a de se olhar com atenção ao mercado interno para reforçar a equipe, mesmo no caso de se trazer grandes jogadores, coisa que fizeram ou vão fazer Grêmio e Cruzeiro que estão muito perto de contratar Elano e Borges, respectivamente, e o o próprio Flamengo já fez, com Ramon ex-Corinthians,. Ousaria, em litigio com o Santos, tentaria Ganso!

Ubique, Flamengo!
SomoFlamengo, VamoFlamengo!
DesocupPatrícia!