terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Um novo campo para o Flamengo, a parte II



Um estádio para o Flamengo é um sonho anterior ao ano de 1938, inauguração do Estádio José Bastos Padilha, na Gávea. Mas pergunto a mim mesmo: será que ficaremos para trás, até com copa do mundo e jogos olímpicos? Com economia de crescimento maior do que a média do planeta e o esporte de alto nível fincando bandeira definitivamente no Brasil, como entretenimento, não pode ser possível ficarmos para trás. Já toquei no assunto na coluna "Minhas ideias para um Flamengo melhor - Parte III" com soluções de estádios pelo mundo que poderiam ser uteis para nós.

Citei os exemplos de Grêmio e Palmeiras, que irão construir seus estádios com recursos próprios, Internacional, Corinthians, Náutico, Atlético-PR que irão se aproveitar da passagem da copa do mundo. São Paulo, Santos, Vasco da Gama, Sport Recife, Coritiba, Figueirense e Avaí tem projetos para a modernização e/ou a construção de seus estádios, gerando receita à seus cofres, os clubes de Minas terão o Independência já em Março e o Flamengo? Continuará jogando no Engenhão? Todos caminhando, o Flamengo “olhando a banda passar” sem cantar coisas de amor e a esperar eternamente ao Maracanã?

Pois bem, o estádio deve ser um modelo de negocio gerido separadamente de outros, mas como as coisas no Flamengo não são tão simples vou explanar duas ideias:
  • Primeiro, a construção de um estádio tubular para 25.000/30.000 pessoas confortavelmente sentadas, camarotes e tudo mais, na Barra da Tijuca ou Zona Portuária (existem terrenos disponíveis para isso).
  • A segunda ideia é exatamente igual a primeira, uma arena provisória que geraria renda em jogos menores, só que o provisório seria um "provisório permanente", sendo plenamente possível se construir uma estrutura destas na Gávea, estrutura “Lego” que comportaria 30.000 pessoas sem comprometer ao trânsito e a ordem na região do clube.

Sou entusiasta de um estádio NOSSO para 60.000 pessoas, mas boa parte da torcida e infelizmente da direção do clube querem o Maracanã, que jamais será igual, será outro estádio. O aluguel será caro no Maraca depois da reforma e no Engenhão que fechará em 2014 para construção dos anéis superiores laterais, ampliando a capacidade em 1/3 para a realização dos jogos olímpicos.

Retomando a segunda opção, porque a Gávea nunca foi reformulada? Porque as associações dos moradores dos bairros adjacentes são contrárias a construção de uma arena esportiva no local com características de shopping, então esta estrutura tubular aparentemente simples seria a solução, pois não se transformaria em Shopping e ainda seria o fim daquelas arquibancadas que podem cair a qualquer momento. Outro motivo é que o clube nunca quis de fato se reformular, falta vontade política.

Um exemplo de que uma arena deste porte seria excelente para o Flamengo foi a experiência do clube com a Arena Petrobras, em 2005. Os custos desta arena em qualquer das três opções de local estariam estimadas algo em torno de 10 a 12 Milhões de Euros, que com os Naming rights do estádio + parcerias, inclusive com a própria Nussli, garantem a operação. Abaixo um vídeo para mostrar do que os caras são capazes de fazer. Para a Nussli o Brasil seria um novíssimo mercado, crescente e vasto. Seus negócios ligados a marca Flamengo, alavancariam outras oportunidades, mas ao clube faltam ambição, coragem, visão e noção da grandeza do Flamengo como instituição, infelizmente.





Já recomendei aqui, o blog http://www.estadiosearenas.com/ de Rômulo Macedo. Na coluna sobre nomes e soluções, postada no dia 28 de Janeiro, pensei em incluir seu nome para gestor do “futuro” estádio, mas achei que seria melhor citá-lo em um post separado. Penso exatamente igual a ele na maior parte de suas colunas, que são excelentes, propositivas, com soluções perfeitamente aplicáveis no Brasil. Rômulo Macedo, seria o nome para tocar este projeto da nossa casa, é um dos maiores especialistas do país no assunto Projetos em arenas esportivas e sua gestão.

Um ótimo Carnaval para a Nação!

Somos Flamengo, Vamos Flamengo!

Nota da Administração do Blog: Infelizmente por problemas extracampo (motivos profissionais e acadêmicos), nosso querido Romeiro não poderá mais continuar a escrever suas colunas (por enquanto, porque as portas sempre estarão abertas). Sendo assim, ocorrerá o remanejamento de datas entre os colunistas. Quem assume a coluna de quinta-feira é Ricardo Furtado, os sábados serão da Flamenina, Leila e como podem perceber Luiz Filho será o colunista das terças-feiras. Teremos novidades aos domingos, aguardem.

Todo sucesso do mundo ao Car@ Butequeir@ Romeiro, Obrigado!