segunda-feira, 4 de abril de 2011

Renato

Eu sempre considerei o Renato um jogador limitado. Era limitado aos 18 anos, aos 25 e continua limitado aos 32. E ser limitado é ser ruim? Não, não é! Ser limitado é ter limite, é não conseguir ir além, no futebol é jamais poder ser mais do que um jogador comum.

Taí o que o Renato tinha tudo pra ser, um jogador comum, um daqueles meias que surgem num time pequeno, passam por 2 ou 3 times grandes e nesta altura da carreira disputam o campeonato paulista pelo Mirassol ou pelo Americana. Mas ele tornou-se no Flamengo bem mais do que isso e, gostando ou não do seu futebol, é inegável que por um bom tempo foi aclamado como ídolo de um time limitado como ele.

1) Por que se tornou ídolo?

Porque num time fraco cansou de fazer gols decisivos, principalmente de bola parada, e salvar o time que normalmente nesta época lutava pra não cair. Porque mesmo sem tantos recursos técnicos sempre lutou e honrou a camisa rubro-negra. Porque a torcida do Flamengo é única e tende a valorizar muito mais os carrinhos do Da Silva e do Paulinho do que os passes do Thiago Neves ou os lançamentos do Djalminha.

2) Se eu admito que ele foi útil, porque sempre o critiquei neste espaço?

Admito que o Renato não é o meia dos meus sonhos e que eu preferia muito mais que o Flamengo tivesse 4 jogadores habilidosos naquele setor. Mas o que sempre me incomodou nele, mais até do que a sua limitação dentro das 4 linhas, foi a sua postura. Ao longo da sua 1a passagem pelo Flamengo foram inúmeras desavenças com jogadores em treinos, jogos e vestiários. Sempre tive horror àquele jeitão de dono do time, muitas vezes jogando o torcedor que o idolatrava contra fulano ou beltrano. Como podia um jogador mediano desagregar tanto e continuar impune perante a massa?

Pois este ano já disse aqui que vejo um Renato diferente. Fora uma discussão de jogo com o Egídio em Fortaleza, não me lembro de confusões protagonizadas por ele. Fora de campo, portanto, a postura mudou.

Mais que isso, tenho visto ele correndo como nunca e tentando ajudar o time do jeito que pode. Qual é a culpa que ele tem do Vanderlei Luxemburgo escalá-lo como armador? Num time de craques como Thiago Neves e Ronaldinho, caso seus companheiros de meio-campo sejam habilidosos e bons passadores, ele até pode vir a ser útil. Para isso basta que o treinador encontre uma forma de jogar que não dependa da sua criatividade pra fazer o time fluir. Jogando, entretanto, no esquema atual ao lado de Maldonado e Willians com os craques atuando lá na frente, o Renato torna-se peça-chave na armação de jogadas e expõe jogo a jogo às suas limitações. Que me desculpe o Vanderlei Luxemburgo, o próprio Renato ou quem se satisfaz com isso, mas como diz o meu grande brother Gustavo, se o Flamengo com o elenco que tem depende dos chutes do Renato pra vencer as partidas alguma coisa está muito, mas muito errada.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Posso ter entendido errado, mas ao refutar a possibilidade de escalar o Renato como lateral o Luxemburgo enfatizou que o esquema atual foi criado como uma forma de "acomodar os 3 juntos". Os 3 seriam Ronaldinho, Thiago Neves e Renato. Calmaí, pofexô, pelo amor de Deus não compare protagonista com coadjuvante, por favor não compare craque com jogador mediano, tá maluco, Luxemburgo?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bastou o Flamengo jogar 10 ou 15 minutos num nível acima das outras partidas pra que muita gente aqui no Buteco, em comentários no twitter e até fora da web considerasse que estamos em evolução. Sinceramente continuo não gostando nem um pouco do que vejo, ainda mais quando lembro que enfrentamos no sábado o Duque de Caxias com 5 reservas. Pior, eles são reservas do Lennon, do Marlon, do Antonio e do Fabio Braz!

Por outro lado li em algum lugar o seguinte argumento: se os times do Muricy são campeões todo ano jogando mal, quem disse que o Flamengo não pode ir bem no brasileiro jogando desta forma?

Minha comparação tem sido com o Atlético-MG campeão mineiro de 2010 sem convencer e que era treinado pelo próprio Luxemburgo. A briga do time o ano todo na parte de baixo da tabela me assusta. Mas quem disse que o Flamengo invicto jogando mal não pode ser o São Paulo 2008?

Com o elenco que temos continuo achando que podemos mostrar um futebol diferenciado, mais ofensivo, mais brasileiro, mais rubro-negro. Meu sonho de momento é me divertir vendo o Flamengo jogar, o que infelizmente não tem acontecido. Acho que o Luxemburgo poderia novamente tornar-se protagonista como treinador e devolver ao futebol brasileiro uma forma alegre de atuar perdida com os títulos dos times insuportáveis dirigidos pelo Muricy. A bola está com você, pofexô!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Acho ótima idéia a semana de treinos em Atibaia. E sendo bem prático eu diria que não adianta eu pedir aqui pro Vanderlei mudar o esquema tático do time porque ele já deixou claro que não vai mudar. Sendo assim eu apenas pediria pra aproveitar a inter-temporada pra testar o Diego Mauricio como centroavante no lugar do Vanderlei e o Muralha no meio-campo no lugar do Maldonado. Se não fosse pedir demais, pediria também pra ele testar o Renato um pouco mais atrás (já que na lateral ele já disse que não fará) com o Bottinelli entrando um pouco mais à frente na armação. Por favor, Luxa, não perca todo este tempo com a mesma coisa de sempre.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Meu grande amigo Rocco, acredite que eu tenho a maior boa vontade com o centroavante Wanderley. Já disse aqui várias vezes que torço muito por ele, principalmente pela forma como ele se dedica em campo. Por outro lado não consigo enxergar qualidade técnica suficiente pra que ele seja o centroavante titular do Flamengo hoje. Ele ainda é novo, é útilíssimo ao elenco, mas titular pra mim ainda não dá. Normalmente peço o Diego Mauricio, mas quando peço o Deivid no seu lugar é porque gostaria de dar a ele mais algumas oportunidades no momento em que ele se apresenta bem mais magro do que quando chegou ao clube. Um ganha 500, outro 50? Pra mim isso conta antes do jogo, dentro de campo me importa mais o potencial do jogador do que o salário que ele recebe. Mas meu amigo, a grande verdade é que se o Luxa não quer usar o Diego Maurício por ali parece ser melhor contratar alguém, porque a boa vontade da toricda com o Deivid é zero (com certa razão) e o Wanderley na minha visão é apenas um bom reserva.