terça-feira, 5 de abril de 2011

"Intertemporada": gerando novas expectativas

Bom dia, amigos do Buteco!

Como chamaram no jornal, estamos vivendo uma semana de "intertemporada" com o retiro da equipe para Atibaia. Acho que todos (ou quase todos, já que toda unanimidade é burra, como dizem) concordam que o time precisa, que vai fazer bem.

Num clube como o Flamengo, a falta de notícias e de jogos abre espaço para especulações e novas expectativas. O Luxemburgo fez bem em querer passar um tempo concentrado com a equipe, pra aprimorar treinamentos e entrosamento. Mas ficamos todos com uma pulga atrás da orelha e com grandes expectativas também: será que o Muralha vai conseguir ganhar espaço? Diego Maurício vai, enfim, começar como titular contra o Botafogo? O Ronaldinho vai encontrar seu melhor espaço pra, finalmente, ter aquela atuação de gala que todo mundo espera contra o Botafogo? O Deivid vai conseguir marcar gols decisivos e afastar a desconfiança e cobrança da torcida?

Essas são apenas algumas perguntas dentre tantas que passam nas nossas cabeças, e só falei de desempenho de jogadores pontuais. Dá pra ficar enumerando quantas dúvidas quiseremos e, com criatividade, inventar outras tantas que ainda não cogitamos, só pra gerar mais ruído.

A ausência e o distanciamento do Flamengo do nosso dia-a-dia é como futucar uma casa de marimbondos. Temos milhões de pessoas ávidas por notícias e respostas a muitas perguntas, e enquanto o time está afastado da TV e dos noticiários, esse inconsciente coletivo vai crescendo e crescendo, igual a uma panela de pressão de expectativas que vai ser aberta no próximo domingo, em um clássico contra o Botafogo que já pode valer a classificação antecipada para as semifinais da Taça Rio - se vencermos e o Americano perder e o Boavista não ganhar, classificação carimbada. Porém, se perdermos o jogo contra o Botafogo (resultado normal em um clássico) basta um dos 2 pequenos acima ganharem para chegarmos na última rodada precisando torcer contra.

O resumo é isso, amigos: é uma semana em que teremos pouca informação concreta, muita especulação e expectativa, tudo culminando em um resultado no domingo que pode nos levar ao céu ou ao inferno. São extremos que sempre andam ao lado do nosso clube, pelo simples tamanho que temos, mas poderia ser tudo mais simples. Bastava que já tivéssemos feito um pouco mais de feijão-com-arroz pra não ter tanta gente ressabiada (com razão!), mesmo que tenhamos invencibilidade na temporada, o título da Taça Guanabara e classificações tranquilas na Copa do Brasil até agora.

Do meu cantinho, vou torcer pra pelo menos termos o Diego Maurício como titular contra a cachorrada e que a arrumação tática da equipe privilegie um futebol mais vistoso, que dê prazer de vermos nosso mengão jogando pra frente em busca da vitória e do bom futebol.

SRN a todos!