quinta-feira, 14 de abril de 2011

Qual É o Seu Adversário Preferido Para a Final?












Buon Giorno, meus caros amigos do Buteco! Como escrevi no último parágrafo do post de segunda-feira, depois da "intertemporada" em Atibaia, não há muito mais o que esperar em nível de mudança tática da equipe a curto prazo. A filosofia é essa e com ela iremos para as finais da Taça Rio e para a próxima fase da Copa do Brasil, contra o desconhecido Horizonte/CE. O momento, então, é de torcer. Como disse a nossa amiga Lu Pedra de Guaratiba, numa frase lapidar, "torcer para o Flamengo é para fortes", e o nosso Mais Querido agora precisa da nossa força no momento decisivo.


A partida contra o Macaé, no próximo domingo, pela Taça Rio, definirá o primeiro colocado no grupo do Flamengo, juntamente com o resultado da partida entre Olaria x Vasco. No outro grupo, o Fluminense provavelmente conquistará o primeiro lugar, mas o Botafogo ainda corre riscos, pois, muito embora tudo indique que deva passar sem dificuldades pelo fraco e já rebaixado América, o bom Olaria é capaz de cavar um empate contra o Vasco e causar uma grande uivado canino ao luar dominical. Porém, essa alternativa parece menos provável, já que o Vasco enfrentaria o Fluminense, ao passo que, acaso vença, enfrentará o Botafogo, que, hoje, na minha opinião, tem o time menos forte entre os quatro grandes.


Dentro desse quadro, dos quatro grandes cariocas se classificando para as semifinais da Taça Rio, minha proposta para início de debates nessa quinta-feira é saber quem você preferiria como adversário na "final do campeonato", de preferência, é claro, sendo ela "direta", ou seja, com o Flamengo vencendo a Taça Rio. Farei primeiro uma rápida análise de cada um dos times (por ordem alfabética) e em seguida darei a minha opinião. Depois gostaria muito de ler a de vocês.


Botafogo - apesar de ser o atual campeão e ter iniciado o campeonato credenciado por uma boa campanha no Brasileiro/2010, os problemas entre sua maior estrela, Loco Abreu, e o treinador Joel Santana desestabilizaram o elenco, culminando com a saída de Joel. O armador do time, Renato Cajá, grande surpresa e que vinha fazendo um excepcional campeonato, por problemas contratuais com seu antigo time, a Ponte Preta, foi negociado com um clube do exterior. O resultado é que, hoje, o time está fragmentado e fragilizado, sendo dos quatro, atualmente, o mais fraco.



Fluminense - depois de sair da fila de duas décadas e meia e conquistar o título brasileiro, enrolou-se todo com a sucessão política interna e com a disputa simultânea da Libertadores e do Estadual, o que resultou na saída de Muricy Ramalho, treinador indiscutivelmente mais vencedor do futebol brasileiro dos últimos anos. Contudo, que não nos enganemos: o trabalho de Muricy "ainda está lá". O elenco é rigorosamente o mesmo e os jogadores com certeza não se esqueceram de seus ensinamentos táticos. Um dado interessante: o Fluminense não está morto na Libertadores, por mais incrível que pareça. A combinação de resultados da qual precisa não é impossível. A parte mais difícil é a própria vitória, pois é fora de casa, na Argentina, mas não é impossível.



Vasco - começou o campeonato de modo simplesmente ridículo, com uma série de derrotas inacreditáveis, contra equipes pequenas, sem somar pontos, figurando do modo bizarro na "Zona do Rebaixamento" do Estadual do Rio de Janeiro (!). Entretanto, a saída do treinador Paulo César Gusmão e do meia Carlos Alberto parece que desanuviaram o ambiente em São Januário e o time evoluiu a olhos vistos, a ponto do meia Felipe largar o chinelinho e voltar a jogar bola (!), além do treinador Ricardo Gomes (!!) conseguir fazer o time apresentar um futebol digno. Vieram também alguns reforços, dos quais, ao que parece, quem realmente está somando é o centroavante Alecsandro, ex-Cruzeiro e ex-Internacional, que já começou a fazer seus gols. Não acho o Vasco tão forte quanto o Fluminense, mas hoje o considero bem melhor do que o Botafogo.



Minha preferência



Meus amigos, acho que é hora de exorcizar o passado e dar um bico no fantasma de 1995. Os motivos que encontro são vários: primeiro, acho que o Flamengo nasceu para grandes desafios, de modo que, convenhamos, qual seria a graça de ganhar do Botafogo nessas condições? Seria um pouco mais divertido que ganhar do Olaria. Nada mais... Quanto ao Vasco, reconheço que o time se fortaleçeu muito, mas também não consigo ver, ainda, aquela final de verdade, o embate de tirar o fôlego.



Obviamente, isso só virá com o Fluminense. Peço-lhes que contem quantos títulos nessa década e na passada ganhamos em cima do Botafogo e do Vasco. E do Fluminense? Bem, do Fluminense, decidimos, na década de 90, dois títulos, um em 1991 e outro em 1995, e ficou um título para cada lado. Porém, os caras têm a empáfia de nos chamar de "fregueses", e sabem por quê? Simplesmente porque, logo após o ZICO se transferir para a Udinese, a maior geração que o Fluminense já teve conquistou dois títulos em cima do Flamengo, mas sem o ZICO. Eles com toda a sua "geração de ouro"; o Flamengo sem o ZICO, com sua geração vencedora se desmantelando. E disso, segundo sua visão distorcida, nos fizeram "fregueses". Depois veio 1995, ano do centenário do Flamengo, o que apenas serviu para aumentar o coro. 1991? Não conta, mas não me perguntem o porquê...



Então, eu gostaria muito de encarar o Fluminense campeão brasileiro depois de 25 anos na final. Esse time aí, campeão brasileiro, com todos os jogadores, com Emerson traidor, com Conca, com Fred, e ganhar. Essa é a minha preferência.



Qual é a sua?



Bom dia e SRN a todos.