sexta-feira, 15 de abril de 2011

A hora é de apoio e confiança

Neste domingo faremos o último jogo da tabela original do Campeonato Estadual, contra o Macaé. A partir daí, se tudo der certo, semifinais e final da Taça Rio, que pode nos levar ao título carioca. Novamente, ao que parece, teremos novidades, em função da necessidade de evitar que jogadores importantes (Willians e Leo Moura, pelo menos) sejam suspensos na semifinal. Da minha parte, desisti de pedir a saída do Renato e a escalação do Bottinelli ou do Negueba em seu lugar. Ao que tudo indica, Luxemburgo tem suas ideias e não vai abrir mão delas. Que Deus o proteja e o abençoe, fazendo com que tenhamos sorte nessa reta final, pois um insucesso nos levaria de novo à situação que vivíamos uma semana antes de Atibaia, onde uma boa parte da torcida já pedia a cabeça do treinador (invicto).

Quero deixar claro que discordo muitas vezes do nosso técnico. Mas defendo a sua permanência na equipe, ainda que não concorde com uma ou duas escolhas para titular. E, sendo um pouco mais temerário, eu o defenderia ainda que perdêssemos a Taça Rio e o Estadual. Na minha opinião, montar um time vencedor demora um bom tempo. Estou falando de muito mais do que os 6 meses completados pelo Luxa no comando da equipe, ainda mais que alguns jogadores chave só entraram no elenco em 2011. Nestes últimos dias tivemos várias entrevistas do Luxemburgo e em algumas eu confesso que tive que ceder aos seus argumentos. Vejam o que vocês acham.

Por exemplo, ao falar do R10, acusado de ser violento em muitas jogadas, o Luxa disse uma coisa simples mas que não temos como rebater. Na Europa, onde o Ronaldo esteve nos últimos 10 anos, esse tipo de jogada não é considerada nem falta. É uma verdade. Em nenhuma falta do R10, mesmo as que valeram cartão amarelo, vi nele a intenção de “quebrar o adversário”. Mas aqui chegaram a colocar em julgamento se ele devia ter jogos de suspensão por conta dessas divididas. De fato, o Ronaldinho ainda não se adaptou completamente. A questão das faltas é uma das questões, apenas. Não acredito que o R10 venha a ser o jogador que foi eleito o melhor do mundo, jogando pelo Flamengo. Mas quem viu as jogadas bonitas que ele já fez nestes 12 jogos sabe que ali está um verdadeiro craque, de onde podemos esperar uma jogada genial a qualquer momento. Será que isso basta ? Não, queremos que as jogadas se completem e que elas se transformem em gols e vitórias. Mas tem que ter um técnico que entenda isso e não tire o jogador de campo porque ele jogou mal uma partida. A prova é que após a sua pior partida até agora, (de novo, na minha opinião) na seguinte ele fez uma de suas melhores apresentações.

O caso do Thiago Neves é outro que pode ser lembrado para justificar este “entendimento da situação” que o Luxa demonstra. O próprio jogador reconheceu que estava correndo atrás da bola e se exaurindo, enquanto um comportamento mais inteligente seria o de se colocar bem para estar em boas condições de concluir as jogadas. Novamente o Luxa demonstrou o seu valor, chamando o jogador para conversar e o colocando no rumo certo. Deve ser possível contar nos dedos os treinadores que conseguiriam “enquadrar” jogadores como R10 e Thiago Neves. Tem o treinamento de passes do Willlians, a forma correta de apoiar o Wellington quando ele falhou, evitado o prejuízo maior que seria o afastamento do jogador...

Mas alguns dizem que ele não sabe lidar com os moleques da base. Não consigo concordar com isso. Quando ele chama a atenção do Diego Maurício ou do Negueba, ele sabe o que está fazendo. Esses jogadores, algum dia, ainda agradecerão os toques dados por este treinador experiente, que já viu tanta agua passar por baixo da ponte. E aos que dizem que ele não dá chance aos jogadores da base, peço apenas que tentem se recordar qual a última temporada em que tantos jogadores foram chamados e puderam jogar ou treinar com o time profissional. É só lembrar : Lorran, César, Negueba, Anderson, João Vítor.... Só que não temos tantos jogadores prontos assim. Eles tem técnica, mas falta preparo físico, massa muscular, e principalmente, experiência. Que é o que o Luxa está dando a eles nessas oportunidades.

Amigos rubro-negros, tudo isso foi para dizer que estou confiante para estes confrontos finais, ainda que eu não entenda completamente a razão de não escalarmos o Bottineli desde o início, ou de ter 3 volantes no time. Como dissemos outro dia, o time está jogando o futebol necessário para os jogos que fizemos até aqui, tirando os empates sem gols que andamos repetindo. Mas o Mengão está no caminho certo e a hora é de apoiar. Prá cima deles, Mengão !