sexta-feira, 1 de abril de 2011

Insanidade de torcedor

Amigos do Buteco, escutando as rádios de São Paulo cheguei a conclusão de que o Luxemburgo já está demitido. Mais de um jornalista afirmou que a “torcida derrubará o técnico”. Não estou falando dos programas mais sensacionalistas, porque estes eu nem escuto mais. Mas estas pessoas, que se dizem profissionais da imprensa (e trabalham de fato em veículos de comunicação), afirmam, peremptoriamente, que o técnico sairá do Flamengo. A insanidade foi dita quando se comentava uma cláusula do contrato do Adriano, que desfaz o contrato se ele chegar atrasado pela terceira vez. Os “jornalistas” davam a entender que isso seria usado pelo Adriano para romper o contrato com o Corinthians e voltar ao Flamengo, tão logo se consumasse a demissão do Luxa.

Eu entendo que as notícias do Flamengo, mesmo em São Paulo, atraem leitores, ouvintes e telespectadores. Mas de onde esse cidadão tirou essa certeza ? Qual a evidência que existe, a não ser os protestos da torcida pela falta de gols em três partidas seguidas ? Nem vale a pena repetir, mas o Flamengo ainda tem várias indefinições em sua escalação, e boa parte dos torcedores acredita que o Renato devia ir para o banco, que o Diego Maurício devia ser titular, mas e daí ? Porque um clube em plena ascensão (estou falando em relação ao ano passado e não em relação a quatro jogos atrás), invicto, com vaga garantida antecipadamente nas fases seguintes dos dois campeonatos que disputa, faria esta maluquice de mandar embora (arcando com multas pesadas) para se livrar de um técnico reconhecidamente vencedor, com 5 campeonatos nacionais ganhos ? Porque ele está errando na escalação ? Porque ele deu chance este ano a 7 ou 8 jogadores da base jogarem entre os profissionais ? Porque ele se empenhou em pedir e dar assistência à construção de um Centro de Treinamento rubro-negro ?


Me desculpem os frequentadores do Buteco que pensam diferente, mas essa demissão seria uma burrice enorme. Não precisamos concordar com o Luxemburgo em tudo, mas comparem o Flamengo de 12 meses trás com o atual. Mais treino, mais preparo físico, um elenco com grandes jogadores, sem perder na temporada, e vocês querem Joel Santana comandando o time ? O que queremos é a “arrancada 2007”, onde nos livramos do rebaixamento ?


Ser rubro-negro exige uma grande dose de paciência. Foram anos e anos assistindo ao deplorável espetáculo em campo e fora dele. Assuntos policiais, presidente deposto, festival de contratações suspeitas, dilapidação dos valores revelados pela base, falta de bons jogadores nesta mesma base, e principalmente um desfile interminável de técnicos meia-boca... e nós queremos jogar o pouco que avançamos fora ? Para trazer, quem ? O Dorival Junior, com contrato em vigor ?


Não sei se o tom desta coluna está melancólico, mas tem hora que dá vontade de desistir de me envolver emocionalmente com o Flamengo. Na hora que o time entra em campo, no entanto, sobe uma emoção estranha e passamos a torcer desesperadamente, e aí essa “vontade” passa. Mas ouvir que “a torcida rubro-negra” está pedindo a saída do técnico me deixa perplexo. Por mais que as massas sejam comandadas por emoções coletivas, que diminui o senso critico das pessoas, definitivamente não consigo entender. Em tempo : Eu também quero o Pollo no time, o Renato fora, o Willians no banco, o Alvim no Vasco...


Não acredito que as pessoas que pediram o Adriano no estádio sejam todas “compradas”. É claro que existem pessoas de bem (e são a maioria, tenho certeza), que acreditam que estavam pedindo o melhor para o Flamengo.


Aproveitando a data de hoje, acredito que vivemos uma grande mentira. Que começa quando um cidadão que me recuso a citar o nome se declara “representante da torcida”. Que torcida ? Eu estou fora ! E muitos que conheço também. Por mim, criávamos um Movimento Desorganizado dos Torcedores Independentes, com o único objetivo de juntar as opiniões de quem não recebe nada do clube, e vive se sacrificando para acompanhar seu time. Não sei como viabilizar isso, mas seria preciso dar espaço aos mais serenos, a quem analisa o jogo com paixão, sim, mas sem virar massa de manobra desses salafrários que infestam a Gávea.

Como sempre, continuo esperançoso de que o Luxa acerte o time, que a goleada tão esperada acabe saindo e que os jornalistas que cobrem a Gávea passem a nos trazer informações de verdade, como quem treinou bem, em que posição jogaram os atletas em cada coletivo, quais as experiências que o treinador ainda quer fazer... Mais do que qualquer coisa, eu adoraria ver o Luxa explicando o que parece inexplicável, em entrevistas organizadas, sem estrelismo nem demonstrações de egolatria. Mas vamos parar com essa “onda”, digna do cataclisma que foi tema da coluna de ontem. Por mais que eu discorde do treinador, ainda tenho esperança que ele saiba o que está fazendo, já que eu não consigo adivinhar o que se passa na cabeça dele. Seria mais um louco, insano ?