sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Otimismo : Verdadeiro ou ilusão ?

No futebol, não existe unanimidade. É só olhar nossos textos e os comentários sobre o time e sobre o desempenho dos jogadores. No mesmo dia em que alguém diz que um jogador “arrebentou”, alguém diz que “este pereba mor nunca devia ter entrado em campo”. Assim, sabendo que de qualquer maneira eu vou desagradar alguém, passo a enumerar as “minhas verdades”, ainda que eu possa estar completamente errado em algumas delas.

1) O Flamengo de 2011 é muito melhor que o de 2010. Na organização, no volume de treinamentos, na experiência do técnico, no elenco contratado e com expectativa de médio prazo (no ano passado, nesta altura do Campeonato já sabíamos que iríamos perder Love e Adriano), nos jovens revelados pelas categorias de base...


2) Continuamos com problemas na passagem da defesa para o ataque. Não estamos mais só dando chutões para a frente, mas ainda perdemos muito tempo trocando bolas laterais. É claro que isso é um recurso que pode ser usado, mas isso se repete jogo após jogo. Se o Maldonado não estiver bem, a bola passa por Renato ou Willians, e aí a porca torce o rabo. Não quero perder tempo simplesmente criticando a habilidade destes jogadores, mas o fato é que não dá para pensar em ser campeão se mantivermos esta dificuldade básica.


3) O R10 é craque. Que me perdoem os críticos que dizem que o R10 foi quem mais errou passes, mas eu prefiro alguém que erre passes porque tentou tocar de primeira do que os medianos que não erram nunca porque não tentam nada diferente. Há que se ter paciência com os erros. De todos. No jogo desta quarta feira, por exemplo, o Flamengo acertou 93% dos seus passes e errou 29 passes. No número de passes corretos, o Flamengo alcançou 391 passes. Acreditem : Exatamente o mesmo número de passes corretos do Murici ! O que me leva a próxima “verdade”.


4) Todo time joga bem contra o Flamengo. Por mais desconhecido que fosse, o Murici teve exatos 50% de posse de bola. Eu imagino que isso se deva ao estilo pouco faltoso do Flamengo, que joga e deixa jogar. Nesse último jogo, por exemplo, o Flamengo fez apenas 10 faltas no jogo, e sofreu 19. O fato é que mesmo times sem grande expressão conseguem apresentar o seu melhor futebol contra nós.


5) O Luxa não é burro. Eu também prefiro Anderson na esquerda, Muralha no meio e Who ou DM no ataque. Mas temos que dar um crédito de confiança ao treinador. Tenho lido aqui e em outros lugares xingamentos de burro para pior. Concordo que ele ainda não definiu um esquema tático, e os esquemas que ele testou, ele testou pouco. Mas ainda tínhamos jogadores no “estaleiro” (Bottineli e Wanderley) e outros fora (Galhardo e DM). Vamos acreditar que os jovens serão aproveitados na hora certa e que o Renato sairá do time sim, tão logo o Luxa tenha substitutos em quem ele confie.


6) O Negueba vai ser o novo xodó rubro-negro. Sinceramente, não sei se ele é realmente craque, ou se um dia poderá ser chamado assim. Mas desde o primeiro jogo eu percebi que ele é diferenciado. É rápido, habilidoso e atrevido. Outros podem dizer que ele é afobado, firulento e temerário. Mas com ele e R10 em campo, sempre vamos ter esperança de uma jogada inusitada ou de um lampejo genial. Vida longa e próspera ao Negueba no Flamengo, que vai ser titular um dia, e criar um problema danado para quem pode escalar TN, R10, Bottineli e Negueba juntos.

Eu podia continuar com as “verdades”, mas até agora já tem combustível para muita discussão boa. O que eu quero dizer, no final das contas, é que de fato o Flamengo não está pronto, nem podemos nos iludir com os 100% de aproveitamento. Mas também não estamos nessa “draga” que as vezes parecemos enxergar.

Mas a hora da verdade “verdadeira” se aproxima. Ganhar do Botafogo e depois do Fluminense é tarefa de alguma dificuldade. Vamos ver o que nos espera. Com a palavra, os otimistas e os pessimistas... SRN