sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O que vale mais, o craque ou o homem ?

Pode ser que a notícia não se confirme, mas precisei deixar este texto programado, pois estarei sem computador nesta sexta, e portanto, se o assunto ficar “velho” queiram perdoar. Mas o fato é que me espantei com o aumento dos rumores de que o Adriano voltaria ao Flamengo no meio do ano.

Sei que o assunto é polêmico, e por isso não tenho a pretensão de ter razão sozinho. Respeitarei todas as opiniões contrárias, mas quero desde já deixar claro a minha modesta opinião como torcedor : Pelo amor de Deus, Patrícia, não estrague esta belíssima recuperação que seu mandato vem tendo.

Não tenho a menor dúvida de que, em forma, o Adriano é titular em qualquer time do mundo. Não nego a importância dele para o título de 2009. Mas este mesmo título nos levou a uma situação horrorosa em 2010. Imobilizada a administração rubro-negra por um elenco e técnico vencedores, começamos o ano sem colocar ordem na casa e com a filosofia do “enquanto a bola estiver entrando...”. Nem gosto de lembrar, mas vocês se lembram de ter lido mais do Flamengo nas páginas de esportes ou nas páginas policiais dos jornais ? E os “escândalos” seguidos, as faltas aos treinos, o pé machucado na moto ou na lâmpada, os carros depredados pela noiva ciumenta ? O Flamengo é muito grande e mexe com a emoção de muita gente para ser motivo de chacota pela arcoirizada de plantão. Nosso time era campeão brasileiro e mesmo assim tínhamos que aguentar a gozação de quem se divertia vendo o “circo” pegar fogo.

Definitivamente, não podemos concordar com esta “volta do filho pródigo”. É o próprio Adriano que já provou que não pode ser respeitado como jogador, que não quer terminar sua carreira de uma forma bacana. Devíamos estar pensando no jogo de despedida do Pet e do Angelim, e não do Ronaldo. Não somos mulher de malandro para gostar de sofrer. Eu queria poder dizer, como o Patrick, que eu me recuso a comentar o assunto, mas vi tantos amigos torcendo por essa volta que resolvi levantar a lebre e fazer uma espécie de enquete no Buteco. Você gostaria de ver o Adriano no Flamengo ?

Não tenho a pretensão de que os jogadores do Flamengo devam ser santos. São conhecidas as histórias de jogadores que fumavam, bebiam ou fugiam da concentração, e nem por isso deixavam de dar espetáculo. Mas eram outros tempos, de um profissionalismo incipiente e que ainda permitia este tipo de coisa. Hoje, penso eu, isso não cabe mais, virou anacrônico. Quem não treina não joga, simples assim.

Por outro lado, também não acho que os jogadores, em seus momentos de folga, não possam se divertir. O que adianta ser bem pago e não poder curtir a vida, as festas e as amizades ? Adoro ver o R10 indo ao samba, aos pagodes. Ele transmite uma alegria genuína, e eu espero que que ele consiga conciliar isso e continuar frequentando todos os treinamentos, estando sempre a disposição do técnico.

Para não dizer que não falei de flores, um comentário rápido sobre a decisão de domingo. Em se confirmando o título, ganharemos um belíssimo tempo para testar as “promessas”, como o Anderson e o Muralha. Até o Frauches poderia ser testado, já que temos problemas na zaga. Mas que ninguém se iluda de que o jogo será fácil. O Boavista fez um jogo duro contra nós, e as estatísticas, embora não digam tudo sobre um jogo, são interessantes : O Boavista, naquele 3 a 2 Mengão, teve percentualmente mais passes corretos do que nós, 51% da posse de bola, fez mais lançamentos e dribles corretos que o Flamengo. Rapadura é doce mas não é mole !

Entendo que a hora é de jogar com seriedade, respeitando o adversário, mas jogando como o Flamengo, como time grande. Afinal, como diz o R10, Flamengo é Flamengo !