terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Vocês mandam e eu obedeço. E com o maior prazer!

Antes de mais nada, gostaria de agradecer os inúmeros elogios que recebi por causa do texto e da entrevista da semana passada. Os méritos não são meus e sim, do Átila, que é gente boa pra cacete e merece toda a nossa consideração e respeito. E praticamente todos os elogios vieram acompanhados de um singelo pedido : que eu fizesse outros textos com os outros jogadores do FlaBasquete.

E como o pedido de vocês é uma ordem, eis que hoje eu falarei DO CARA desse time. Olha a fotinha dele aí!


Costumo comparar esse time de basquete do Flamengo com o corpo humano. Todos os órgãos do corpo humano são importantíssimos, porém o coração e o cérebro se sobressaem como os mais importantes. E no FlaBasquete,todos os jogadores são essenciais ao time, mas o Hélio seria o cérebro da equipe. Chega a ser sintomático : se o Hélio não está num bom dia (o que é raro), normalmente o time perde (o que também tem andado difícil de acontecer).

Hélio chegou ao Flamengo em 2007 e, de lá pra cá, ganhou vários títulos como os campeonatos cariocas de 2007, 2008, 2009 e 2010, o campeonato nacional de basquete de 2008 e 2009 e a Liga Sul-Americana de 2009. Ou seja, faz parte de uma das gerações mais vitoriosas do esporte rubro-negro e já tem o seu lugar reservado na história do Flamengo como um dos grandes atletas que já vestiram e honraram o manto. Leva a mal não, galera, isso é para poucos, viu?

Semana passada, falei que o Átila tinha chegado há pouco tempo e já tinha sentado na janela. Mas, é lógico que foi com o consentimento e permissão do Hélio, um dos líderes do time. Antiguidade é posto, não tem jeito e o Hélio é um dos jogadores mais queridos e respeitados, tanto pelos companheiros quanto pela torcida. É, o cara tem moral mesmo e repito : é para poucos. Por essas e outras é que eu falo que ele é O CARA desse time. E aqui não vai nenhuma forçação de barra ou babação de ovo. É o cara e pronto. Ponto final.

E atencioso e simpático como ele é, ele também topou responder algumas perguntas. Vamos ver?

1 - Como o basquete surgiu na sua vida? Você sempre jogou basquete, desde criança, ou praticava outros esportes?
Hélio - Sempre pratiquei esportes e levava bastante jeito para o basquete e volei.

2 - Você sempre quis ser atleta ou tinhas outros desejos na infância, tipo ser astronauta?
OBS.:Sei lá o motivo, mas quase todos os homens sonham em ser astronauta quando crianças... Será que com o Hélio foi diferente? Vamos ver a resposta dele.
Hélio - na verdade não lembro o que eu queria ser, mas depois que comecei a jogar, logo surgiu a vontade de ser atleta.

3 - O que o basquete proporcionou para a sua vida? Quando parar de jogar (coisa que a gente torce para que demore muito) pretende continuar nessa área?
Hélio - Muitas coisas boas, conhecer lugares novos, países e culturas diferentes, isso nao tem preço que pague. Quando parar de jogar não sei se quero continuar nesse meio, até lá serão muitos anos de envolvimento, preciso aprender alguma coisa nova num ramo diferente.

4 - Descreva o Hélio Vitor Luiz da Costa Lima e o Hélio 5. Como é o Hélio pessoa e o Hélio jogador?
Hélio - Acho que o Helio Vitor.... é um cara mais tranquilo e que gosta de sossego, já o Hélio 5 é mais elétrico que tenta ser o mais intenso possível dentro de quadra, gosta de muita correria.

5 - Fale um pouco sobre sua carreira, sobre os times onde jogou, o que você aprendeu em cada um deles e quais foram os melhores momentos de sua carreira.
Hélio - Já passei por alguns times bem bacanas, em Londrina foi onde apareci a nível nacional, Uberlândia foi onde conheci minha esposa e fiz boas amizades, no Rio estou perto da minha familia e de meus amigos de infância. Todos os times que passei tenho boas lembraças, tive muita sorte com isso e sempre fiz questão também de deixar as portas abertas.
6 - Na sua última passagem pelo Uberlândia, você acabou mudando um pouco de posição, deixando a armação das jogadas para o Valtinho. Você acha que isso foi bom para o seu aperfeiçoamento no basquete? Você prefere armar, finalizar ou tanto faz?
Hélio -  É verdade, em Uberlândia fiz uma outra função que foi jogar na lateral e isso foi muito bom pra mim pois, não fico limitado e abro meu mercado a nível de times. Mas minha preferencia é pela armação, jogar o tempo inteiro com a bola na mão é muito bom kkkkkkkkkk!!

7 - Há alguns anos atrás, vi uma entrevista sua onde você dizia que estava completamente ambientado em Uberlândia, que se sentia em casa e que só queria vir ao Rio para passar férias. As coisas mudaram e, agora, você já está aqui há 3 anos, caminhando para o quarto ano e tem permanência garantida até 2012, que é até quando vai seu contrato com o Flamengo. Sente saudades de Uberlândia? Faz planos para voltar pra lá?
Hélio -  kkkkkkkkkkkk legal essa pergunta. Uberlândia foi a cidade que escolhi pra morar no futuro pela qualidade de vida que se tem, gosto muito do Rio, e aqui é a cidade maravilhosa sem dúvida. Naquela época passava as minhas férias aqui no Rio e hoje faço ao contrário, passo minhas férias em Uberlandia, mas hoje posso falar tranquilamente que tenho duas casas, aqui e lá.

8 - A impressão que a gente tem, quando a gente vê o time nas quadras, é a de que o clima entre vocês é muito bom, como se fosse uma família . O ambiente é bom mesmo? Rola briga ou estresse? 
Hélio -  É isso mesmo, o clima é super bom, no nosso dia a dia, é claro que as vezes rola uns atritos que é a coisa mais normal do mundo até mesmo pelo tempo que passamos juntos e por sempre haver uma disputa por posiçao, mas isso tudo acontece dentro da maior lealdade fazendo com que o crescimento seja sempre constante do time.


9 - Como o Átila ficou se equilibrando em cima do muro, vou repetir a pergunta que fiz a ele. Sabe como é, o cara chegou agora e deve ter ficado com medo de levar uns cascudos da galera mais antiga. Mas, você, que é um dos líderes da equipe, com certeza, vai botar a galera pra jogo. Qual é o jogador mais engraçado do elenco? E qual é o mais preguiçoso? Qual é o mais "reclamão"? E o mais perfeccionista? Quem é o galã do time? E quem é que se parece mais com o Maldonado? ;)
Hélio - Ok, vamos lá! O mais engraçado é o Duda, só de olhar pra ele começo a rir, o mais preguiçoso... é dificil porque a galera gosta mesmo de treinar. O mais reclamão, a disputa é entre eu e o fred kkkkkkkkkk,  o mais perfeccionista é o Marcelinho e o galã do time, modéstia a parte sou eu kkkkkkkkkkkk, que nesse time nao é dificil não kkkkkkkkkk e quem se parece com o Maldonado é um tal de Hélio (é o que dizem), sacanagem essa hein.

Hahahahahaha! O galã do time é ele mesmo porque isso não é difícil de ser nesse time foi ótimo!!!!!! Deixa os outros saberem disso. E Hélio, 90% das mulheres acham o Maldonado o galã do time de futebol, logo...

10 - Quais são os seus planos no que diz respeito à seleção brasileira? E para o futuro, no geral?
Hélio - Sobre seleção sempre tenho uma resposta quando me perguntam, é o sonho de qualquer jogador e quero sempre ser lembrado nas convocações.Para o nosso futuro é ser campeão do nbb.

11 - O que a torcida pode esperar do time em 2011?
Hélio -  Muita Raça e luta. Isso nunca irá faltar.

Comida preferida - japonesa
Hobby - jogar ps3
Ator - Al Pacino
Atriz - Lilia Cabral
Homem bonito - Meu sogro kkkkkkkk
Mulher bonita - minha esposa Fernanda . OBS .: tive a oportunidade de trocar algumas palavras com a Fernanda,esposa do Hélio, num dos jogos do FlaBasquete.É uma lindona muito simpática, que tem um blog muito legal que fala sobre nutrição, fisioterapia e outros assuntos. Acessem http://fernandatirone.blogspot.com
Time de futebol - Flamengo
Maior defeito - Ser relaxado com certas coisas
Maior qualidade - Educado
Programa de televisão preferido - novela das 8
Ídolo - meu avô
Cor preferida - amarelo
Animal de estimação - não tenho
Local mais bonito no qual esteve -San Diego CA
Casado, solteiro ou enrolado - Casado
Filhos - em breve
Família - Tudo

Pra finalizar, deixe um recado para os torcedores -
Fala nação! Faremos de tudo para conseguir o tri brasileiro. Não vai faltar luta e nem raça com vocês nos apoiando, o basquete precisa de vocês, assim como todo o clube! Grande abraço
Hélio

Galera, é isso. Espero que tenham gostado. Parabéns ao Hélio, que é um baita jogador, cracaço mesmo, é um cara que honra a camisa, é atencioso com os fãs e conquistou mais um título para o Flamengo, na semana passada. Como diria Muricy, o nome disso é trabalho. Os caras do basquete deveriam servir como exemplo sempre. Eles não tem mais jogos nesse ano, mas treinarão até o dia 23/12. E não é treininho de meia hora não. O Bernadelli arranca o couro deles mesmo. Alguém imagina o pessoal do futebol fazendo isso?

E tem mais! Além de mandar muito bem dentro das quadras, Hélio também é craque fora delas. Ele é um dos colunistas do FlaManolos, do meu brother Renatinho e escreve cada texto ótimo! Acessem http://flamanolos.blogspot.com/ e confiram!

Bom dia e SRN para todos