quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Flamengo 2011

O ano velho já contornou a curva de chegada e entra na reta final, deixando livre o caminho para as iniciativas que o Flamengo precisa adotar a fim de não repetir no ano novo os fiascos de 2010, que parte sem deixar saudades, pelo menos no futebol. E já vai tarde como um pedaço de papel queimado que não volta mais.

Se um time fora de campo começa por um bom treinador, este já está a postos para dar a largada na pré-temporada. Profissional do ramo, experimentado, vencedor e de liderança incontestável, não tenho qualquer receio ou dúvida quanto à capacidade de Vanderlei Luxemburgo para ocupar o cargo de técnico do Flamengo. Enfim, como há muito esperava, vejo com satisfação a função ocupada por um profissional a altura do clube, que veio lhe oferecer o que sabe, o que tem acumulado na bagagem, e não é pouco, diferentemente dos dois últimos ocupantes da cadeira, que foram objetos de apostas malfeitas por parte da direção do clube, e o desastre pleno quase se consumou. Muitos o consideram decadente e/ou ultrapassado, e o que seria isso? Um técnico que armasse seu time no 4-2-4, talvez? Luxa treina seus times com base nos 15 fundamentos básicos que devem nortear uma equipe de futebol, segundo nada mais nada menos que Carlos Alberto Parreira cujos conhecimentos teóricos do jogo dispensam comentários. Outros alegam que ele não ganha nada de notável há muito tempo. Considerando o festejado "rei" Joel Santana, então há controvérsias quanto ao que seja notável no futebol brasileiro.

Se um time dentro de campo começa por um bom goleiro, este também já foi providenciado. Felipe, ex-Corínthians e Braga de Portugal, tem boas perspectivas para se tornar ídolo no Flamengo. Falou-se muito no Diego Cavaliere, que também me agradaria mas, sinceramente, pelo que lembro dos dois jogadores, aposto num empate nos quesitos técnica e segurança para as traves rubro-negras. Já que veio o Felipe, é com ele que vou no ano novo, também com tranquilidade.

Na defesa há dois pontos para pertubar a minha paz: Ronaldo Angelim e Egídio, já que nem cogito me estressar mais com a possibilidade de depender do Rodrigo (argh!) Alvim. Para Ronaldo Grande Angelim chegou a hora de partir, a não ser que um raio caia pela 3ª vez no mesmo lugar. O 1º atendia pelo nome de Fábio Luciano, em agosto de 2007, cuja chegada o levantou quando suas pernas já começavam a entregar os pontos. O cearense "cabra bom" se recuperou e cresceu para acompanhar o ritmo do novo xerife de então. O 2º, numa fase em que o Flamengo já não mostrava interesse na respectiva renovação de contrato, veio nas asas de uma bola colocada sobre a sua bendita cabeça, carimbada com a arte de Petkovic, e se consolidou no gol do hexa, no memorável e inesquecível 06 de dezembro de 2009. Além do título, o gol rendeu ao zaqueiro uma renovação inesperada. Como diz D. Paty, no futebol enquanto a bola estiver entrando...

Foram bons os serviços prestados por esse rapaz, dentro e fora de campo, com muitos sacrifícios feitos, até mesmo o de atuar ao lado de Irineu, o que não é fácil, no início de 2007, esse pão ele comeu. É um ícone na história recente do Flamengo e merece um dia voltar para trabalhar na formação de novos talentos e dar inicio a uma nova carreira se assim o desejar. De minha parte, como torcedor, as portas estarão abertas para ele, por uma questão de gratidão e reconhecimento a quem me deixou feliz ao vestir com honra o manto sagrado. Finalmente, para a lateral-esquerda, eis um dos problemas de bom tamanho a ser resolvido até, no máximo, o fim da Taça Guanabara, quando o Egídio terá mostrado se tem ou não tem condições de ser, definitivamente, a solução para aquele setor.

Chego no meio de campo e aí a porca torce o rabo, o nariz e as patas para essa zona do pensamento de uma partida de futebol. Excetuando-se o Pet para quem, infelizmente, as pernas não obedecem mais aos lúcidos comandos cerebrais, vejo e revejo a montoeira de gente incapaz de espremer o cérebro e criar uma jogada inteligente. O recurso rotineiro praticado é o famoso bumba-meu-boi, com requintes de crueldade, ou não é uma cruedade um meio-campista dar chutão para o alto? E o centro-avante que se vire, enfiado entre os zaqueiros, numa disputa desigual, ou caindo pelas laterais do campo, na esperança da sobra de uma rara bola limpa. Na escola argentina esse pecado do chutão não-emergencial é considerado mortal. Não entra no céu quem o pratica na terra.
Há uma unanimidade no sentido de que o Flamengo precisa, por ser essencial à formação de um bom time, de dois meias bons de bola, jogadores que a chamem de você e a coloquem onde desejarem. Em passes de 40 metros, se o companheiro não sair do lugar, a redonda bate nele. Os outros dois temos em casa para fazer o trabalho sujo naquela área.

E o ataque? Sobraram da festa deste ano Deivid, Val Baiano, Diogo e Diego Maurício, sendo este o único promissor para 2011, com possibilidades de crescimento e retorno. Os outros três fracassaram de forma retumbante. Deivid parece um ex-jogador, Val Baiano não passa de um digno perna de pau, que perde até para o Obina, e Diogo um jogador que aparece muito durante a partida, mas é completamente improdutivo. Ouvindo o jogo pelo rádio, o torcedor é capaz de apostar que é o melhor em campo, vendo o mesmo jogo no campo, percebe o quanto é ineficaz embora, reconheça-se a bem da verdade, seja esforçado, procure as laterais para atrair e abrir a zaga adversária, e até recebe as bolas, mas não dá uma sequência razoável na jogada. Urge, pelo menos, uma contratação de impacto, daquelas que deixam de antemão os adversários preocupados.

E que fiquem para compor o elenco alguns dos jogadores que voltam, com mais experiência depois de uma temporada longe da Gávea, tais como Rômulo, Erick Flores, Camacho, Vinícius Pacheco, Éverton Silva ao lado dos que fizeram parte do grupo neste ano como o goleiro Marcelo Lomba, Galhardo, R11, Correa e o Negueba, entre mais uns e outros da base.

Enfim, com o Maracanã, nossa futura (e finalmente) casa fechada, refletores apagados e bola parada, desejo aos amigos do Buteco um Feliz Natal e que a Paz predomine nos lares de todos juntos às suas famílias.

Saudações Rubro-Negras!!!