segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O sujo falando do mal lavado

Virou moda toda semana um vice-presidente da gestão Marcio Braga soltar cartas pela imprensa, blogs ou jornais criticando a administração Patricia Amorim. O Delair, por exemplo, faz isso 2 ou 3 vezes por mês. Sem nenhuma dúvida tivemos um ano terrível, muito pelas escolhas inadequadas da mandatária, muito pelo erro crasso de confiar cegamente em quem a cerca e principalmente porque ela ainda não entendeu que caso opte por fazer política ao invés de governar, será engolida pelos canalhas que sempre mamaram e continuarão mamando nas tetas do Flamengo. Mas calma aí, será que esse pessoal que governou o Flamengo por longuíssimos 6 anos pode falar alguma coisa?

A administração Marcio Braga foi um desastre em todos os aspectos. Em 6 anos não conseguiu sequer montar um projeto de associação para rubro-negros que não tem interesse em frequentar a piscina ou o parquinho. Em 6 anos tomaram um baile em termos de geração de receita de clubes como o Internacional que tem 1/7 da nossa torcida. O Inter tem estádio? O SP tem estádio? E o Corinthians? Em 6 anos não conseguiram evoluir com o nosso CT, não criaram um projeto consistente para administrar o Maracanã ou construir um novo estádio e pior, entregaram as nossas categorias de base aos empresários, trataram nossos meninos como ratos jogados numa concentração imunda, revelaram jogadores que não sabiam sequer chutar uma bola a gol.

Que projeto de “empresa” é esse no qual o departamento de marketing não tem orçamento próprio, em que não existem missões claras pra cada funcionário ou colaborador, que entrega nas mãos de uma única pessoa o sucesso ou o fracasso do departamento de futebol do maior clube do Brasil? Já sei, a culpa é do estatuto, não é? Está aí mais um fracasso da gestão anterior, qualquer um que já viveu minimamente o dia-a-dia da política rubro-negra sabe que a única forma de aprovar um projeto deste tamanho é estar com ele pronto, em detalhes, para ser colocado em votação no dia seguinte à posse. O Marcio Braga teve a 1a oportunidade e não o fez, teve 3 anos pra montar um projeto e colocar em pauta após a reeleição e não o fez.

E o futebol profissional? O futebol do Flamengo na 1a gestão Marcio Braga vivia situação de calamidade. Depois de um ano e meio com um elenco constrangedor do qual faziam parte o Adrianinho, o Marcos Denner, o Negreiros e o Dimba, liderados por treinadores como o Julio Cesar Leal, o Flamengo entrava na reta final do Campeonato Brasileiro de 2005 com mais de 90% de chances de rebaixamento. Perdido, desesperado, o Sr. Márcio Braga foi buscar ajuda de um inimigo político, o Sr. Kleber Leite. À sua maneira o Kleber conseguiu tirar o Flamengo daquela situação e, ao longo dos 4 anos seguintes, montou um elenco forte para os padrões brasileiros e que conquistou títulos e vagas pra Libertadores. Mas e as categorias de base que também faziam parte do departamento do Kleber? Ficaram largadas, esquecidas, o longo prazo foi simplesmente abandonado. E aí, você quer o Kleber de volta? Apesar de reconhecer a sua importância num determinado período EU NÃO QUERO!

O título brasileiro de 2009 veio como consequência do trabalho de 4 anos realizado no futebol profissional, somado à sorte de um jogador como o Adriano ter pedido pra retornar ao Brasil, à volta improvável do último suspiro do futebol do veterano Petkovic e ao acaso de 2 contratações acertadas e que nem eram pretendidas pela diretoria. Busquem os sites da época e verão que o Marcos Braz, discípulo do Kleber Leite, tentou de todas as formas trazer para o clube o zagueiro Lima, hoje no Atletico-MG, e o meia Correa, esse mesmo que atualmente joga no Flamengo. Um se machucou, o outro não acertou e aí sim vieram Álvaro e Maldonado. Da mesma forma foi tentada inúmeras vezes a contratação do Celso Roth, que preferiu continuar no mesmo Atlético. O Andrade foi ficando, ficando e nos levou ao hexa. Planejamento? Zero!

Será que não é hora de deixar o Flamengo viver a sua vida em paz?

---------------------------------------------------------------------------------------


A presidenta Patricia Amorim ainda tem 2 anos no seu 1o mandato e a chance de mudar a história deste vergonhoso 2010. Pra isso algumas ações devem ser tomadas imediatamente:

1) Dê uma porrada na mesa, pare de fazer política, contrate uma consultoria que defina a função de cada funcionário, defina um orçamento a ser gerido por cada departamento, contrate profissionais qualificados e ignore os amadores que continuam tentando afundar o Flamengo.

2) Convoque uma coletiva e peça desculpas públicas ao Zico, maior ídolo da história do Flamengo. Monte um projeto consistente para aproveitá-lo na função correta que definitivamente não é a de executivo de nada.

3) Em paralelo ao dia-a-dia do clube lidere 2 equipes responsáveis por 2 grandes projetos: a) garantir a sua reeleição; b) criar um novo estatuto que já seria colocado em votação no dia seguinte à sua reeleição. Infelizmente é impossível aprovar uma mudança de estatuto nesta gestão.

Minha cara Patricia, taí a sua única chance. Mas infelizmente não acredito que você fará nada disso.

---------------------------------------------------------------------------------------


Que não me venham falar em sucesso do departamento de marketing por conta de patrocínios maiores, por exemplo. Quer medir o sucesso, então compare as receitas do Flamengo, dono da maior torcida do Brasil, com a de outros clubes brasileiros com torcidas infinitamente menores. Alguns projetos da gestão passada que atingiam 200 pessoas de um total de 35 milhões não me convencem. Mas como culpar os profissionais que lá estavam se dizem que nem um orçamento para o departamento existia? Cadê o projeto, cadê o tal planejamento? Aliás que fique claro, a crítica é à filosofia, não às pessoas que eu sequer conheço.

---------------------------------------------------------------------------------------


Rídicula a campanha do Flamengo no Brasileiro sub-20. Mais uma geração que não tem um único meia que comande o meio-campo, jogue de cabeça em pé, tenha bom passe e não corra feito um desesperado com a bola por todas as partes do campo. Chega a ser inacreditável o sujeito assistir ao Negueba no sub-3, sub-8, sub-12, sub-17, sub-20 e ainda achar que ele pode ser um bom meia. Concordo com o Luxa, como atacante o menino pode vingar SIM, como meia NUNCA! Gostei mesmo foi dos ainda verdes Rafinha (17 anos) e Romário (16) e do volante Luis Antonio. Resta torcer pelo time sub-17 que vai nos representar na Copa SP.

---------------------------------------------------------------------------------------


Há 29 anos o Flamengo conquistava o mundo humilhando o campeão europeu Liverpool lá em Tóquio. Saudades...