terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Vamos falar sobre o FlaBasquete?

Aqui no Buteco, a gente fala sobre tudo e qualquer coisa relacionada ao Flamengo. Porém, erradamente, acabamos dando mais ênfase ao futebol. Digo erradamente porque, se tem um esporte do qual podemos ter orgulho de TODOS os nossos jogadores, esse esporte é o basquete.

Os caras são os heróis da Nação, os verdadeiros guerreiros rubro-negros. Quem não se lembra da proeza do ano passado quando foram campeões da Liga Sul-Americana de basquete mesmo com meses e meses e meses de salários atrasados? Mesmo com todo o descaso com que eram tratados? Eles deram um exemplo de caráter, de profissionalismo, de superação e amor ao basquete e, com isso, se tornaram os xodós da torcida rubro-negra.

As coisas melhoraram um pouquinho, é verdade. Não muito, mas alguma coisa melhorou. A quadra está sendo reformada, os salários não estão atrasados (não que eu saiba) e as condições para o treinamento estão melhores. Mas, em compensação, semana passada, os caras foram jogar em Cabo Frio e foram e voltaram no mesmo dia. Cansativo, não? Quero ver botarem o Renatão e o Léo Moura pra fazerem isso.

E, já que estou falando do nosso basquete, não poderia haver melhor ocasião para falar desse cara aqui...


Ele até faz cara de mal. Mas, é só a cara mesmo. Na verdade, ele é um fofo (homens "adoram" quando os chamamos de fofos, né? Rs!). Ele chegou há pouco tempo por aqui, mas já chegou chegando e sentando na janela. Sorry, Romário, mas a sua frase não se aplica à ele. Ele sentou na janela porque seu basquete e seu carisma assim permitem. O cara joga muito, é um monstro no garrafão e foi O destaque do Flamengo na Liga Sul-Americana de Basquete desse ano. Ele é o responsável pelo pedido que a torcida mais tem feito ultimamente : "Chupeta, deixa o Átila mais tempo em quadra"!! Mas, o Chupeta... Bom, o Chupeta é meio estranho nas substituições e... Eu não quero falar do Chupeta.

Além de jogar muito, Átila é super simpático. Ao invés de ir para o twitter fazer marketing pessoal, como uns e outros (não preciso citar nomes,mas isso não se aplica a nenhum jogador do basquete rubro-negro e sim, a outros atletas,mais especificamente do futebol), ele bate papo e interage com a galera. Tudo na maior simpatia e humildade. E ainda nos faz saber, em primeira mão, o que tem acontecido com os atletas rubro-negros de outras modalidades. Mostra que se interessa pelo clube, pelos outros atletas. Enfim, ele está em casa e que permaneça  aqui por muito e muito tempo. E ainda é bonitão, não é, mulherada? Isso também conta porque, nós, mulheres, somos observadoras por natureza e gostamos de analisar a parte técnica e física dos jogadores, se é que vocês me entendem.

Gente finíssima que ele é, ele topou responder algumas perguntas que lhe fiz. Assim, vocês tem a oportunidade de conhecer um pouco mais um dos nossos heróis rubro-negros.

1 - Como você se tornou jogador de basquete? Sempre quis ser jogador de basquete ou acabou se tornando um por conta do destino?
 Átila - No início, eu queria ser jogador de futebol haha, mas meu irmão jogava basquete, então eu sempre estava assistindo aos jogos dele. Foi ai que comecei a me interessar pelo esporte da bola laranja.


2 - Como foi sua infância? Como era o Átila quando criança?
Átila - Muita boa. Brincava muito, aprontava como toda criança faz!


3 - A maior parte de sua carreira foi construída no exterior.Como surgiu a oportunidade de você ir para fora do país?
Átila - Através de um projeto coordenado pelo ex-jogador Paulo Motta.Ele desenvolveu um projeto inovador no Brasil, em Macaé, que dava oportunidades para jogadores conseguirem jogar e estudar no exterior.


4 - Em quais times você jogou no exterior? Fale um pouco do que você aprendeu e sua trajetória em cada time no qual você jogou.
Átila - No College eu aprendi coisas diferentes, tive a oportunidades de jogar com bons jogadores e técnicos, foram experiências que me enriqueceram muito como jogador e pessoalmente. Nos Estados Unidos, estive em duas faculdades ( Nothern Iowa e Minnesota State). No ano passado, pude conhecer o que é a NBA, joguei no Bakersfield Jam, time da D-League, que é afiliado aos Lakers e Clippers e foi uma experiência gratificante sentir o nível dos jogadores e como a maior liga do mundo é organizada. Na Europa atuei na Bulgária e Espanha (BC Euroins-Cherno e Tenerife Rural). Em cada lugar tive experiências diferentes, mas muito boas, com alguns títulos e prêmios, como em Minnesota State, em que fomos 2 anos campeões da conferência, na Bulgária, ficamos com o vice-campeonato, entre outros títulos. Então, foram trajetórias boas e diferentes, sempre aprendendo com a vida e cultura de cada lugar.


5 - Você foi eleito "team captain" no Minnesota State,uma grande responsabilidade. Como foi?
Átila - Sim, era meu último ano e eu já conhecia bem o sistema que nós jogávamos e meu técnico tinha muita confiança em mim, foi uma responsabilidade grande e muito boa. Tive a experiência de sempre estar dando uma motivada na turma mais nova do time e mostrar o caminho para eles com exemplos dentro e fora de quadra. Foi uma experiência nova e muito boa, como líder.


6 - Quais foram os melhores momentos, até agora, de sua carreira? Quais são os mais marcantes?
Átila - Foram muitos, é difícil escolher um específico.  Geralmente são os títulos, ganhei 3 na faculdade. Tem um momento muito legal que ficou na memória, que foi o meu “Senior Night”, que é como os americanos chamam. Era o meu último jogo na minha faculdade, eles organizaram uma festa em homenagem, foi um momento marcante e muito emocionante. Era o meu último jogo atuando em college, então passou um filme na cabeça, as dificuldades e os aprendizados ao longo daquele sonho que se concretizava ali, na frente de todos daquela grande instituição.


7 - Antes de vir para o Flamengo, você foi anunciado no Franca. Por algum motivo, você não foi aproveitado lá e acabou vindo para o Flamengo. Hoje, os flamenguistas agradecem pelo fato de você ter vindo e os torcedores de Franca falam que, com você, o time seria muito mais competitivo. No final das contas, acabou dando tudo certo ou você ficou chateado de não ter ido para Franca?
Átila - Não, não fiquei chateado, acredito que eu não era o tipo de jogador para o sistema de jogo deles. Eu planejei voltar ao Brasil nesta temporada, o NBB cresceu e realmente eu queria ficar mais perto da CBB para, quem sabe, ter uma oportunidade com a seleção brasileira. Franca me fez o primeiro convite para voltar ao Brasil, aceitei conhecer a cidade, que realmente é apaixonada pelo basquete, os diretores da equipe me receberam muito bem, mas não houve uma afinidade maior com o técnico Hélio Rubens. Para mim, o que importa é que estou muito feliz mesmo aqui no Flamengo, amo essa torcida, as cores do clube, tenho grandes jogadores do meu lado, um belo ginásio na HSBC Arena e a cidade realmente é maravilhosa. Como diz o ditado, Deus escreve certo, por linhas tortas.


8 - Como você foi recebido pelos jogadores rubro-negros e pelo Chupeta?
Átila - Muito bem, é um grupo muito bom não só como jogadores, mas também como pessoas, então, a transição foi muito fácil.


9 - Não vale ficar em cima do muro, mas vou perguntar sobre curiosidades que todos os rubro-negros tem... Qual é o jogador mais camarada seu, parceirão mesmo? E qual é o jogador mais engraçado do elenco? E qual o mais preguiçoso? E o mais "reclamão"? Quem é o galã do time? E o mais perfeccionista? E quem é que se parece mais como 50 cent? ;)
Átila - Todo mundo é brincalhão, mas cada um tem sua forma diferente de ser. Camarada todos são, vou muito para os treinos com o Jefferson, Teichmann, Hélio e Fred, então estamos sempre juntos. Aqui ninguém é preguiçoso, por isso é um time vencedor!!!  O Galã e quem parece com 50 cent, eu não sei ! haha.

10 - Você pensa em seleção brasileira?
Átila - Lógico, acho que todos os atletas querem representar a sua pátria. Já estou me preparando para representar uma nação, a nação rubro-negra!

11 - Quais são suas expectativas em relação à esse campeonato? Dá pra buscar o título? Quais são os maiores rivais do Flamengo?
Átila - Queremos ganhar todas as competições! Os rivais são muitos, mas Brasília já é um clássico nacional, estamos sempre nas finais com eles no últimos 3 ou 4 anos.

Curtinhas
Comida preferida -  feijoada
Hobby - 2k11 (pra quem não sabe, é um tipo de jogo de video game.Muito bom, por sinal)
Ator - Denzel Washington
Atriz - Sanaa Lathan
Homem bonito - EU .. lol
Mulher bonita - Brasileira
Time de futebol -  Flamengo e Bahia
Maior defeito -  Sotaque
Maior qualidade -  Ser Positivo
Programa de televisão preferido - ESPN
Ídolo - Pai
Cor preferida -  Preto
Animal de estimação -  Cachorro
Lugar mais bonito no qual esteve - Ilhas Canárias
Casado, solteiro, enrolado - Solteiro
Filhos - Futuro
Família - Tudo

Pra finalizar, deixe um recado para os torcedores
Átila - Vamos trazer muitas alegrias nesta temporada! Contamos com a força da nação para mostrar que o basquete do Mengão é o maior do Brasil.


Gostaria de agradecer ao Átila pela paciência e pela boa vontade em responder às perguntas. E que ele continue sempre sendo esse cara maneiro,simpático e humilde que ele é e que ainda aconteçam muitas coisas boas na sua carreia. Galera rubro-negra,com certeza, está mandando uma vibe bem positiva para ele.
 

É isso, galera. Espero que tenham gostado. Beijos e SRN para todos!!!