sábado, 11 de dezembro de 2010

Carta de Mário Cruz para a presidência do Flamengo

De: Mario Cruz
Data: 9/12/2010 23:26:52
Para: flapresidencia; Patricia Amorim*
Assunto: Orçamento


Presidente,

Hoje, em entrevista ao repórter Sergio Américo da Rádio Tupi, ouvimos colocações feitas por essa Presidência que não condizem com a realidade dos fatos.

Foi colocado que, pela primeira vez, o Flamengo faria um Orçamento participativo para o ano de 2011.

Contestamos veementemente tais declarações, esclarecendo que o Orçamento para 2010, foi feito em 2009, de forma participativa, com a colaboração de todas as Vice-Presidências, inclusive, sendo as mesmas orientadas em como proceder para executar o acompanhamento orçamentário de suas áreas.

Em 2009, como Vice-Presidente de Planejamento, juntamente com meu Diretor de Orçamento, Sr. Edgard Moraes - profissional na área de Orçamento -, cumprindo instruções da Presidência do Clube, visitamos o Clube Pinheiros e o São Paulo Futebol Clube, com intuito de obtermos subsídios para confecção do nosso Orçamento, face tais clubes situarem-se em um estágio bem mais evoluído do que se encontrava o Flamengo.

Foi desenvolvido pela VP de Planejamento, todo o roteiro de procedimentos a serem adotados pelas demais Vice-Presidências, na confecção e acompanhamento orçamentário de suas áreas e, posteriormente, submetemos nosso estudo à avaliação dos Conselhos Diretor, de Administração e Fiscal, tendo os mesmos registrado em suas respectivas Atas de Reunião, elogios aos procedimentos sugeridos. Inclusive, ressaltando o ineditismo do trabalho apresentado.

Assim, não podemos aceitar as colocações feitas por essa Presidência de que, pela primeira vez, estaria sendo feito um Orçamento participativo no Flamengo.

Todo o trabalho está disponível no Clube e não foi utilizado por razões que desconhecemos.
Inclusive, para nossa surpresa, tivemos informações que a atual Diretoria contratou, ou pretende contratar, uma empresa para efetuar o Acompanhamento Orçamentário em 2011, em detrimento a todo trabalho feito, gratuitamente, por pessoas dedicadas e que cederam, expertise, competência e dedicação ao Clube.

Aqui, deixamos registrado nosso protesto.

Mario Cruz
Sócio Emérito.

*** Conversando com o Alex Souteiro por telefone hoje, ele me falou sobre esse texto e achei oportuno, para mais uma vez todos os torcedores nao profissionais, ficarem atentos com tudo que se passa nos bastidores do Flamengo.

Texto do Blog Co-Irmao FlamengoNet