sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

E La Nave Va



Com este título o cineasta Federico Fellini lançou, em 1983, um filme emblemático, daqueles que não passam incólume pela crítica. Tem gente que ama, tem gente que odeia. Para quem não lembra, trata de uma viagem de navio destinada a espalhar as cinzas de uma cantora falecida, até que refugiados sérvios são encontrados e considerados uma ameaça aos passageiros. Por algum motivo eu escolhi este tema (e a imagem) para escrever nessa entressafra de Flamengo em que o único assunto em pauta é a ida e vinda de jogadores. Deve ser por conta das toneladas de cinzas que precisamos espalhar por aí, decorrentes da grande queima de esperanças da torcida, que viu uma sequencia de acontecimentos este ano ainda mais surrealista do que o filme de Fellini. Vou me abster de falar da renovação do Fernando, na esperança que o mundo inteiro esteja errado e o Luxa esteja certo. Tá renovado, nada do que dissermos aqui vai mudar alguma coisa. Mas o assunto é a tal “barca”, que levaria embora os jogadores que a torcida não conseguiu amar. Pois bem, lamento informar, mas a tal barca é quase impossível. Por acaso entrei em um site de esportes, e descobri a data de vencimento dos contratos em vigor. Pasmem, mas vejam por vocês mesmo o que nos aguarda. Seguem alguns jogadores que muitos aqui já se manifestaram pela defenestração pura e simples. Depois vocês me digam como será possível a tal barca, se isso implicar em multas ou processos trabalhistas.

Os que terminam em dezembro de 2010 : Juan, Paulo Vitor e Michael. Ufa !

Terminando no meio de 2011, portanto, com direito a Páscoa, Dia da Mães, Dia dos Namorados...: Angelim, Correa e Diogo. Fierro vai até agosto de 2011.

Com contrato até o fim de 2011, portanto ainda comerão dois perús de Natal em companhia da torcida rubronegra : Jean, Renato Abreu, Pet, e Val Baiano.

Vão comer 3 perús (contrato até o fim de 2012) : Kleberson, Deivid e Lomba.

E para terminar, o mais garantido de todos, com contrato até 26 de janeiro de 2013 : Alvim !

Não quero estragar a sexta feira de ninguém, mas crendo ser verdadeiras estas informações, qual a expectativa que devemos ter ? Nem o otimismo genuinamente rubronegro do amigo Mouta, nem o meu diploma da UMTC (Universidade Madre Teresa de Calcutá) conseguem superar esta realidade.

É claro que uma gestão profissional e bem intencionada poderia “diminuir os prejuízos”, emprestando alguns por um preço razoável ou incluindo alguns como moeda de troca em negociações com jogadores que nos interessam. Mas aí vem o outro problema. Quais os times que podem pagar os salários que o Flamengo paga a seus atletas ? Só os times que não precisam destes jogadores, que podem pagar bem mas exigem uma qualidade maior...

Portanto, fica o desafio : O que vocês proporiam face a esta “bomba relógio” armada contra o patrimônio do Mengão ?

Desde já declaro que não vou propor que o time jogue com Lomba, Galhardo, Wellington, Marlon, Jorbison, Antônio, Camacho, Vitor Sabá, Eliabe, Diego Maurício e Negueba....