quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Luxemburgo e o Urso

Good Morning, Buteco! Para quem não sabe, Elio Gaspari, grande jornalista especialista em política, escreveu, lá pelos idos de 2005, que "Nosso Guia", como um Urso, devorou todos os que se aventuraram a tentar ser seus donos. Talvez subestimando-o por sua origem humilde e aparência de quem não quer nada, quando protagonizaram mais do que deviam... pronto! Foram impiedosamente devorados e aniquilados politicamente. Bem, e o que isso tem a ver com o Flamengo ou com o seu técnico? Metáforas, meus amigos. A vida é como um Urso. Certa vez o Vanderelei Luxemburgo foi um treinador vencedor. Bicho-Papão dos campeonatos brasileiros, mestre dos times de futebol ofensivo e vistoso, hoje é visto como o treinador da mesma patota, de interesses mal-explicados que geram dúvidas se de fato influem ou não na escalação dos jogadores, e por muitos é considerado um treinador ultrapassado. Será? Eu não acredito em treinadores que deixam de entender de futebol, mas sim em pessoas que perdem o rumo na vida, o que são duas coisas bem diferentes. Mas o assunto aqui é outro. Estou falando de ursos. E da vida. E como os dois se parecem.


O Urso Kodiak, predador implacável, o simpático da foto, é um animal enorme que, quando sente o sabor da carne humana, não quer saber de outro tipo de refeição. Entre uma e outra metáfora, algumas perguntas podem ser feitas a Vanderlei Luxemburgo: o "Orelhinha" (como a ele se referia o falecido Doalcey Camargo) tem dono (nesse caso, seriam seus interesses ou seus compadres?) ou é seu próprio dono? E quem é o Urso nesse caso? Vanderlei ainda tem o apetite, o ímpeto, a gana de ser um predador de títulos? Ou será que Vanderlei, hoje, está mais para presa?


Para mim, a vida é como um Urso, pronta devorar quem se comporta como presa. Vanderlei Luxemburgo precisa entender que o Flamengo também é um Urso, e dos grandes. Bastará um vacilo e ele será devorado em pouco tempo. Espero também que ele não pense jamais que possa ser o dono do Urso. Para o bem dele e de todos nós, pois basta 2010 como recordação da primeira metade desse século.


Enfim, Vanderlei não voltará ao topo com a patota composta por jogadores boleiros decadentes e/ou familiares que o vem cercando, nem tampouco com negociatas ou misturas de interesses e comissões com o aspecto técnico da função de treinador. Fique esperto, Vanderlei, ou você vai parar na boca do Urso. Você e o Fernando...


Ano proveitoso é o C...

Não tenho outra coisa a dizer sobre esse assunto... Ê, Mulher-Tijolo!

Muito obrigado

1) a você, Rogério Ceni. Sempre tive uma birra por uma entrevista em que você provocou o Flamengo, questionando o título de 1987, mas serei obrigado a reconhecer o seu profissionalismo pelo gol de falta contra o Atlético/GO. Sabe como é, né? O meu time, sozinho, não deu conta do recado... Valeu pela força.

2) Ao Club Atletico Independiente, de Avellaneda, pela vaga na "Sula". Novamente aqui foi necessária uma ajuda externa, dessa vez de "Los Hermanos". Paciência...

"Libertadores Pesa"


Atenção! Falta de comando é logo sentida pelos jogadores. O que o Willians está fazendo decorre disso. Isso decorre de total ausência de respeito com o clube e seus dirigentes. Alguém precisa colocar as coisas nos seus devidos lugares. E rápido.


Bom dia e SRN a todos.