sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz Ano Novo, Buteco !



Amigos do Buteco, é quase certo que este seja o último post de 2010. Estou um pouco isolado em Visconde de Mauá, fronteira de Minas e Rio, de maneira que se estas linhas puderem ser lidas já é sinal de que uma maravilha da gambiarra tecnológica foi alcançada.

Escolher um tema nesse período é tarefa espinhosa, parecida com escalar o time quando quase todas as opções são volantes “guerreiros e voluntariosos”.

Uma primeira opção era falar de 2010, despedindo-nos desse ano “do KCT”, ou “encardido”, como dizem duas de nossas brilhantes comentaristas do Buteco. Pensei mesmo em fazer uma “retrospectiva 2010”, revendo os textos que publiquei nesse espaço. Mas ia parecer coisa de botafoguense, chororô de perdedor. Desisti.

Outra opção era fazer uma homenagem aos nossos amigos deste verdadeiro ninho de urubus, mas e o medo de esquecer alguém ? Ou de magoar alguém com um comentário mais desastrado... Até porque, para mim, não importa se a pessoa faz um post ou se apenas comenta, todos tem o mesmo valor para mim. Já li comentário aqui tão pertinente e abrangente que eu ficava pensando que “valia por um post”.

De contratações, eu nem me arrisco a comentar muito. Gostei das que foram feitas, mesmo a do Felipe, embora nada saiba sobre o tal Vander. Só espero que não seja mais um Vandinho, de triste e quase esquecida memória. Quem sabe o Frango não se revela um bom jogador, habilidoso e construtor de jogadas. Como já disse antes, com esse nome só não podia jogar no gol. E a gente já sabe que “Galo” ele não vai ser nunca... Quanto aos medalhões, se houvesse uma ação de marketing que não penalizasse demais os cofres rubro-negros, eu confesso que adoraria ver Thiago Neves e Ronaldinho no nosso time. Com um meio campo desses, nem precisaríamos ter um lateral esquerdo que virasse ala, o próprio Egydio daria um jeito por ali. Mas acho muito difícil fechar esses dois nomes.

Assim, vou entrar na “onda do Adeus”. Quando vim para Mauá, um dos meus objetivos era tomar um banho de cachoeira e “lavar” as coisas ruins que aconteceram em 2010. Nem vou falar que está frio aqui, porque o Rocco vai rir dos 15 graus e dizer que com esta temperatura ele estaria de calção tomando uma cerveja no quintal, sem camisa. O fato é que as cachoeiras da região não estão tão convidativas assim, mas o desejo de “limpar a alma” continua. Assim, vamos às despedidas.

Em primeiro lugar quero me despedir dos estagiários e técnicos com pouca experiência. Isso aqui é Flamengo, poha ! Por melhor que tenha sido a intenção, e ainda que tenha dado certo no começo com o Andrade, o Flamengo precisa sempre de técnicos experientes, de pulso firme, que comandem o time e não que fiquem nas mãos dos jogadores ou que não saibam o que fazer para surpreender o adversário. Muito treino, jogadas ensaiadas, preparo físico, e palavras escolhidas para jogar na imprensa.

Depois, quero me despedir do excesso de volantes. Nunca mais espero ver um time vestindo o manto sem criatividade nenhuma no meio campo. Chega de chutões da defesa para o ataque. Que 2010 seja um exemplo do que não fazer NUNCA MAIS. Que o meio campo seja sempre cuidado para ser uma central de passes corretos e lançamentos certeiros e não um setor inexistente ou covarde.

Por fim, quero me despedir deste ano de convivência, mas ao mesmo tempo saudar mais uma vez este espaço, o Buteco do Flamengo. Que neste ano novo possamos brigar (sem magoar), discutir, nos emocionar, fazer oposição, apoiar, chorar, rir, gargalhar, enfim, fazer deste local virtual um dos bons botequins da vida, onde encontramos amigos e conhecidos para discutir o nosso assunto predileto, que é o Mengão.

Saudações RubroNegras a todos da Nação, e em especial aos flamengos do Buteco.