sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Curiosidades estatísticas

Os amigos que me perdoem, mas não vou falar de contratações nem de renovação. Até porque não temos nenhuma...De “renovação”, só o Fernando...

Outro dia eu disse que encontrei um aplicativo que faz comparações entre times e jogadores. Estive pesquisando e achei algumas coisas que eu acho que podem ser interessantes para alimentar nossas discussões. Aos que não gostam desse tipo de texto, peço desculpas antecipadas...

Vamos começar pelo jogo entre o Mazembe e o Inter. Apesar de ter tido 59% de posse de bola, o Inter perdeu o jogo. Nada de novo, cansamos de ver isso com o nosso Flamengo. Mas o resumo do jogo traz outras coisas. O Inter fez 30 cruzamentos, acertando 11. O Mazembe fez 11 e não acertou nenhum. Em passes, o Mazembe acertou 83% e o Inter 88%. A diferença é que durante o jogo o Mazembe fez 260 passes e o Inter 492...

Chega de campeonatos menores, vamos ver o Brasileirão.

Durante suas 38 partidas, o Flamengo (pasmem) foi o 4º melhor time em passes certos, com 12.242 passes certos, atrás de Inter (12.651), Corinthians e Atlético Mineiro. Devem ser aqueles passes para o lado, pois em passes errados o Flamengo foi o 3º colocado, com 1.566 passes errados, atrás do Grêmio (1609) e Internacional. O Fluminense, campeão, foi o 9º colocado, com 1470 passes errados.

O número de cruzamentos corretos do Falmengo é emblemático : 171. Isso dá ao Mengão o 4º lugar, atrás de Botafogo (193), Cruzeiro e Fluminense. De novo a alegria dura pouco, porque o Flamengo é o 6º colocado em cruzamentos errados (608), atrás de Botafogo (olha o chuveirinho do Papai Joel aí, gente), Cruzeiro, Internacional, Vitória e Guarani.

Dribles corretos : Flamengo em 8º lugar com 367, atrás de São Paulo (476), Palmeiras, Santos, Atlético MG, Vasco, Corinthians e Fluminense. Em dribles errados, Mengão foi o 7º, atrás de Palmeiras, São Paulo, Guarani, Vasco, Santos e Atlético MG.

O Flamengo não está entre os 10 primeiros que mais fizeram ou sofreram faltas, nem entre os 10 que mais receberam cartões amarelos, vermelhos ou que fizeram mais pênaltis. Também não está entre os 10 que mais tomaram gols, nem entre os que mais fizeram gols, nem entre os que mais assistências para o gol tiveram. E também não figura entre os 10 que mais acertaram o gol, nem entre os que mais chutaram fora do gol (essa eu me espantei).

O Flamengo foi o segundo time com mais corners a favor (253), logo atrás do Internacional, que cobrou 259 tiros de canto.

Olhando uma comparação entre o Flamengo e o campeão Fluminense : Os dois times chutaram praticamente a mesma quantidade de vezes ao gol (Fla 318 x 317 Flu), mas o percentual de acerto do Flamengo foi de 36% enquanto o do triolor foi 43%. Isso se reflete na artilharia, já que o Flamengo fez apenas 41 gols contra 62 do Flu. Nosso time tomou 97 cartões, contra 89 do Flu, sendo que desses, 6 foram expulsões de jogadores rubro-negros, enquanto 4 tricolores foram para o chuveiro mais cedo em todo o campeonato. Cometemos 3 pênaltis, contra apenas 1 do Flu em todo o campeonato. Fizemos 367 dribles certos, contra 368 do Flu. Mas tivemos apenas 67% de acerto nos dribles, contra 72% do Flu. Em assistências para o gol, fizemos 26, contra 50 do tricolor.

Para quê tantos números ? Além da evidente falta de assunto bom sobre o Flamengo nestes dias de entressafra (estamos perdendo a época do plantio...), apenas para chegar a uma conclusão : Se um site de esportes pode fazer estas anotações, será que alguém no Flamengo usa este tipo de acompanhamento ? Será que o Luxa tem no seu séquito alguém fazendo este tipo de análise ? Aqui eu só despejei “um caminhão de melancias” numérico, sem grandes considerações. Mas é possível fazer esta análise jogo a jogo, olhando a escalação e os resultados. Os dados estão separados por jogador, dá para ver no campeonato inteiro como foi cada um. O nosso glorioso Fernando, por exemplo, deu 7 chutes a gol nas suas 10 partidas, Mas errou 6 deles... Errou 10% dos passes e errou também o seu único cruzamento. Tentou 9 dribles, mas errou 4. Fez 12 faltas e levou 2 cartões amarelos (em 10 jogos, lembrem). Com isso você renovaria com ele ?

Está na hora de adotar a tecnologia como parceira, como eu acredito que o Bernardinho faz no vôlei....SRN