quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Arranca Mengão!

Bom dia, Buteco!

Final de ano, sem jogos no meio de semana, os riscos de rebaixamento cada vez mais distantes, as chances de título afastadas, as de Libertadores matemáticas, porém distantes... Será?

Seria um sonho o G4 ou mesmo o G3, agora que a Conmebol "devolveu" a vaga ao Brasil a vaga da Libertadores que havia "surrupiado", desde que nenhum Brasileiro vença a Sul-Americana? Então, antes de mais nada, tratemos de "secar" os brasileiros na Sul-Americana, para que um deles não volte a transformar o G4 em G3, tornando o sonho mais difícil novamente. Mas e o sonho?


Bem, para falar do sonho, vou lembrar de um comentário da amiga Adriana, de Petrópolis, sobre a reação do seu marido, que "cismou" de só assistir novamente a uma partida se o Mengão vencer três seguidas. Por trás da mágoa justificada com um time campeão brasileiro que só pagou micos em 2010 está a lógica sábia de um torcedor que conhece a história do clube que, principalmente em campeonatos brasileiros, o que há de maior e mais importante no país do futebol, especializou-se em "arrancadas". E percebam, meus amigos, que não estou falando apenas em títulos, mas também em fuga de rebaixamento e em conquista de vaga em Libertadores. Aos fatos, então!


  • 1987 - eu considero uma arrancada, embora menor do que as outras; em dez rodadas, havíamos vencido míseros três jogos, até que veio a vitória sobre o Palmeiras no Maracanã e o time "engrenou" e atropelou todo mundo até o final;


  • 1992 - campanha claudicante, com direito a um 2x4 vexatório contra o Vasco da Gama, com o Apolinho, após a derrota contra o Sport no Maracanã, dando certeza absoluta de não classificação do Flamengo, até que surge o rubro-negro das cinzas e passa como um rolo compressor até o título, inclusive por cima do mesmo Vasco da Gama e do Botafogo, então favorito.


  • 2005 - o milagre do "Papai Joel" - a fuga do rebaixamento com uma sequência milagrosa após uma goleada vexatória contra o São Paulo e uma derrota para o Vasco da Gama em São Januário, com sete vitórias em nove jogos (dois empates nos restantes).


  • 2007 - o segundo milagre do "Papai Joel" - da zona do rebaixamento, embora com jogos atrasados, até o terceiro lugar e à vaga na Libertadores, depois de cinco anos, numa sequência absolutamente devastadora (para os adversários, é claro).


  • 2009 - essa arrancada está fresquinha na memória de todos - o eterno técnico interino Andrade sobrevive cambaleando a uma goleada para o Avaí (queeeemmmm??????) em Florianópolis por 3x0 e o time engata uma sequência avassaladora de resultados positivos, interrompida por um certo Barueri (queeeeeemmmmm????? 2, a missão), mas nada que impedisse o HEXA, o nosso sexto título brasileiro.

Bem, estamos agora com o "Professor Doutor" Vanderlei Luxemburgo, em alta, com o time querendo engrenar; querendo arrancar. O astral não poderia ser melhor. Escolhi como símbolo da metáfora uma máquina desejada por muitos dos fãs do automobilismo espalhados pelo mundo - o Koenigsegg CCXR, em sua versão rubro-negra. Que tal?



O que eu poderia dizer, então, nessa coluna de quinta-feira, nessa semana vazia de jogos, meio morna?

Não poderia ser outra coisa, certo?

Então,


ARRANCA MENGÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

SRN A TODOS!!!!!