sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O que é idolatria.

No domingo passado saiu uma matéria que falava sobre a segunda edição de uma espécie de concurso, chamado do “Jogador Mais Querido”.

Ganhou o Neymar. E na primeira edição tinha ganho o Kaká.

Quem já me viu aqui antes sabe que eu tenho uma fé compulsiva nas categorias de jovens do Flamengo. É a maior causa na vida esportiva, como a sustentabilidade é a maior causa na vida política.

Na pesquisa, Neymar ganhou como o Mais Querido… (Parênteses : Mais Querido mesmo só existe o Mengão. O resto é conversa fiada). O interessante é que Neymar, paulista, ganhou em três dos quatro times do Rio. Em São Paulo não, o Corinthians escolheu o Ronaldo, O Santos Robinho, e os demais escolheram os goleiros, Marcos e Rogério Ceni.

No Rio, só o Fluminense escolheu seu próprios jogadores : Conca e Fred. E olha que o Fred, cruzeirense, está machucado há um tempão.

No Flamengo (entre os torcedores do Flamengo), depois de Neymar, Kaká, Robinho, Ronaldinho Gaúcho e Ganso, aparece Adriano em 6º. Petkovic é o 7º, seguido de Léo Moura. Fenômeno e Cristiano Ronaldo completam a lista.

Reparem que a preferência nacional (CONTINENTAL) é pelos jogadores “bons de bola”. O melhor futebol vencerá sempre, será o ideal a ser perseguido, em todas as instâncias.

Mas isso só indica que a nossa carencia de ídolos precisa ser preenchida. O próximo ídolo do Flamengo será Diego Maurício. Não na forma midiática, mas no dia a dia dessa torcida que vai ver o moleque arrebentar nos treinos e jogos.

O Diego devia fazer um juramento de só sair do Flamengo, no mínimo, com 25 anos. Nós vamos comprar um monte de camisas com Diego 25.

Enquanto isso, o Flamengo foi campeão do juvenil, invicto. Para mim isso é muito bom. Esse é o time que vai jogar a próxima Copa São Paulo de Futebol Júnior. O técnico do time disse o seguinte : Precisamos de pés no chão, humildade e muito trabalho.

É dificil para os torcedores acompanharem as categorias de base. O que a uma FLA TV devia fazer é transmitir o dia inteiro, todo o futebol, a ginástica, vôlei, basquete…

Eu , por exemplo, gostaria de conhecer a Comissão Técnica desse grupo. Toda a comissão técnica, comçando pelo técnico Fernando Vanucci, veio do CFZ: o preparador físico William Costa, o auxiliar Márcio Torres e o preparador de goleiros Jorlley.

Mas uma matéria de hoje cita, pelo menos os seguintes jogadores :

Thomaz, o artilheiro.


Além de Thomaz (17 gols) , Adrian e Lorran (Capitão) são promessas.

Ainda a ver : Rafinha (Neymar da Gávea), Matheus (filho do Bebeto), goleiro Caio, e um volnate com um nome imbatível : MURALHA.

Resumindo a conversa que acabou longa : A Nação precisa de ídolos. E eles existem na Gávea. Falta a torcida ter paciência, incentivar seus garotos. Na história da humanidade, uma verdade não se contraria : São os jovens que fazem o futuro, ainda que os mais velhos possam exercer uma certa influência…