quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Uma tarde mágica

Ontem à tarde, a torcida do Flamengo cumpriu o dever sagrado de comparecer à Gávea para o prometido encontro com o mito, o ídolo Zico, com a finalidade de prestar-lhe apoio incondicional na tarefa de reconstruir o futebol do clube. A manchete da edição impressa do Lance de hoje, sobre a matéria, é um aviso aos que por ventura pensavam que o diretor executivo diretor executivo encontrava-se sozinho na atual missão: "ZICO RECEBE APOIO DE TORCEDORES".

No caminho para o templo, fiquei encabulado com a negritude do céu e o sol escondido atrás das grossas nuvens que ameaçavam desabar uma tempestade sobre a minha cabeça. Perguntei ao meu cachimbo: -"Logo hoje, na hora hora do encontro com deus?". E voltei os meus pensamentos sobre como me conduzir na apresentação dos objetivos do evento sem ferir suscetibilidades e contaminar o ambiente com pessoas e fatos passados, já que o foco do evento seria o hoje e o amanhã referentes à colaboração que ele precisa da gente no sentido de potencializar mais ainda o futebol do clube.

Quanto ao fator estrutural, leia-se CT, Zico disse aos seis representates da torcida na reunião, que considera o empreendimento fundamental à rotina de uma agremiação do porte do Flamengo, tendo em vista todos os benefícios que o mesmo oferece à logística implantada para a obtenção de bons resultados com mais frequência, inclusive, até gostaria de limitar-se ao Centro de Treinamentos, porém considera inviável manter-se afastado do futebol profissional.

Em relação à participação colaborativa da torcida, ele acha que ela já faz a sua parte comparecendo aos jogos, adquirindo os produtos oficiais do clube e incentivando o time nas partidas, mas que ia estudar as propostas constantes dos cadernos que foram lhe entregue bem como à presidenta Patrícia Amorim, naquele momento.

Considerando as implicações que a transição de verbas, entre diversas contas, ocasionam, sugeri uma ação, que não constava do caderno de propostas, e que consiste numa parceria do Flamengo com uma ou mais redes de materiais de construção, nas quais seria disponibilizada, online, pelo Departamento de Patrimônio, a relação dos materiais necessários a cada fase da obra de acordo com o seu cronograma de execução, possibilitando ao torcedor comprar o insumo desejado e a respectiva quantidade, fechar a conta e a rede enviá-lo a Vargem Grande, à medida que uma quantidade mínima fosse acumulada. D. Paty manifestou-se receptiva à idéia dizendo que está pensando nesse tipo de convênio.

Quanto ao futebol profissional, os companheiros Rodrigo Souza e Marina Andrade das comunidades Cerimônia Rubro-Negra e Boca Maldita Rubro-Negra, e um representate da TO "Urubuzada" explanaram de forma brilhante os princípios básicos que motivaram o encontro, a disponibilidade e a vontade de lutar ao lado do Galo no sentido de que sejam alcançadas as metas por ele estabelecidas, além de implantar as iniciativas expostas nos cadernos com a imprescindível participação do marketing com a finalidade de gerar recursos a serem aplicados no departamento de futebol.

D. Paty e Zico demonstraram e confessaram a emoção com o formato do evento pelo bem do Flamengo que todos amamos. Comprometeram-se em estudar as medidas sugeridas além de agendar futuros encontros para o recolhimento de novas impressões e idéias.

De minha parte, particularmente, sou um forte adepto do projeto Sócio-Torcedor. Num simples exercício de aritmética, utilizando a quantidade de 100 mil adeptos do programa, a R$ 20,00/pessoa, chego à cifra correspondente a R$ 2 milhões/mês, valor correspondente, por exemplo, a um alto percentual da folha de pagamentos do futebol profissional.

Enfim, quanto mais converso com Zico, mais o admiro por suas qualidades de "gente com gente dentro", dotado de uma paciência digna de um monge budista. Foi o que me veio à cabeça ao término do evento durante a sessão de fotos, já com a presença dos outros torcedores que também estiveram na Gávea. E compreendi a generosidade do sol, estrela de 5ª grandeza, ao esconder-se naquele momento: Uma estrela humana, de grandeza infinita, brilhava no gramado da Gávea a compartilhar com simples mortais a beleza do que é ser Rubro-Negro.

SRN!

PS. A seguir, links de duas matérias com fotos:

http://www.flamengo.com.br/site/noticias /noticia.php?id=10076 //

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultima s-noticias/2010/08/17/em-encontro-com-to rcedores-do-fla-zico-reafirma-prioridade -em-concluir-ct.jhtm //