segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Revolução Rubro-Negra: convoque o povo para ir às ruas, presidenta Patricia!



“Há coisas que ele quer fazer, mas pelo estatuto não é possível. Essa autonomia não existe.”


A frase acima, da presidenta Patricia Amorim sobre o trabalho do Zico, não pode ser contestada. Realmente o estatuto do Flamengo trava mudanças radicais e inviabiliza autonomia máxima ao comandante do futebol do Flamengo, seja ele quem for. Faz tempo que eu não leio o estatuto mas, pra vocês terem uma idéia, até mesmo a contratação de fornecedores acima de um determinado valor – que era bem baixo para os padrões do futebol, diga-se de passagem - tinha que ter aprovação dos conselhos do clube. Então quer dizer que não há solução, certo? ERRADO! Errado porque a presidenta tem um trunfo, o único que ela dispõe pra propor uma verdadeira revolução, defenestrando da Gávea tudo de ruim que por lá passou nos últimos 20 anos: o nome dele é Zico. Mas pra entrar pra história do futebol brasileiro e mundial, a presidenta precisa querer, precisa fundamentalmente ter CORAGEM.

É importante lembrar que a presidenta é política e foi eleita pelos sócios do Flamengo, não por seus torcedores. Mas vamos falar verdade, diferente de uma penca de aproveitadores que só aparecem no Flamengo às vésperas das eleições pra presidente do clube, a Patricia é rubro-negra doente, faça chuva ou faça sol lá está ela nas cadeiras do Maracanã torcendo como eu e você pelo sucesso do nosso time. Tenho certeza absoluta que tanto quanto nós ela está incomodada com a situação atual. Mas boa vontade não basta, é preciso competência, é preciso profissionalização e o estatuto do clube barra intervenções deste tipo por uma simples razão: quem deve aprová-las não quer largar o poder que lhe é conferido, entre outras coisas que não podem ser escritas por aqui.

Fazer o que então? A hora é de se apoiar no povo, na nação. A hora é de proclamar a libertação do Flamengo. A revolução Francesa teve seu início com o povo derrubando a bastilha, o povo brasileiro foi às ruas no movimento Diretas Já e conseguiu fazer valer seu direito de votar pra presidente, os caras-pintadas espalhados por este país deram início ao processo de impeachment do presidente Collor. Nós somos 35 milhões de apaixonados, juntos podemos tudo, chegou a hora da Revolução Rubro-Negra! E você, presidenta, pode liderar este processo.

O movimento “Com Zico pelo Flamengo”, que à princípio me pareceu demagógico e pouco eficaz, está dando o primeiro passo deste processo convocando um pedaço da Nação pra ir à Gávea amanhã demonstrar apoio ao nosso ídolo-mor, o nosso Zico. Este primeiro ato tem que ser aproveitado como uma forma de aviso a quem está tentando atrapalhar o trabalho, eles têm que entender com quem estão se metendo, com quem vão prestar contas caso o galinho resolva deixar o clube. Mas só isso não basta, Patricia, a partir deste ato convoque a Nação Rubro-Negra do Brasil inteiro, conduza você este processo, lidere um movimento claro, com a figura do Zico ao seu lado, para pressionar os conselhos a votar um novo estatuto para o Flamengo. Com 5, 10, 100 mil pessoas do lado de fora dos muros da Gávea você acha que eles serão capazes de votar contra?

Neste novo estatuto deve constar a separação do futebol do restante do clube, cabendo a ele pagar royalties mensais pré-definidos. Ainda no futebol haveria o conselho de administração com um presidente eterno remunerado chamado ZICO. Ele seria o embaixador do Flamengo mundo afora, daria as diretrizes do nosso futebol e seria o chefe do presidente executivo, alguém de mercado e comprovadamente competente. Abaixo dele viriam diretorias, gerências e equipes, como funciona uma empresa em qualquer lugar do mundo. No marketing um baita executivo do varejo, nas finanças uma fera do mercado financeiro, no jurídico um advogado acostumado a viver de vitórias, e por aí vai. Vai sobrar dinheiro pra contratá-los, Patricia, acredite. Atenção, eu não estou propondo Flamengo SA, apenas sugiro um organograma de empresa, uma organização profissional e com profissionais qualificados para cada tipo de trabalho administrativo.

Patricia, com palavras, intenções e respeitando o atual estatuto do clube, você será apenas mais uma. Mesmo que conquiste títulos você será apenas mais uma. Mas você pode entrar definitivamente pra história, convoque a Nação, proclame a libertação do Flamengo, Revolução Rubro-Negra já!


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Dizem que mais tarde teremos contratações. Acontecendo, entro com uma nova coluna no fim do dia.