sexta-feira, 16 de julho de 2010

Um bom primeiro passo

Boa tarde, buteco! Tivemos um ótimo retorno da parada e me parece que os novos ares da Gávea limparam boa parte da "coisa ruim" que pairava por lá.

  • Uma vitória num clássico em que não éramos os favoritos;
  • Gol da vitória marcado por um jogador que iniciou no clube e uma contratação contestada, porém dentro da realidade do momento;
  • Resultados muito favoráveis na rodada, aproximando o clube dos líderes da tabela;
  • Goleiro substituto saindo-se bem na estreia.

Eu sempre escrevo e reafirmo que estou com o Zico, ele merece nosso total apoio e a postura que tem adotado até agora é a que eu esperava e que entendo ser a que o Flamengo precisava mesmo: seriedade, muito trabalho, pouco falatório, objetivos de longo prazo e responsabilidade. É um terror para os que mamavam nas tetas do clube, um desafio e tanto que só uma pessoa estava à altura de encarar e uma longa estrada pela frente. Todos sabemos e cansamos de repetir isso nas últimas semanas, e estou repetindo mais uma vez aqui porque se tivéssemos sido derrotados - ou pior ainda, goleados - na última quarta-feira hoje estaríamos de saco cheio de tanto ler e ouvir gente profetizando o apocalipse, dizendo "eu te disse", "eu avisei", "eu já sabia" e tantas coisas do tipo.

Essa vitória pra mim, a maneira como o time jogou, o início do resgate da essência do Flamengo foi importantíssima como primeiro passo, de pé direito mesmo. Conferiu credibilidade a muitos que duvidavam, calou a bouca de muita gente (que estarão de plantão para berrar assim que tiverem oportunidade) e deu um ótimo alívio a todos que sabemos que estamos no caminho certo mas receamos que não dê pra chegar no fim desse caminho. Eu, pelo menos, fiquei empolgado com o resultado - independente das ressalvas que temos com o elenco, pois não estou aqui pra dizer que será tudo uma maravilha com os jogadores atuais, que todo jogo ganharemos na raça, etc. e tal. Não, nada disso. Ainda estamos todos conscientes das carências da equipe, mas que fique claro que também não estamos aqui para lutar contra o rebaixamento.

Não sei se o Marcelo Lomba será um goleiro à altura do Flamengo, mas é o nosso titular hoje e vou apoiá-lo também. Foi outro que surpreendeu muita gente e deu um grande passo já na estreia. A posição de goleiro é das mais ingratas no futebol, é o cara que sempre pode decidir um jogo a favor do adversário e que raramente vira ídolo em um clube. Os que o fazem são sempre os fora-de-série debaixo da trave, os medianos apenas ocupam a camisa 1 até chegar aquele com quem a torcida sonha. Acredito ser o caso do Lomba mas torcerei muito para meu xará provar que estou errado. Que ele consiga manter o nível nas próximas partidas, começando amanhã contra o Atlético-GO e que não esqueça a receita dos grandes goleiros: nunca levar frango, não rebater para o meio da área, sempre defender as bolas fáceis e conseguir fazer o máximo de defesas possíveis, aumentando esse número a cada partida. Defender pênaltis, principalmente em partidas eliminatórias, ajuda muito também. Só não precisa se preocupar em ser o batedor de faltas, tá certo?

Abraços e até semana que vem!